quarta-feira, abril 22, 2009

Em legítima defesa

Recebi do Prof. Albino Martins uma missiva extensa, com o título acima mencionado e que publico alguns excertos da mesma, atendendo à sua extensão:

(…) vamos aos factos que estão na origem da minha revolta. Não são os ataques políticos que venho contestar que esses, justos ou injustos, são legítimos e permitidos no regime livre em que vivemos. Não reajo, tão pouco, a que me considerem o pior vereador da Educação de que há memória. Sinto-me ofendido, isso sim, com as insinuações maledicentes, as injúrias gratuitas, as mentiras que atentam contra a minha honestidade. (…)

(…) Não falando das asneiras que dizem por desconhecimento e de tantas outras mentiras que os comentaristas anónimos propalam, afirmar que estou na política por interesse é de uma maldade atroz… Diz-se depois que o meu ordenado na CMOA é de 3000 euros fora ajudas de custo, despesas de representação, motorista e não sei que mais (…) o meu ordenado na CMOA é de 2312,03 € e corresponde a tudo. Nunca cobrei ajudas de custo e tenho motorista para deslocações em serviço, fora disso ando sempre com o meu carro. Na escola, estando no topo da carreira (10º escalão) o meu vencimento será muito semelhante. Acresce que, na CMOA, nunca trabalho menos de 12 horas por dia, tendo já chegado a 14 e 15! Até muitos sábados e domingos me podem encontrar lá! (…)

(...) Dizem que leccionei na Telescola e que fui obrigado a fazer o bacharelato para ingressar no 2º ciclo (…) bacharelato fiz há trinta e tal anos, antes de iniciar a carreira docente; depois fiz uma licenciatura em Português e História para ingressar no 2º ciclo, não porque me obrigassem mas porque fiz essa opção. Ainda cheguei a frequentar um mestrado que não cheguei a concluir por falta de disponibilidade de tempo. (...)

23 comentários:

  1. José Carlos Silva22/04/09, 22:52

    Senhor Professor Albino Martins vai-me desculpar, mas, conhecendo-o tão bem, acho que não era necessários estes esclarecimentos sobre a sua vida que só ao senhor diz respeito. Pela parte que me toca é meu dever anunciar a todos, que foi um prazer ter trabalhado directamente com o senhor, independentemente dos nossos pontos de vista que, quer eu, quer Vossa Excelência temos. Uma coisa é certa, aprendi muito com o senhor. Digo isto, porque já trabalho no município à mais de 30 anos e o senhor é um dos muitos poucos que passaram pelos executivos municipais que me deixam referencias muito boas. Posso não concordar com algumas das suas estratégias, mas, houveram algumas que foram muito positivas. Por isso quando entendo que devo ser solidário com quem merece, aqui estou eu, seja rico, seja pobre, da esquerda ou da direita. Senhor Professor quanto ao seu percurso de vida, o Senhor Professor deve-se de orgulhar de ter percorrido aquele que foi o seu caminho na vida. Um bom exemplo entre muito outros. Por solidariedade, daqui vai um abraço..

    ResponderEliminar
  2. "Uma coisa é certa, aprendi muito com o senhor."
    Parabéns ao destinatário deste piropo.Há gostos para tudo e este gostou da anedota ...

    ResponderEliminar
  3. Sr. Prof. Albino, aproveite o seu tempo livre, num futuro próximo,para dar umas aulas de Português ao Sr. José Carlos.
    Com que então "houveram".
    Sr. José Carlos aprenda que não faz mal nenhum e evita estas figuras tristes.
    Profneca

    ResponderEliminar
  4. Oh Sr Professor Albino! ...Agora é que o sr estragou tudo.
    Diz o sr. que não reage a que o considerem "o pior vereador da Educação de que há memória." Espantoso!...
    Mas sente-se "ofendido, isso sim, com as insinuações maledicentes, as injúrias gratuitas, as mentiras que atentam contra a [sua] honestidade. "
    Se não fosse o sr. a dizê-lo, não acreditaria, e não me passava pela ideia que viesse aqui a esta espécie de mesa de café dos tempos modernos, a defender a sua honra... Olhe senhor, com esta sua reacção é que comprova mesmo a sua pequenez...O sr. não tem mesmo categoria e classe para o lugar que ocupa...Vá, senhor, vá arrumando as malas, e não se exponha mais ao ridículo...

    ResponderEliminar
  5. "Nunca cobrei ajudas de custo e tenho motorista para deslocações em serviço, fora disso ando sempre com o meu carro."

    Depreendo desta afirmação, que foi ao funeral do seu familiar em representação da autarquia... muito bem...!

    ResponderEliminar
  6. Claro,Profneca, só num futuro próximo, porque agora ele trabalha 15 H por dia...

    ResponderEliminar
  7. Que pobreza franciscana a deste senhor de meia branca! Até dá dó! E Julgava ele que um dia chegaria a presidente da Câmara...

    ResponderEliminar
  8. Jose Carlos Silva25/04/09, 20:23

    Ao comentário das 12h31
    De facto, é um erro de escrita. O Sr. como professor decepcionou-me pela falta de educação. Aproveitar-se de um erro de escrita para denegrir uma pessoa é que me parece não ser um acto feliz. O Sr. é mesmo professor?

    ResponderEliminar
  9. "afirmar que estou na política por interesse é de uma maldade atroz…"

    Pois claro que é uma grande maldade...Então quem disse isso, não vê que o sr. está mesmo devorado pela paixão do serviço público!?...

    ResponderEliminar
  10. Eis mau exemplo de um professor que não tendo argumentos para criticar um colega de profissão ataca os outros aproveitando-se de um argumento, no mínimo duvidoso, demonstrando o seu lado mais fraco. Só um anti-cidadão como o Sr. é que não respeita aquilo que os outros dizem sem maledicência “MÁ LINGUA”. Até parece que o “profneca” sofre de alguma frustração ou outra coisa qualquer e não teve a coragem de dizer “objectivamente” o que o levou a intervir neste post. É realmente mais um daqueles que se intitula de “professor”, e, sem argumentos, apenas criticam por criticar, do tipo bota abaixo. Onde estão os princípios que se exigem a um docente? Razão tem a ministra da educação em avaliar os professores. É obvio que temos excelentes professores. Pena é que existam alguns como o “profneca”.

    ResponderEliminar
  11. O problema, sabem qual é?!

    É que o PSD pode ganhar com os mesmos!

    Seja quem for o candidato do PSD, ele vai escolher os mesmos velhos do restelo, com os mesmos vicios e compadrios!

    O problema é que sem se mudar a fundo as pessoas, não se mudam os vicios e os incompetentes continuarão a ser incompetentes, porque serão os mesmos a lhes dar cobertura, e assim, daqui a 4 anos, continuará tudo na mesma...

    O PSD tem que apresentar uma lista que rompa definitivamente com o passado, com a linhagem podre que tem permanecido, porque só assim se justifica votar no PSD, caso contrário... meus amigos... tá tudo f...

    ResponderEliminar
  12. Se o Prof. Albino tem bacharelato ou licenciatura, para mim será pouco relevante! O Sr. Pinto, que segundo julgo saber, não tinha curso superior, deixou marcas na Cultura de Oliveira de Azeméis. Criou um gabinete, que nao existia, para depois o que veio a seguir o desmantelar; criou o festival da juventude, a feira de artesanato, apoiou o 1.º Mercado à Moda Antiga... ainda me recordo com saudades das noites de fado na escadaria da Igreja Matriz... Agora, temos poucos concertos e de má qualidade (para os meus gostos, claro); temos eventos soltos... que projectos culturais foram lançados por esta Câmara em 8 anos de mandato? Não me recordo de um unico.

    ResponderEliminar
  13. O que me mete mais confusão ao nivel da Educação, é ver que o gabinete da Câmara tem tantos e tantos funcionarios, mas em contrapartida os professores colocados pela Câmara nas escolas são muito mal pagos (alguns a recibo verde).

    ResponderEliminar
  14. Penso que o blog devia publicar toda a carta. Penso que, por uma questao de direito de resposta e de educação pelo Vereador, devia ser publicada.

    ResponderEliminar
  15. E já agora Sr. José Carlos Silva, na frase "porque já trabalho no município à mais de 30 anos..." o "à" deveria ser "há", ou também é um erro de escrita? (não seu, mas do computador, imagino!!!). É melhor voltar à escolinha!!!!

    ResponderEliminar
  16. Sr. José Carlos, não aproveite as horas dos patrões(dos munícipes que lhe pagam)para estar a teclar e ainda por cima a fazer comentários sem sentido.
    Aproveite as "Novas Oportunidades",fora das horas em que deve trabalhar, e cultive-se!

    Sómoca

    ResponderEliminar
  17. Com o devido respeito, aqui vai uma ajudinha ao sr. funcionário Camarário José Carlos.

    (...)já trabalho no município à mais de 30 anos(...)- há -
    (...)que me deixam referencias(...)
    - referências -
    (...)mas, houveram(...)- houve -

    De nada

    ResponderEliminar
  18. "Vá, senhor, vá arrumando as malas, e não se exponha mais ao ridículo...

    9:56 PM"

    ResponderEliminar
  19. "E Julgava ele que um dia chegaria a presidente da Câmara...

    12:31 PM"

    ResponderEliminar
  20. "Se o Prof. Albino tem bacharelato ou licenciatura, para mim será pouco relevante! "

    Não, não, sr comentador, ele tem quase mestrado... puxou bem pelos galões...Não é brincadeira nenhuma.

    E um burro carregado de livros também é doutor...

    ResponderEliminar
  21. Também penso que o administrador devia publicar todos os comentários ou então diga quais são os critários.

    ResponderEliminar
  22. ..."o meu ordenado na CMOA é de 2312,03 € e corresponde a tudo."

    Mas isto prova que o pixbeque está a ser pago ao preço do ouro...

    ResponderEliminar
  23. Ena pá!... Tanto comentário... E tudo por causa do professor Albino. Estive mais de 15 dias sem aparecer nestas bandas e agora vi tudo duma penada e verifico que alguns realçam o ridículo da situação... Mas quem proporcionou tudo isso de bandeja foi o visado. A sua inépcia foi clamorosa. Há quem refira que veio defender-se à mesa do café... Eu diria que veio p'rá caserna, armado em carapau de corrida...

    Nada disso, criatura. Deixava-os falar e mostrava mas era que os tem no sítio e candidatava-se e mai'nada...E aí já se via quem gostou do seu trabalho.

    PROF. ALBINO A PRESIDENTE!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.