sexta-feira, agosto 21, 2009

A32 Porto – O. Azeméis

"Não está à espera que eu vá fazer o TGV ou a terceira auto-estrada"

Manuela F. Leite, Líder do PSD em entrevista na RTP

 

Esta frase da líder do PSD, quer-nos dizer, a nós oliveirenses, que se vencer as eleições legislativas não avança com a A32 e que se insere na denominada terceira auto-estrada e com isso Oliveira de Azeméis ficará a perder significativamente, atendendo a que, na minha óptica, esta é a via que mais falta faz ao concelho de momento por nos colocar de forma rápida na zona do Porto.

11 comentários:

  1. Carlos Sousa SJM21/08/09, 10:50

    Percebo a visão da Manuela Ferreira Leite, é ver um mapa de Portugal, ver os traçados da A1 e A32 e em certos pontos distam uma da outra menos de 10km. O projecto inicial tinha algum nexo, ligar SJM aos Carvalhos, depois expandiram até OAZ… tudo bem, agora incluir um projecto regional numa segunda auto-estrada Porto – Lisboa, acho que estragaram tudo pois no seu todo não tem razão de ser.
    Vejo como mais viavel a ligação á A1, fazendo um troço de auto-estrada com inicio próximo das cidades de SJM e OAZ e o nó de ligação perto de Ovar, alias penso que o projecto já existe.

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  2. Portugal é um país e não uma região, e a 1ª Ministra governa todos os portugueses.

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  3. E, pensava eu que a série do avô cantigas já tinha acabado há muito tempo!!!

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  4. pois... mas não seria melhor ter anteriormente garantido uma ligação directa da cidade à A1?
    Corrijam-me se estiver errado mas aquando a construção da A1 poucos foram os que se bateram para que a saida da A1 - hoje em S.M. Feira - ficasse em OAZ! A justificação estava no aumento do trafego rodoviário junto da cidade (não sei se isto é verdade!)
    A verdade, essa, é que foi-se a saída da A1, foi-se o Europarque, foi-se o Hospital, etc...
    Já agora, não seria mais barato e rápido o alargamento das variantes que ligam OAZ ao nó de Estarreja e ao nó da Feira, transformando-as num IC? Ou seja, numa via rápida sem portagens, com nós de entrada de ligação nas diversas freguesias do concelho onde passe?

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  5. Sabiam que Portugal é o país da UE com maior rede viária por Km2?
    Infelizmente a quantidade não implica qualidade!!!

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  6. Jose Carlos Silva23/08/09, 22:20

    Eis o momento para não repetirmos aquilo que foi o erro de não termos lutado suficientemente para termos uma ligação directa à A1. Será que vamos perder a oportunidade de termos um acesso directo a uma via rápida (A32). Olhando um pouco para trás a A1 só trouxe vantagens e potenciou desenvolvimento para as localidades por onde passou. Na minha opinião não é de perder esta oportunidade de podermos ter uma via que poderá de alguma forma potenciar a implantação de mais indústria, etc…

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  7. Não concordo com esta AE. Não serve OAZ. O que seria mais razoavel seria uma variante entre Arrifana (IC2) e Feira - o que já está previsto.

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  8. Essa senhora...viram o que fez com os seus da mesma cor mas que não concordam com ela? Saneou-os!
    É o que vai fazer com o país se for eleita primeiro ministro...vai trucidar quem se cruze e não concordar. Espero que os portugueses continuem a dar a confiança em quem teve os coisos no sitio para tomar certas medidas corajosas que nunca ninguém teve coragem de tomar.

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  9. A adjudicação da A32 entre S. Lourenço (V.N.Gaia) e Oliveira de Azeméis já foi feita. As obras para a conclusão do IC24/CREP/A41 já foram iniciadas e todos os restantes troços correspondentes à Concessão do Douro Litoral (incluindo a A32) também iniciarão as suas obras a muito curto prazo. Já não é possível andar para trás relativamente a este ponto. Quanto à auto-estrada entre OAZ e Coimbra, isso já é outra história. Há estudos, há projectos e acredito que a mesma seja realidade dentro de alguns anos. Relativamente à auto-estrada de OAZ para Ovar, que inicialmente estava previsto ser incluída na Concessão do Douro Litoral, o certo é que a mesma não passou ainda de um projecto... que esperemos não ter ficado esquecido. Na verdade, a ligação para Ovar não tem que ser em formato de auto-estrada, mas sim uma ligação rápida e directa, sem passar pelo meio dos aglomerados populacionais, constituindo uma conexão entre o IC2/A32, a A1 e o IC1/A29.

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  10. Não precisamos de uma AE entre OAZ e o Porto nem Coimbra!
    Precisamos da continuação da IC2 para sul do concelho até Coimbra nos moldes que existe entre SJM e OAZ. Só assim se retira o transito das localidades e se evita muitas mortes. Com esta solução MUITO mais barata resolvia-se um problema.
    O problema que muitos acham que existe de acesso ao Porto eu não concordo. De OAZ ao Porto ou Aveiro demoramos 40/50 minuto, penso que é aceitável e razoável.

    Façam o prolongamento da IC2 para sul e evitem gastar milhões desnecessários. Acima de tudo evitem atropelamentos e mortes que uma nova AE não resolverá!

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  11. Ainda não são do domínio público as lista da CDU e BE?
    Fica mal sr Helder, fica mal.

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