terça-feira, agosto 05, 2008

Parque Expo entre nós

Quando penso que já nada me pode surpreender, eis que surge mais uma daquelas situações que, na minha modesta opinião, não têm qualquer tipo de cabimento.
Vai hoje a reunião do executivo camarário, uma proposta para adjudicação, à empresa Parque Expo, a elaboração de um estudo cujo objectivo é a regeneração do centro urbano de Oliveira de Azeméis.
Ora, em tempos de tempo de vacas magras, eis que o nosso Município, se prepara para dispender a módica quantia de 140 mil euros para a elaboração de mais um estudo que, invariavelmente, ficará na gaveta, porque depois não existe capacidade orçamental para executar as obras nele implícitas.
Os exemplos são muitos. Se há matéria em que a Câmara Municipal não é escassa, é na elaboração de estudos e mais estudos - basta ver os planos de pormenor elaborados para as zonas centrais das freguesias e zonas industriais que nunca viram a luz do dia.
Confesso também que não percebo o alcance deste estudo, tanto mais que o suposto Plano de Urbanização que nunca mais é colocado em discussão pública, também ele redefine o centro urbano da cidade, pelo que podemos estar perante uma duplicação de tarefas.
A ver vamos!

22 comentários:

  1. Estes indivíduos são uma cambada de aldrabões e de esbanjadores sem igual!
    Lá vêm eles com mais camionetas de areia para atirarem aos olhos do POVO!
    Pergunto:Para quê mais planos? Não bastarão os que já(?)existem?
    E o que anda a fazer a oposição? Ou também não percebem patavina disto ou estão no deixa andar para ver o que vai dar!
    Meus senhores perguntem quanto, esses incompetentes que foram colocados para governarem a autarquia,já gastaram com planos?

    Forneço,aqui,algumas dicas que vos poderão ajudar a ter uma ideia aproximada de quanto se tem esbanjado por conta do erário público!O mesmo é dizer estragando o nosso rico dinheirinho!
    Então aqui vai: Quanto pagaram ao gabinete "Sítios & Formas";Quanto ao gabinete "Ventura da Cruz";Quanto pagaram ao gabinete"Projecta";quanto pagaram ao gabinete "Vasco da Cunha";quanto pagaram ao gabinete "Graqui" e quanto pagaram ao arquitecto Lopes da Costa, de Cucujães? Isto para ficarmos por aqui!...
    E a despesa com os ditos acompanhantes(funcionários da C.Municipal):Arq.tª Natividade,DrªCristina,Arq.tºLuís,Arq.tºPedro, Arq.tºRui Carinha,Eng.ºRicardo,Arq.tºJaime e a grande responsável(?)Arq.tªMaria Emília?!
    Srs. da oposição, só não trabalham e dão a conhecer aos Oliveirenses o desgoverno desses sacanas se não estiverem interessados!
    Dêem um BASTA nesta pouca vergonha que se arrasta desde o 25 de Abril,estragando o nosso concelho em proveito dos poderosos!

    ABAIXO A CORRUPÇÃO!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Não podemos acreditar. Volvidos mais de 30 anos de gestão autárquica PSD ruinosa, tanto a nível ambiental como económico e encontrando-se financeiramente como todos sabemos, pretende esta Câmara endividar-se em mais uns milhares com outro estudo urbanístico para o centro da cidade feito por gabinete privado.É caso para perguntar o que fazem e têm feito os Arquitectos e Engenheiros da Câmara, se para estes estudos (que nunca são postos em prática), recorrem a gabinetes privados?
    Perguntamos ainda, para urbanizar o quê? Transformaram as ruas em becos, não há uma entrada condigna para a cidade; veja-se a do Pocinho por exemplo, em que uma das vivendas utilizou terreno público (antiga represa), estreitando a estrada com 2 sentidos, onde já ocorreram acidentes. As construções ilegais são uma constante.
    Já ouvi uma figura pública dizer na TV que qualquer cidadão pode denunciar ao MP obras que considere atentatórias do impacto ambiental, pois a este compete zelar pelos cidadãos e pelo Estado, mas de que vale, se ao poder autárquico nada acontece, devido à impunidade que se gerou.
    A crise imobiliária também já é uma constante no nosso concelho, onde proliferam apartamentos à venda, face à ganância dos construtores que tudo conseguiram das sucessivas Câmaras. Pensava-se que com um Vereador jovem, amante do ambiente, este anarquismo iria abrandar, no entanto, a Câmara acaba de licenciar, às Construções Castro – Rua José Vitorino Barreto Feio –1 de vários Blocos de apartamentos com 6 pisos, tendo as construções envolventes apenas R/chão e 1 piso.
    Com o aproximar de eleições e porque há que ganhar a todo o custo, agora a última é o concurso internacional para a exploração concessionada por 30 anos das redes públicas de águas e esgotos. Não aproveitaram as verbas da comunidade para o efeito, somos dos concelhos em que, quem tem essas infra estruturas mais paga e mais pagaremos se a medida for avante.
    Só nos resta a ténue, direi quase inatingível hipótese de uma mudança, mas com muito trabalho e sem meios para a oposição.
    Num jornal da terra, desta semana, a líder enumerava mais uma vez as despesas irresponsáveis da actual Câmara, referenciando entre elas o Monumento ao Milénio (cem mil euros). Já li neste blogue que o mesmo se encontra numa entulheira perto das piscinas, ao que um bloguista dizia ir convidar estações televisivas para denunciar ao País mais esse atentado ao erário público. Aos Senhores 3 deputados da oposição que pelos vistos não têm voto na matéria, informo que o monumento ainda lá se encontra.

    ResponderEliminar
  3. Sem ofender ninguém o que está aqui escrito atrás é bem verdade.
    Quantos engenheiros civis estão da obras municipais?
    Quantos arquitectos?
    Quantos desenhadores?

    Sr.Helder é capaz de saber?
    Depois é preciso também saber quantos projectos foram feitos por eles?
    E quantos fora?
    E depois quantas fiscalizações feitas por entidades externas? E quantas por eles?

    Sr.Helder veja se consegue estas respostas, certamente serão pertinentes. Não sei quantos são, mas são muitos! O que fazem? Tente arranjar resposta a estas questões!

    ResponderEliminar
  4. Parque Expo?!
    Expo 2000 e quantos em OAz?!

    ResponderEliminar
  5. Helder,não quero acreditar que faça cortes em comentários, como um que fiz já há dias, contendo muitas verdades e,
    pelos vistos, também o incomudou.
    Se asim foi lamento pois,com ele,também se podia ajudar a esclarecer o desgoverno dos indivíduos que estão à frente da Câmara Municipal.
    Será que por conter alguns nomes de irresposáveis o corte foi feito?
    Olhe que fui ensinado os "bois" deverem ser chamados pelos nomes!
    Tenho pena que assim proceda.
    Esclareça-me por favor.

    ResponderEliminar
  6. .....pretende esta Câmara endividar-se em mais uns milhares com outro estudo urbanístico para o centro da cidade feito por gabinete privado.(sic)

    Sou Eng.º Téc.º(com impostos em dia.
    Poder-me-á informar o autor deste texto, qual foi o gabinete que ganhou o concurso de ideias e o executor de tal projecto?

    Poderão, facultar-me documentação,com que se possa confirmar o conteudo deste texto?

    Ou serão apenas mais "escritos de má fé?".

    ........ amante do ambiente, este anarquismo iria abrandar, no entanto, a Câmara acaba de licenciar, às Construções Castro – Rua José Vitorino Barreto Feio –1 de vários Blocos de apartamentos com 6 pisos, tendo as construções envolventes apenas R/chão e 1 piso.

    Mas o que não conseguem estem senhores em Oliveira de Azeméis?

    Não é por acaso que o filho pertence à Direcção do P.S.D.!

    Com o aproximar de eleições e porque há que ganhar a todo o custo, agora a última é o concurso internacional para a exploração concessionada por 30 anos das redes públicas de águas e esgotos.(sic)

    O sr. Ápio pessoa seríssima da nossa terra julga que haverá algumk louco que aceite esta concessão por 30 anos...ou já merda na costa?

    Depois o P.S. abestem-se!!!!

    Isto caros amigos, está tudo combinado, para que o P.S.D. ganhe as proximas eleições autarquicas com o avale do C.D.S. P.S. e C.D.U. é mentira?

    ...já agora felicito o autor deste 1º texto.

    ResponderEliminar
  7. E a Oposição investiga?

    "A ver vamos..."

    Decididamente, isto não vai lá com o nosso chamado "poder judicial".
    Não é óbviamente com o poder político, portanto...

    Recordando o raciocínio de alguns republicanos regicidas, a situação legitima outro tipo de acção.

    Respeitosamente,

    Tono.

    ResponderEliminar
  8. Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música
    E quem não encontra graça em si mesmo.

    Morre lentamente quem destrói o seu amor próprio, e quem não se deixa
    ajudar pelos outros.

    Morre lentamente quem se faz escravo dos seus hábitos, percorrendo
    Todos os dias o mesmo trajecto, quem não muda de marca, quem não se
    arrisca a vestir uma nova cor ou a conversar com quem não conhece.

    Morre lentamente quem faz da televisão o seu refúgio.

    Morre lentamente quem não é capaz de apaixonar-se, quem não põe os
    pontos nos "is", quem perde o brilho sereno dos olhos e quem transforma
    os sorrisos em bocejos.

    Morre lentamente quem não vira a mesa quando se sente infeliz no trabalho,
    quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho e quem não
    foge, pelo menos uma vez na vida, dos conselhos "sensatos".

    Morre lentamente quem passa os dias a queixar-se da sua má sorte e da
    chuva que não deixa de cair.

    Morre lentamente quem abandona um projecto antes de o iniciar, quem não
    pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando o
    interrogam
    sobre algo que ele sabe.

    Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige
    Um esforço muito maior que o simples facto de respirar.

    Assunção "o ministro"

    ResponderEliminar
  9. caro colegas gostava que se falasse do pavilhao da u d o a camara recebiu o dinheiro do estado para pagar as obras uma dessas partes nao chegou as maos do empreiteiro,onde foi parar ao hoquei patins ao futebol ou ao basketebol mais propriamente ao bolso do xara para pagar as dividas que contraiu nos bancos e esta.

    ResponderEliminar
  10. TITULO CARREIRA DE TIRO
    depois do que li o sr fernando rocha no jornal do local e de o que ouvi de um funcionario da camara que ja la andam a mais de cinco anos a construir ja la foi enterrado milhares ou milhoes de euros que dava para fazer um hospital novo e um centro de saude sem precisar de recorrer ao estado chamem a policia

    ResponderEliminar
  11. Sou Eng.º Téc.º(com impostos em dia.
    Poder-me-á informar o autor deste texto, qual foi o gabinete que ganhou o concurso de ideias e o executor de tal projecto?(sic)

    Considero que o Sr.Engº.é um dos prejudicados se esta adjudicação à "Parque Expo", por €140.000, tiver sido feita sem concurso.
    Tive conhecimento dela, neste Blogue-título:"Parque Expo entre nós".Só o Sr. Helder que o publicou ou a Câmara Municipal o poderão esclarecer.
    Peço-lhe, não considere o meu comentário de má fé,pois o único objectivo é despertar consciências, participando cívicamente. Mas concordo que apenas nos restará "IR MORRENDO LENTAMENTE"

    ResponderEliminar
  12. Considero que o Sr.Engº.é um dos prejudicados se esta adjudicação à "Parque Expo", por €140.000, tiver sido feita sem concurso.
    Tive conhecimento dela, neste Blogue-título:"Parque Expo entre nós".Só o Sr. Helder que o publicou ou a Câmara Municipal o poderão esclarecer.
    Peço-lhe, não considere o meu comentário de má fé,pois o único objectivo é despertar consciências, participando cívicamente. Mas concordo que apenas nos restará "IR MORRENDO LENTAMENTE (sic)

    Agradeço a sua informação.
    Pena tenho, que as pessoas da nossa terra cada vez sejam mais afastadas destes trabalhos!
    É pena!
    Vou tentar no "flecha" junto do centro nevralgico de informação dos descontentes camarários-funcionários como se processou este concurso.
    Já agora, vai perdoar-me, os senhores não têm uma Ordem Profissional, que vos possa ajudar nesta autenticas máfias?
    Ou tambem comem?
    Não faço uma afirmação,
    apenas o pedido de esclarecimento. Ainda gostaria de saber quem propôe estes concursos!
    Será difíocil saber ianda vou perguntar aos elementos do P.S. que estão na C.M.


    Desiludido.

    ResponderEliminar
  13. a despesa com os ditos acompanhantes(funcionários da C.Municipal):Arq.tª Natividade,DrªCristina,Arq.tºLuís,Arq.tºPedro, Arq.tºRui Carinha,Eng.ºRicardo,Arq.tºJaime e a grande responsável(?)Arq.tªMaria Emília?!(sic)

    Afinal não sou só eu a criticar a "grande coveira" de Oliveira de Azeméis?

    Esta ArqªEmília, enquanto se mantiver com tanto poder na nossa edilidade e com a influência que tem junto dos governentes locais É A PRINCIPAL RESPONSAVEL PELO DESASTRE ECONOMICO...se tivessemos Homens ou Mulheres a governar este concelho esta profissional não tinha tanto poder!

    ResponderEliminar
  14. Sr.(a)bloguista, das 2:47 PM,concordo com tudo o que escreveu mas,penso que por lapso, não fez referência ao grande(i)responsável que foi, é e continuará a ser o presidente da Câmara, Àpio!
    Este indíviduo tem que ser corrido, custe o que custar!
    ACORDAI OLIVEIRENSES!

    ResponderEliminar
  15. Esta ArqªEmília, enquanto se mantiver com tanto poder na nossa edilidade e com a influência que tem junto dos governentes locais É A PRINCIPAL RESPONSAVEL PELO DESASTRE ECONOMICO...se tivessemos Homens ou Mulheres a governar este concelho esta profissional não tinha tanto poder!(sic)

    Sr. Deputado Municipal Helder Simões:

    Agradecia o favor de me informar como são eleborados este tipo de concursos ou convites (execulção
    de projectos - Arquitectura, Engª civil, electrotécnicos, mecânicos e geotécnica) e se possível identifica-los para sabermos quem são esses previligiados!

    Acredite, que lhe ficaria (mos) grato(s) pela informação que irá disponibilizar aos seus eleitores!

    Cumprimentos.

    Eng.ºTéc.
    (o meu nome fica para outro dia)

    ResponderEliminar
  16. Atendendo ao seu pedido, apenas posso afirmar que este estudo em concreto foi adjudicado sem concurso à Parque Expo, com a necessária justificação do Presidente da Câmara que nela explicita o know how da empresa na elaboração destes projectos.
    Percebo e é relevante o seu ponto de vista sobre a forma como são contratadas estas empresas, mas numa primeira análise, o que me perturba é a necessidade de se efectuarem estes estudos em que se dispendem verbas avultadas e que invariavelmente, vão ficar na gaveta!!!

    ResponderEliminar
  17. O centro urbano da cidade tambem tem ha 2 anos uma UAC (Unidade de Acompanhamento ao Comercio), gerida pela distinta Dra. Madalena Gomes, tambem vereadora do PS. Pois bem, o que fez esta UAC em 2 anos de trabalho? Passagens de modelos com manequins amadores? Distribuir umas fatias de bolo rei no Natal e umas flores no Dia da Mulher? E sabem quanto ganha esta Dra? Li num jornal local que ganha cerca de 2000 Euros por mês. Não será a existencia desta UAC uma aberração, bem como o ordenado da sua gestora?

    ResponderEliminar
  18. Se para um Presidente que há vários anos dirige o concelho e está sempre a precisar de "estudos" e planos para a mesma coisa, então das duas uma:

    - O presidente é burro;
    - Os "estudos e planos" são só para show-of (leia-se cabeçalhos nos pasquins da terra).

    E isto para não sugerir outras respostas que cabe à IGAT obter.

    ResponderEliminar
  19. .....foi adjudicado sem concurso à Parque Expo, com a necessária justificação do Presidente da Câmara que nela explicita o know how da empresa na elaboração destes projectos.Sic)

    Vou indagar junto do sr. Presidente do Tribunal de Contas se isto é possível?

    Relativamente à empresa é uma empresa de ricos para ricos e com afilhados pelo meiu, nomeadamente deputados!

    Isto não mandam investigar o procurador geral de república,o presidente do tribunal de contas, o presidente da associação de municipios portugueses o 1º e o nosso mui honrado Presidente da República que julgava ser o garante da seriedade e da democracia na nossa terra (país)!!!

    Descontente com este tipo de democracia!

    ResponderEliminar
  20. Bom, a UAC foi uma mama para quem a dirige!! Se o ordenado dessa Dra. è de 1000 ou 2000 Euros, ela devia devolve-lo ao comercio tradicional, porque o que foi feito nestes dois anos foi quase zero.

    ResponderEliminar
  21. Em relação a projectos elaborados por gabinetes exteriores á câmara, é hábito dos autarcas mandarem fazer os grandes projectos fora dos seus serviços. Isto por uma simples razão! Para fazerem aquilo que eles querem. Por detrás dos grandes projectos á muitos interesses económicos, etc., etc.. Acusam-se os técnicos da câmara por isto e aquilo! Há coisas que podem ser ultrapassadas mas outras não. As leis e regulamentos são para se cumprir. Alguns políticos vão desrespeitando as leis até que um dia alguém com uma boa fundamentação os faça ir á barra dos tribunais.

    ResponderEliminar
  22. Afinal o PS e a Gestora da UAC Madalena Gomes abstiveram-se!
    A oposição é uma vergonha! Por isso temos uma terra assim. Cada um tem o que merece

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.