sábado, novembro 10, 2007

Amor ... que arde sem se ver.

Caro Pedro, nada melhor do que uma boa discussão para clarificar e separar as águas. Sê bem-vindo ao barco dos que entendem que a verdade entre os homens também se constrói pela crítica e argumentação.

Julgo que é unânime, todos gostarmos dos teus posts. Eu gosto! Mas não podes pretender ficar impunemente a coberto da crítica que lhes apareça pela frente. Minha ou de outro qualquer. E na tua resposta, não contestas, com factos nem argumentos, qualquer das minhas ideias ou posições. Ou não quiseste, ou não pudeste. A escolha fica para cada um de nós fazer.

Fizeste algumas insinuações que não deixarei de refutar - sob pena de terem o mesmo destino que deste às minhas afirmações: a sua aceitação tácita. Assim:

- Não faço discursos. Não sou político, padre ou advogado. Nem vivo de estados de espírito (já me devias conhecer...). Por isso, fujo à "incipiência", à "moral" e à "sociologia política". Aborrecem-me profundamente. Gosto da verdade, de factos, de entender o mundo, da "carne e sangue dos interesses" da vida real e não gosto de ficar, como diria o mestre, "pela vaga e despida geometria dos conceitos", nem do conhecimento livresco ou romanceado frequentemente turvado por paixões.

- Esforço-me para ser humilde. Aprendi que é preciso ser para se poder aprender. Por isso, não dou lições. E agora quando as dou, cobro-as. Porque só deve dar lições quem sabe o que faz e sabe o que faz normalmente quem é profissional. Ensinar não é coisa para amadores. Não é essa a minha pretensão. Escrevo porque gosto deste blog, mas acima de tudo porque me divirto a amar a minha terra.

- Não desdenho. Em especial, quando não tenho. Não amo mais a minha terra, por denegrir ou minimizar a terra vizinha. Não fui eu, como sabes, quem fez comparações entre a nossa terra e SJM. Tentei até evidenciar o cuidado a ter(mos) quando se fazem comparações (remeto-te para a leitura dos nossos textos anteriores, pois está lá tudo).

- Não invoco nada em vão. Nem o destino nem o nome a quem não devo. Sublinho, que tu dizes que "não foges às responsabilidades", que "não te ausentas por tempo indeterminado", que "não recusas tarefas ou missões", que "não estás impedido nem indisponível". Sublinho, porque não acredito que te estejas a oferecer para qualquer emulação pública. Por isso te digo que eu também não. Nem mereço tal insinuação. A minha vida e a minha ligação a esta terra desfazem qualquer equívoco. Sabes, como diria o poeta, "eu já morri por ela várias mortes".
- Não cedo à tentação. De me aconchegar no choro partidário, nem anti-PS, nem anti-PSD. Sou pró-Azeméis, mas também pró-Verdade. Interessam-me as ideias e a forma de as tornar em pedaços de vida. De vida real e concreta. E, se não divido o mundo em bons e maus, também não deixo de registar os comportamentos bons e os maus, sejam eles para quem forem. Se és do PSD, eu sou do PS. Mas olha que o PS de Oliveira de Azeméis (lá no tempo, para trás...) fez-me muito mal. E nunca perdoei ao PS por não me ter deixado fazer mais por esta terra (pede a alguém que te conte essa longa história). Mas hoje preocupa-me, cada vez mais, o mal que o PSD continua a fazer à nossa terra - cada um se queixa mais daquilo que mais lhe dói.
Por aqui me fico. Espero que tudo fique mais claro. Este espaço é de todos nós, tanto teu como meu, de todos os que nele escrevem e dele gostem. Também dos que não gostem. E, claro, tens tanta liberdade para sair, como aquela que tiveste para entrar. Por isso, fica bem.
E VIVA OLIVEIRA DE AZEMÉIS E TUDO O QUE TU QUISERES!

16 comentários:

  1. Amigo Dr. Rui Nelson!

    Mais uma vez li com muita atenção o conteudo dos seu texto!
    Renovo os meus sinceros parabens pelo seu conteudo!
    Este seu colega(de licenciatura) não merece que percam mais tempo com ele!
    Sem o meu amigo (com o devido respito pela palavra amizade) lhe dê "cobertura" ninguem o conhece mesmo escrevendo o que escreve!
    Sabe o que pretende este cavalheiro "imigrante" é uma.... avençazita...e mais tarde,sabe-se lá?????...
    faz a folha ao Tavares e vamos vê-lo como já vimos tantos outros (seria escusado está a inumera-los) sentado nas cadeiras do poder oliveirense!
    Por favor, em nome da inteligência e do bom censo não lhe dê a cobertura que ele não merece!

    Lois

    ResponderEliminar
  2. Aguas mais limpidas. Gostei e sublinho. Tambem penso assim

    ResponderEliminar
  3. Independentemente das ideias expostas, o k " achei graça" ao encontrar este blog, e ao ler estes textos em especial, foi o facto de considerar, que chega a um ponto que nao passa de troca de "galhardetes"...coisa que considero lamentável...a resposta dada ao texto do Sr. Pedro Marques, pelo Sr. Rui, deixa mt a desejar por nitidamente ser um ataque a roçar o pessoal...Nao conhecendo Sr. Pedro Marques,nem nenhum dos intervenientes, julgo ser facil entender as suas intenções no texto que escreveu, mesmo podendo achar exageradas algumas das suas frases, daí "ser engraçado" e desnecessario tanto fogo à volta disso...Se eu fosse alvo de uma resposta deste tipo a um texto meu, com este tipo de titulos e conteudo (nitidamente num tom jocoso) ate eu teria de usar o meu direito a resposta, e julgo que teria sido uma boa oportunidade, para o Sr. Rui ter ficado por ai! Perdeu uma oportunidade...O seu texto é unica e exclusivamente pessoal e deveria ter sido esclarecido pessoalmente e nao desta forma pois n traz nenhuma mais valia ao assunto ou a quem participa neste fórum.Mas o mesmo orgulho por ser "Oliveirense" deve ter ficado ferido...entendo...mas permita que os outros tambem fiquem...De resto continuem o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  4. É bem verdade se Oliveira de Azeméis está mal e isso deve-se à fraca OPOSIÇÃO ps que temos...
    A alternativa é paupérrima!
    Liderada por uma deputada que nada faz por nós em Lisboa; é um mau exemplo para uma alternativa credível. Depois os seus peões que deliram aqui pelo fórum são um desastre, sem ideias, derrotistas, sem propostas...
    Como alguém disse é uma Confraria de Paus nas rodas, que nada apresenta de útil, só destrói e firma-se no inconsistente!

    ResponderEliminar
  5. À parte a troca de "galhardetes" evidenciados nos textos do Dr. Rui Nelson e Dr. Pedro Marques, um do P.S. ou claramente do P.S.D., fica claro que o segundo, tem um "fraquinho" pela força partidário dominante e que, quiça, procura um "porto de abrigo".
    Veja-se a encvolvencia na criação da Associação das padeiras de Ul, que se diz, ser um produto "tradicional". Hahahaha.
    Sabem por acaso que 99% por cento das padeiras que assinaram a escritura, de produção amcestral, e tradicional nada têm? Sabem quem confecciona o dito Pão de Ul co recurso às máquinas para amaçar, aoscorantes e emolcionantes, aos utensílios de inoz (que adulteram o sabor e paladar)?. Adivinhem agora, porque ese pão, ao fim de umas horas está impossível de se comer!?
    E falam em certificar? Certificar o quê? Antes ADULTERAR. que o digam as PADEIRAS DE UL, que cosem em fornos de lenha, que amaça, o pão durante horas manualmente, que não usam "truques" para o fazerem crescer mais, etc.etc. Não brinquem com a tradição e muito menos com a saúde das pessoas. Para certificarem algo, necessitam que, se acredite na "receita", amplamente documentada quanto à forma de confecção desse produto, os utensílios utilizados, etc, etc.
    Mais uma vez os interesses de alguns a sobreporem-se ao interesse real da preservação de umproduto que se quer verdadeiramente genuíno e não falsificado (como incrívelmente as entidades oficiais vêm defender).

    ResponderEliminar
  6. ESTA CONTRA-RESPOSTA ERA MANIFESTAMENTE DESNECESSÁRIA, E DEMONSTRA O NÃO SABER PERDER.

    ResponderEliminar
  7. Tem pintarola este texto, Rui.
    Ideias arrumadas. Bons sinais.

    Respeitosamente,

    Tono

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo das 12,39, os meus textos são sempre pessoais.
    Digo aquilo que penso, mas também penso aquilo que digo. Por isso, o que aqui escrevo não tenciono que tenhas segundas leituras- excepto se eu próprio não conseguir exprimir-me bem.
    E o que se pretende neste blog, do meu ponto de vista, é que assim seja. Não tenho qualquer questão pessoal ou diferendo com o Pedro Marques. Ainda ontem tive a felicidade de jogar uma mega "futebolada" com ele.
    Pelo contrário, admiro-o. É uma boa pessoa, gosta desta terra, é afável e cortez.
    Mas essa admiração, que não deve ser mera proclamação, não deve ficar acobardada ou escondida, mas deve ser estabelecida com elevação, mas também com franqueza e honestidade.
    Elevação, por razões éticas e estéticas. Franqueza, por respeito entre ambos. Honestidade por respeito para todos os que nos visitam e aqui escrevem (anónimos ou identificados), pois ficam a saber que não andamos aqui a fazer "jeitos" uns aos outros ou a (des)promover quem quer que seja.
    Muito agradecido e continue a visitar-nos.

    RUI NELSON DINIS

    ResponderEliminar
  9. Caro Sr. Rui Nelson..Agora sim foi um grande Senhor! Obrigada pela resposta ao meu post. Cumprimentos cordiais.

    ResponderEliminar
  10. .....Ainda ontem tive a felicidade de jogar uma mega "futebolada" com ele.
    Pelo contrário, admiro-o. É uma boa pessoa, gosta desta terra, é afável e cortez.....(sic)

    Já estou a ver que isto é uma luta de "galitos"!
    Se o é desprestigiante para os dois "escrivas"!

    Emílio Cruz

    ResponderEliminar
  11. O Pedro Marques foi das coisas boas que apareceu por cá, nos ultimos tempos. E só pode ser afável para não lhe responder com a mesma ironia.

    ResponderEliminar
  12. O Pedro Marques foi das coisas boas que apareceu por cá, nos ultimos tempos. E só pode ser afável para não lhe responder com a mesma ironia.

    Se fosse um oliveirense honesto e sério talvez não o defendesses tanto!
    És igual!

    ResponderEliminar
  13. Mas afinal quem é o Pedro Marques para se julgar o mais douto dos oliveirenses e o grande arauto da verdade? Eu tenho cá para mim que nem sequer é de Oliveira... Será que defende assim a sua terra de origem? Afinal quando vai lá para Estocolmo e tal, diz que de onde? Da terra onde vive ou da terra em que viveu?
    Tirando estas pequenas farpas, Caro Pedro Marques, deixe-se ensinar apenas uma coisa: dizer bem de uma coisa (leia-se terra) não significa dizer mal de outra. Isso é apenas a mesquinhez da mente que interpreta. Dizer que São João da Madeira está bem e recomenda-se é apenas a constatação de um facto e não um desprimor para OAZ que deveria aprender (nas coisas boas, claro, porque também as há más) com o vizinho do lado.
    Por fim, caro Rui Nelson, deixe-me dizer que foi com satisfação que vi a sua réplica e tréplica ao Pedro Marques com argúcia e perspicácia. E em relação à sua história com o PS, também lhe deixo uma nota: quem vai à guerra, dá e leva... importante é não baixar os braços.

    ResponderEliminar
  14. O problema do Sr. Pedro Marques foi ter andado até agora a escrever disparates e o que lhe dava na "real gana", sem se preocupar muito com isso. Agora, alguém começou a levá-lo a sério e a dar-lhe resposta. Não sei se ele a merece.
    Mas pelo menos começa a ter mais cuidado e a perceber que por cá nem todos são parvos.
    Esta vidinha de advogado dos futebóis, de passar a mão pelo pêlo às pessoas do PSD e do Sr Hermínio, deram-lhe visibilidade para ele hoje estar em tudo e mais alguma coisa. À custa da bajulação, digo-o respeitosamente.
    Ora vai sendo hora de pôr os pontos nos iiii e destapar a careca. Ele que mostre ao que vem.
    É assim mesmo, que se assuma ou que haja quem o obrigue a isso. Está à espera de taxo na Câmara ou na Liga de futebol? Que o diga.
    Chega de tretas. Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  15. Amigo Dr. Rui Nelson!(citacion)

    (afinal são amigos!!!!!)
    Razão tinha eu!!!
    Desagizados mais desagizados...mas na verdade até são amigos...e do futebol!!!

    ResponderEliminar
  16. Gosto destes dois e pronto!

    Gostava agora que se começassem a debater ideias para melhorar a nossa terra. Apresentem-nas!

    Isto de criticar o Pedro pelas comparações é fácil. Mas as necessidades e atracção pelo que é "melhor" nasce precisamente do que se vê ao lado.

    Não se pode desejar aquilo que não se conhece...

    E obrigado aos dois pelo acordar desta gente toda!!!

    Atirem com mais uma polémica ou duas para a fogueira, nem que seja à custa do insulto, que quem ficará a ganhar são os Oliveirenses!

    Bem hajam!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.