quinta-feira, janeiro 18, 2007

2 anos!

Pois é, já passaram 2 anos sobre o surgimento deste espaço na blogosfera, mas nunca será demais recordar o primeiro contributo do Rui Nelson, que aqui passo a transcrever:

O plano e as obras do largo no Gemini, no coração da cidade de Oliveira de Azeméis, ameaçam converter-se num "case study" de como (não) deve(m) ser geridos processos de decisão pública.
Para lá de décadas de não decisão sobre a utilização daquele espaço (estratégico) na cidade, foi o estranho relacionamento com o Museu Regional (detentor dos terrenos), foi a ausência de um estudo económico e financeiro credível que sustentasse a viabilidade da exploração da obra, foi a falta de uma análise rigorosa em termos de comparadores que sustentassem uma (boa) decisão pública e, sobretudo, foram os enganos e atrasos patéticos no lançamento do projecto para a execução e exploração do espaço e seus equipamentos.
Concursos lançados, concursos desertos, indecisões e atrasos. A título de exemplo, um dos frustrados programas de concurso, previa a hipótese de variantes às propostas, que pudessem antecipar em dois meses (!) a conclusão da obra. Só que se esqueceram de fazer o resto das contas e não apareceram propostas. Lá se foram os dois meses e tudo recomeçou de novo.
Como isto não chegava, veja-se agora a pressa em mostrar obra, que levou à sobre-utilização das ruas adjacentes, provocando permanentes constrangimentos à boa circulação de tráfego, estacionamento indevido e o caos subsequente.
Para quê? Mostrar obra para as eleições de 20 de Fevereiro?
O filme terá uma saga, em regime de Parte II, lá para mais perto das eleições autárquicas, com a inauguração do espaço. Aguardemos pela sua exibição, num cinema perto de si!


Já nessa altura se falava de inauguração do espaço... Tão distante e tão actual!

4 comentários:

  1. É o exemplo da ineficácia desta triste gestão da CMOAZ!
    É uma vergolha para a nossa terra, penso que o PS deveria colocar um cartaz no espaço a explicar e recordar à população adormecida o que se está a passar...VERGONHA!
    PF sr. Ápio responda aqui no fórum quais as razões de tanta incompetência!

    ResponderEliminar
  2. Caro Hélder, agradeço por nos lembrares como às vezes somos demasiado optimistas e esperançados. Somos uns crentes.
    Com efeito, não imaginava então que hoje, 2 anos depois, ainda a saga não estava terminada.
    Já agora, guarda isto, para a eventualidade de ter de fazer uma nova reedição daqui a 1 ou 2 anos, não vá a situação estar na mesma.

    ResponderEliminar
  3. Feliz Aniversário a todos os Bloguistas, 2 anos depois do início da saga, com mais de 30.000 visitas e 540 posts escritos, bem como milhares de comentários...
    Uma saudação especial a todos os contribuidores e sobretudo ao Hélder Simões, como não podia deixar de ser, pela iniciativa, empenho e paciência na gestão consistente e atenta deste nosso e vosso espaço.

    ResponderEliminar
  4. Cá está uma situação demonstrativa da completa falta de objectivos em relação à causa pública, de gestão e de estratégia... Na altura, alguns dos "defensores do reino", apelidaram o Rui Nelson de "Advogado do diabo"; será que ainda se lembram?
    Curiosamente, o Rui Nelson, na altura, só não previu que (se calhar) iam ser precisas mais outras eleições autarquicas! Mas como ele diz: somos uns crentes...
    A ver vamos!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.