Estive a dar uma vista de olhos aos grandes cartazes da campanha. Algumas observações. Até ao momento, o cartaz mais bem conseguido foi o cartaz do PS, de Manuel Alberto Pereira, sózinho, com a mensagem "Seriedade, Experiência, competência". O novo e mais recente cartaz, com todos os candidatos do PS, embora humilde e de grande realismo, tem pouca esperança, pouca emoção. E aquilo que o PS mais precisa, e merece, é esperança. E alguma ambição.
O melhor cartaz colectivo é o dos candidatos do PSD à CM. Excelentes fotografias, bem compostas, equilibrado e com pormenores de muito boa técnica publicitária. É claro que a proeminência do principal candidato, ao sobressair na fotografia, transmite mais a ideia de uma equipa de vendas da "tupperware" (passo a publicidade), do que um projecto político liderado numa cultura interpares. Mas, do ponto de vista gráfico, está muito bom. Parabéns. A mensagem política é a mesma: continuar, continuar, na esperança do caminho certo.
O cartaz mais convincente é o do CDS/PP, com os candidatos à CM. Equipa mais pequena, dá uma ideia de economia e sobriedade. A mensagem é politicamente certeira: influenciar o futuro. O futuro funciona sempre. E o influenciar (para quem sabe que não ganha mas quer estar na vereação) é autêntico e convincente. É a melhor expressão de conjunto (imagem, mensagem política e consistência do objectivo) e o de maior autenticidade, considerando o seu eleitorado.
O pior cartaz é o do PND, sobretudo pelo aspecto gráfico. Mas é o que tem a melhor e mais forte mensagem política: 29 anos disto, Basta! Não podia ser mais certeiro. É este o problema central. Certeiro. Corajoso mesmo. Diz o que todos pensam e ninguém se atreve. Peca só pela má qualidade estética.
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