terça-feira, janeiro 25, 2005

DEBATE, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E RESPONSABILIDADE

Na era das novas tecnologias em que vivemos, um blog, embora não substitua a amena cavaqueira e a sã tertúlia cultural ou politica, pode ser um bom substituto que tem a vantagem de não precisar de encontro marcado e dispensar o abandono do lar doce lar.

Faço votos para que este fórum, não desmereça a sua etimologia e que, para tanto, se assuma como uma praça pública de debate democrático e pluralista, incisivo e elegante, onde todos possam exercer o seu direito à liberdade de expressão e informação de forma séria.

A liberdade de expressão não pode confundir-se com todo e qualquer exercício mais ou menos hábil de verborreia, porque pressupõe ideias e tomadas de posição, sob pena de deixar de o ser e passar a ser devassa.

O ora referido direito, não é um direito absoluto e tem como limite muitos outros direitos tão densos e tão dignos como este e portanto é impossível exercê-lo sem ser de forma responsável, clara e assumida.

Qualquer espaço de debate (blog) que não cumpra estes princípios não é uma espaço de pessoas livres, mas um grupo de complexados, não revela o exercício de um direito, mas o querer fugir a um dever; ou seja, a revelação de quem está “a anos luz do pleno exercício da sua cidadania” (sic.).

Com o objectivo proposto pelo fórum na sua página de apresentação e cumprindo estes princípios, bloguemos!

Helena Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.