quinta-feira, novembro 08, 2007

Paixão Assolapada

Caro Pedro, li com dedicação a tua declaração de amor a Oliveira de Azeméis. Compreendo-a, achei-lhe graça, mas não fico por aqui. Se me permites.
Como oliveirense, não me preocupa qualquer comparação com São João da Madeira (SJM). São realidades diferentes, terras diferentes. Aliás, partilho dos defeitos que encontras nos nossos vizinhos, mas é pouco atribuíres aqueles defeitos apenas a SJM, quando tens os mesmos disparates, por vezes de forma mais grave e ampliada, no nosso próprio concelho e na cidade de Oliveira de Azeméis. Que a miséria alheia não se torne em orgulho nosso.
Quanto ao supremo argumento, de que o dinheiro lá (em SJM) não é a dividir por 19 mas é todo para apenas 1, é uma completa falácia. Sendo embora apenas 1 freguesia, SJM tem mais de 30% dos contribuintes individuais do que todo o nosso concelho e, embora recebam de forma proporcional ao seu número e dimensão, cada sanjoanense também paga (em média) mais 9,5% de IRS do que cada oliveirense. Por isso, devemos ter grande cuidado nestas banalidades que se dizem, porque são facilmente contraditadas e sucumbem à mais pequena análise criteriosa.
A verdade é que, ao contrário do nosso, o concelho vizinho definiu há muito uma linha de desenvolvimento. Assente no seu forte crescimento, no impulso permanente à actividade industrial, na mobilização dos serviços, na ampliação e reforço da consolidação urbana e em infra-estruturas concretizadas a 100%. Os resultados estão à vista. Aconselho-te, se me permites, a uma 2ª visita a SJM. Talvez uma 3ª ainda, pois não se vê tudo de uma "penada". Por muito que nos doa.
É claro que se o caminho foi percorrido e os resultados atingidos, outra é a questão de saber se era esse o melhor caminho. Digo claramente que não. Não me parece que os resultados atingidos signifiquem melhor qualidade de vida ou melhor cidadania. Julgo que não. Mas é inequívoco que fizeram um caminho e chegaram lá. Onde quiseram.
Nós não. Oliveira de Azeméis anda à deriva, sem rosto, sem ideias, sem plano. Sem amor e sem paixão. Com o orgulho perdido e ferido. E não é com declarações de amor que se resolve. Não é a fechar os olhos e a persistir em enterrar a "cabeça na areia", que melhoramos a nossa terra e a qualidade de vida da nossa comunidade e dos nossos concidadãos.
É com ideias, com dinâmica, com lucidez e alguma inteligência. Não é com discursos serôdios e guerras de alecrim e manjerona. Nem com argumentos mínimos de que "afinal, somos 19 freguesias!", ou de que "os outros são mais feios que nós".
Não é por eu não gostar da casa do meu vizinho que me há-de desculpar de eu próprio continuar a não ter casa ou ela continuar sem telhado.
Compreendo que as paixões recentes tendem a ser febris, mas nem sempre esclarecidas. Naturalmente, que te fica bem e não a tens de recear. É uma escolha tua. É fenomenológico.
Mas para mim, o amor por esta terra está entranhado no meu ser, de tal forma que nem me distingo dele. Com o risco até de me confundir com ele. E, se tenho de o recear, também nunca o tenho de reafirmar. É ontológico.
Mas não quero que isso desfaça a lucidez do que vejo. Como diz o povo, "quem feio ama, bonito lhe parece". Mas não deixa, por isso, de ser feio.

14 comentários:

  1. É com grande satisfação que acabo de ler o seu texto, isto é o que se chama escrever com lucidez e os pés bem assentes no chão. Não vou dizer, como alguém já aqui disse, que é o melhor texto que por aqui passou, mas posso dizer que é dos melhores textos, os meus parabéns. Já agora aproveito para fazer minhas as suas palavras, pois foi com alguma indignação que li o texto sobre SJM. É mais do que tempo de os Oliveirenses começarem a ser um pouco mais "bairristas" e deixarem o "bairrismo bacoco" com que somos frequentemente confrontados. Ainda agora li um artigo sobre um espectáculo realizado no Caracas em que a maior parte dos espectadores eram de outras localidades, e mesmo assim a sala não encheu, o que aliás é o que sempre acontece, salvo raras excepções. Perante isto o que é que se pode dizer!!!

    ResponderEliminar
  2. Mais palavras para quê, está tudo dito, comecem a abrir os olhos enquanto é tempo!!! Os meus parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar
  3. O antídoto para o "spin" do Pedro Marques.
    Estão perdoados.

    Respeitosamente,

    Tono

    ResponderEliminar
  4. Dr. Rui:
    Os meus sinceros parabens pela lucidez do conteudo do seu texto.
    Acredite que como Oliveirense gostei da clareza não doentia como fez o seu "distinto" colega.
    Parabens amigo!

    M.

    ResponderEliminar
  5. Parabens, ou melhor, PARABENS por tão excelente artigo!

    Já agora: Essa da desculpa de muitos Oliveirenses de que nós temos 19 filhos e por isso somos mais pobres... permite que haja vontade de algumas freguesias de tornarem independentes. Quem diz isso só o diz a quem não sabe que SMFeira tem 31 filhos... e é bem mais desenvolvido que OAZ em todos os rankings possiveis!

    ResponderEliminar
  6. Ora cá está!

    Duas mentes esclarecidas perdidas de amores por Oliveira de Azeméis!

    Opiniões à parte, é com gente deste calibre que as outras terras se desenvolvem.

    Juntem-se, unam-se, rodeiem-se de mais como vocês, fechem os olhos às "políticas" e mãos à obra.

    Eu dou-vos o meu voto de caras!

    ResponderEliminar
  7. Caríssimo Dr. Rui Nelson,

    Uma análise assertiva; clarividente.
    O nosso agradecimento por pôr ordem neste espaço cibernético.
    Compreende-se, contudo, a abordagem frágil, descabida e sem argumentos feita pelo Dr. Pedro Marques…
    Esses bairrismos doentios já são doutro tempo.

    ResponderEliminar
  8. Treta tudo treta ...
    Escolhe outro para escrever aqui
    .....
    e lança notícias que valha a pena comentar ...

    O estado do Desporto nesta Terra; a Cultuta; a Acção social no CONCELHO; as finanças a encerrar, a educação ...
    Por falar em educação...!!!

    O que dizes dos tectos de AMIANTO/AMIANTO que existem nas escolas do nosso concelho.

    Isto vale a pena ser comentado pois trata-se da saúde dos nossos filhos e do nosso posto de trabalho que nos coloca a vida em risco e que a nossa CMOA lava as mãos dizendo que afinal nem é assim tão prejudicial para a saúde.
    DEVE SER PRECISO ALGUÉM APANHAR CANCRO ... ADOENCER ... MORRER UNS QUANTOS ... para tomarem uma medida.

    isto sim, é uma preocupação que vale a pena comentar.

    ResponderEliminar
  9. Tendo por base o empréstimo de 16 mihões de euros contraído pela CMOA, ao abrigo do Plano de Saneamento Financeiro, aqui fica a lista dos felizes contemplados...
    De referir, que desconheço quais os critérios que presidiram à selecção dos referidos credores e que uma parte significativa da dívida a fornecedores fica ainda por liquidar.

    OBS: O ficheiro tem cerca de 6Mb, podendo demorar a transferir, e encontra-se em Adobe Acrobat Reader, pelo que pode ser necessário proceder à instalação do referido programa.


    LEIAM O CONTEUDO DESTE TEXTO E ANALIZEM A VERGONHA E O DESPELANTE A QUE ESTES "GRANDES CÃES" NOS TÊM CONDUZIDO!

    Bandidos, a coberto da democracia o que têm feito!
    Tenho vergonha de ser oliveirense!
    Admirem-se amanhã aparecer um salazar ou um Hugo Chaves!


    E ainda há gente que os defende....SÃO IGUAIS!

    ResponderEliminar
  10. Mais uma vez car helder não colocas-te um comentário, não sei o porquê de tanta CENSURA?

    ResponderEliminar
  11. O que dizes dos tectos de AMIANTO/AMIANTO que existem nas escolas do nosso concelho.

    Os deputados Loureiro o (dr) e a Drª Helena Terra TÊM A OBRIGAÇÃO DE TRATAREM DESSES ASSUNTOS COM O GOVERNO.

    ResponderEliminar
  12. Excelente Rui... Simplesmente excelente! Volta mais vezes!

    ResponderEliminar
  13. Ao anonimo da 1.34 PM:

    Há amianto em muitos edificios de Jardim de Infância - sim, esses mesmos edificios frequentados por crianças de 3, 4 e 5 anos de idades, muitos deles desde as 7 da manha até às 7 da noite.

    E esses edificios sao da Cãmara Municipal e nao do Governo.

    A nossa oposição é muito fraquinha. Ha comcelhos que ja substituiram essas coberturas com amianto (que é ha uma decada proibida por Lei, e substituiram porque a oposição fez barulho na rua.

    ResponderEliminar
  14. O PS devia organizar uma visita NO TERRENO E NAO NA SECRETÁRIA - a edificios escolares com amianto nas coberturas. Ha varios Jardins de Infância nessas condições.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.