sábado, agosto 30, 2008

Estudo de Impacto Ambiental

De volta, não podia deixar de colocar aqui um excerto do Jornal Diário de Coimbra, uma vez que muito se tem escrito neste espaço sobre o traçado no IC2 entre O. Azeméis e Coimbra e a eventual inexistência de Estudo de Impacto Ambiental ou que o mesmo teria sido aprovado sem que tivesse estado em consulta pública. A notícia que pode ser consultada na íntegra no sítio do Diário de Coimbra.
"O novo IC2, que liga Coimbra a Oliveira de Azeméis, integrado na concessão Auto-Estrada Deu entrada, no início de Agosto, na Agência Portuguesa do Ambiente, o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da empreitada de construção do novo IC2, que irá ligar Coimbra a Oliveira de Azeméis.Trata-se de substituir a actual estrada por uma via com perfil de auto-estrada, com uma extensão de 55 quilómetros e que permitirá realizara a ligação entre as duas cidades em 26 minutos, (menos 40 por cento). (...)
Da autoria da empresa Ecossistemas, por proposta da Estradas de Portugal S.A., o EIA do IC2 deverá futuramente ser colocado em consulta pública, seguindo-se, após a Declaração de Impacte Ambiental, o lançamento da empreitada."

9 comentários:

  1. São boas noticias.
    Todas as referências anteriores a este projecto foram eliminados do website da Agencia Portuguesa do Ambiente e colocados novos dados incluíndo novo numero para este estudo.
    Ficamos á espera que a nossa Camara divulgue e coloque na praça pública a discussão do mesmo com a ajuda obvia dos vereadores da oposição.
    Srº Manuel Alberto, já conhece o traçado? O estudo foi feito e vai ser divulgado, concerteza o traçado está definido e não deveria ser público?
    Outro aspecto que gostaria de ver discutido por todos é a necessidade para o país e em muito particular para a nossa região desta obra.
    Na minha modesta opinião o necessário era o prolongamento da IC2 tal como existe para sul até águeda com muitos nós de acesso para as populações. Obra bem mais barata e que é a mais aconcelhada.
    Uma autoestrada com um nó em Travanca, outro no Sobreiro não vai retirar o transito da N1.

    ResponderEliminar
  2. Espero que sem portagens.

    ResponderEliminar
  3. Caro Luis,

    No que depender de mim, darei nota quando possuir informação sobre o traçado e onde pode o mesmo ser consultado.
    Do que conheço destes processos, quando o mesmo é colocado em consulta pública, as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia envolvidas recebem cópia dos traçados propostos para se poderem pronunciar e mostrar a todos quantos queiram opinar sobre a mesma.

    ResponderEliminar
  4. Srº Manuel Alberto,

    Qual a sua opinião sobre esta obra e qual a opinião do PS local?
    O PS local preferia defender uma "variante" a atravessar todo o concelho com uma estrutura semelhante ao que existe hoje até Travanca ou defende uma obra do tipo "auto-estrada" independentemenet do traçado que venha a ter?
    O PS já discutiu internamente que vantagens e ou desvantagens de cada tipo de obra que refiro. Pois imagino que a Camara Municipal já o tenha feito :-)

    ResponderEliminar
  5. O que o povão quer:
    Auto estradas,futebois,televisão telenovelas,dizer mal do Edu Costa,do ápio e companhia, umas férias no algarve,em Cuba ou no méxico o resto.....que se lixe!

    Ah! grande país este, que tão maus filhos tem!
    Pela calada da noite, recorrem aos contentores do lixo junto às médias superfícies......para matar a fome!

    ResponderEliminar
  6. Ah! grande país este, que tão maus filhos tem!
    Pela calada da noite, recorrem aos contentores do lixo junto às médias superfícies......para matar a fome!(sic)

    Será mentira????

    Tenham vergonha, homens e mulheres de Portugal!

    No tempo do Fascismo (se ele existiu neste pais)nunca vi nada assim!

    Que merda de democracia é esta que tão maus filhos têm!

    Para as "passeatas" arranja-se sempre dinheiro.... para os pobres envergonhados que comam pescada podre e carne podre!

    Que Deus tenha pena deste povo!

    Democracia sem pão, NUNCA!

    ResponderEliminar
  7. "Srº Manuel Alberto,

    Qual a sua opinião sobre esta obra e qual a opinião do PS local?
    O PS local preferia defender uma "variante" a atravessar todo o concelho com uma estrutura semelhante ao que existe hoje até Travanca ou defende uma obra do tipo "auto-estrada" independentemenet do traçado que venha a ter?
    O PS já discutiu internamente que vantagens e ou desvantagens de cada tipo de obra que refiro. Pois imagino que a Camara Municipal já o tenha feito :-)"

    Caro Luís,

    A minha opinião é a de que deverá haver uma alternativa à actual IC2, sem custos para o utilizador, uma vez que não é razoável considerar o seu actual traçado tenha níveis de segurança e rapidez considerados normais para uma deslocação de O. Az. até Coimbra.

    Quanto ao traçado proposto, vou aguardar os projectos de traçado e o EIA para me poder pronunciar sobre esta matéria.

    ResponderEliminar
  8. Caro Manuel Alberto,

    A IC2 apenas existe entre S. João da Madeira e Travanca. Ou seja, a IC2 foi contruida para retirar veiculos dos centros de SJM e Oliveira, o que de facto consegui e é uma estrada que serve esse proposito na perfeição.
    Com o avançar dos anos o transito e as construções fora dos centros urbanos cresceu e neste momento entre Travanca e Águeda existe uma estrada, EN1, com os perigos que todos conhecemos.
    A minha opinião é que deveria haver o prolongamento da IC2 tal como existe, uma variante, até Águeda, com bastantes nós de acesso. Só assim se eliminava o transito das localidades, reduziamos os atropelamentos e eliminavamos a poluição junto ás habitações.
    O que se está a propor e com muita pena minha vejo que o PS concorda é apenas a construção de uma Auto-estrada até Coimbra.
    Este tipo de construção não permite ter acessos com a frequencia desejada para servir as populações e com a agravante que será portajada.
    O transito local irá utilizar a "rua" EN1 tal como tem feito até agora e a falta de segurança continuará a ser a mesma.
    O srº diz que é necessário uma alternativa entre OAZ e Coimbra. Então para que serve a A1? Do centro de Oliveira á A1 são 10 minutos.
    A ideia de que devemos ter todos uma AE á porta de casa é errada e irresponsável.

    ResponderEliminar
  9. Que Deus tenha pena deste povo!

    Democracia sem pão, NUNCA!(sic)

    Só os politicos da nova Democracia "à moda deles" são os unicos que comem...e alguns bem!
    Que o digam os presidentes:
    Ápio;
    Loureiro;
    Edu Costa;
    Os comendadores......

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.