terça-feira, setembro 29, 2009

Porque vou votar no PS

Quero fazer aqui a minha honesta declaração de interesses para o próximo acto eleitoral autárquico. Para a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, vou votar no PS.
Sei que a minha escolha não é nada de surpreendente, mas é exigível que o esclareça. Sou preocupado com o meu concelho e com a minha terra. Sou e sempre fui um cidadão comprometido e empenhado com a minha comunidade. Tenho esse dever e o concomitante direito de manifestar, com clareza, a minha preferência.E tenho particulares responsabilidades como fundador deste blogue.
Estou convicto de que a escolha que se aproxima, que não é a escolha das escolhas, mas merece de todos nós a maior clareza e a total exigência sobre aquilo que queremos e esperamos do nosso futuro comum. Por isso, fique claro que o meu voto será no PS e na Helena Terra.
Sei que as razões pelas quais a apoio, não são consensuais e serão, aqui e ali, merecedoras de crítica e divergência. Mas isso pouco me interessa. Digo o que penso porque penso o que digo.
1. Conheço muito bem, como é sabido, a Helena Terra. Para quem não sabe, a Lena é natural da Freguesia de Loureiro. Cresceu e viveu toda a sua vida neste Concelho, sendo uma profunda conhecedora do Concelho, das suas 19 freguesias e, sobretudo, do valor e das capacidades das suas gentes.
2. A Helena não é uma carreirista da política. Não nasceu politicamente à sombra de senhor feudal, nem fez o seu percurso à custa da insistência e assiduidade nas campanhas do Partido, de barriga na mesa das disputas internas e externas. Nasceu para a política, quando percebeu que não podia mais ficar de fora, a criticar o que não estava bem, porque mais lhe era exigido. Que fosse em frente e que assumisse as responsabilidades das suas posições.
3.A Helena Terra tem uma formação académica sólida, sendo licenciada em Direito na Universidade de Coimbra. Fez estágio profissional na cidade com o Dr António Neta, a quem se associou profissionalmente durante algum tempo. Iniciou então uma carreira que se revelaria sólida, sendo uma advogada de reconhecido mérito e seguramente das mais credíveis da sua geração.
4. Ao longo de quase 20 anos, desenvolveu actividade profissional intensa como advogada, exercida no Concelho de Oliveira de Azeméis, onde representou também os advogados como sua Delegada, na Ordem dos Advogados. Nesta extensa actividade profissional, trabalhou e conheceu muitas das pessoas, das empresas e dos principais problemas que ainda existem e que carecem de resolução, firme e determinada.
5. Foi autarca, em todas as funções autárquicas no Concelho, sendo hoje uma das poucas pessoas que as exerceu todas: integrou a Assembleia de Freguesia de Loureiro, foi Vereadora da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, e foi deputada da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, onde se distinguiu pelas suas capacidades de afirmação, crítica mas também a disponibilidade para apresentar propostas construtivas e inovadoras, mobilizadoras de novas vontades e ideias.
5. É uma cidadã participativa e exigente na sua relação com a comunidade: colaborou, participou e apoiou, ao longo da sua vida, diversas iniciativas e entidades do Concelho de Oliveira de Azeméis, desde as mais humildes às mais nobres, como a de executante musical na Banda de Música de Loureiro, até às mais profissionais e complexas, como a frequente assessoria e apoio jurídico e de advocacia, sob forma gratuita e discreta, - como deve ser a genuína solidariedade -, junto de diversas instituições de carácter cultural e social, utilidade pública, beneficiência, música, desporto e recreio de todo o município, cuja enumeração seria exaustiva e aqui dispensável realizar.
6. Assumiu a liderança do PS de Oliveira de Azeméis, em condições difíceis. Deu a volta ao Partido, sem pôr ninguém "de fraldas". Na sua carreira política e partidária, em apenas 6 anos, pelo seu esforço e mérito próprio, adquiriu a experiência do poder, o conhecimento do Estado, do Governo e da Administração Pública – absolutamente necessárias às funções como futura Presidente da Câmara. O seu trabalho político no Concelho e a reconhecida eficácia e qualidade da sua participação como deputada na Assembleia da República, ao contrário do absentismo e desleixo de outros, são a confirmação das suas qualidades políticas.
7. Experiência essa que não a tornaram dependente dos outros, mas sobretudo de si própria. A candidatura com o apoio unânime e total do Partido Socialista, não pode fazer esquecer o mais importante apoio que recebe dos seus concidadãos, oliveirenses anónimos, de todas faixas etárias e grupos sociais, eleitores de vários partidos e, sobretudo, de gente sem passado nem presente político, mas que quer o melhor para o futuro da sua terra. E é por estes e pelo futuro destes, que vive e existe a candidatura da Helena Terra.
8. A Helena Terra não se candidata contra ninguém. A sua escolha por esta candidatura, levou-a a abdicar da renovação do seu mandato como deputada na AR. Apenas porque acredita plenamente nas suas capacidades para fazer, com coragem e determinação, o que tem de ser feito – Por Oliveira de Azeméis e pelas suas gentes. Não está contra ninguém, mas pela mudança, por uma nova energia transformadora, para uma terra que merece melhor do que tem tido.
9. A facilidade da Helena Terra, por um lado, constituirá, caso mereça a confiança dos Oliveirenses, a sua maior dificuldade: o reconhecido mau mandato do actual executivo e da maioria que governa o Concelho, há 30 anos, facilitam o seu resultado eleitoral. Mas o estado e as consequências desse desgoverno, caso venha a ganhar as eleições, serão para ela e para a sua equipa, uma enorme dificuldade.
10. Durante muitos anos diziam alguns oliveirenses que a actual maioria era fraca, mas que também não se mudava, porque a oposição não mostrava alternativas. Ora, estes 4 anos de liderança da Helena Terra mostraram o espírito, a vontade e as capacidades em que se assumiram alternativas novas. Hoje, mais ninguém se queixará de que não existem outros caminhos. O caminho está aqui: o caminho é o da mudança.

14 comentários:

  1. Estou inteiramente de acordo com tudo o que escreveu. É altura dos oliveirenses dizerem chega e darem o seu voto à dra. Helena, pois pior certamente não fará e com a sua eleição o PSD passará a meditar melhor nos problemas do concelho, o que até aqui não aconteceu, uma vez que para eles só os amigos contam.
    O meu voto também irá mudar para o PS já que depois de ouvir as palavras do Dr. Jorge e do sr. Herminio Loureiro só me apetece perguntar onde têm estado?


    Um oliveirense cansado da gestão PSD.

    ResponderEliminar
  2. Concerteza que sim, que o tempo é de mudança, mas não é necessário tanta conversa...que nunca mais acaba. Toca a fazer uma boa campanha, a falar com as pessoas e deixem-se de folclore. Deixem isso para os outros...
    Que têm andado a fazer que abandonaram este blog!?...
    Venham para a rua e falem com os oliveirenses. A vitória tem que ser bem suada...
    HELENA TERRA A PRESIDENTE

    ResponderEliminar
  3. Por estas e muitas outras razoes votarei na Helena Terra, por esta razao mantive o meu local de voto em Ul...`
    É tempo de mudar é tempo de encontrar novos caminhos e como bem dizes de um lado temos um Candidato com carreira profissional comprovada que tudo tem feito pelo seu concelho e do outro temos o herdeiro do sr.feudal cujo unico passado profissional que se conhece é o de comissario politico.
    Por isso votarei Helena Terra

    ResponderEliminar
  4. Voto P.S. assim como a minha família e AMIGOS!

    Oliveira de Azeméis necessita de mudança!

    A arrogancia, a má formação dos pseudo-intelectuais (falhados) do P.S.D. assim o merecem!

    No entanto, um pequeno comentário:
    Qual é razão que o D.Helder Simões não actuaaliza o seu Blogue!

    Estamos numa "boa época" para o fazer!
    Assim não é correcto!


    Luis de cidacos

    ResponderEliminar
  5. A mim não me enganas04/10/09, 17:48

    Eu até acreditava nessas justificações todas, senão soubesse que está onde está, ou seja, tem o taxo que tem, apenas por razões politicas. O resto são balelas! Mais um a tentar enganar o povo!

    ResponderEliminar
  6. mario simões06/10/09, 22:17

    Já é bom existir alguém com responsabilidade pública que não obteve a licenciatura por fax numa universidade corrupta; só é pena concorrer sob a égide de um partido onde essas coisas acontecem...
    Tal como existem chefes de partido que conseguem ganhar eleições apesar das trafulhices em que estão envolvidos, o candidato laranja arrisca-se a ganhar pelos mesmos motivos: a imagem mediática. Uma poderosa ferramenta que induz muito povinho a escolher determinada pessoa.
    Entre um individuo que é um exemplo concreto da promoção social à custa da politica e uma candidata de um partido traidor aos ideais socialistas nos últimos 4 anos, venha o diabo e escolha...
    Após 35 anos de lengalenga politica, já não cola essa estória da carochinha de governar para o povo; este apenas tenta escolher aquele que deixar maior quantidade de migalhas, após os comilões esvaziarem a gamela do erário público...

    ResponderEliminar
  7. Estou desiludido contigo Helder!
    Tanto acredidei em ti e no teu camarada de loureiro e ...nada paleio e mais paleio!
    Para quê?

    Nada!

    Será que "eles" não começam a ter razão?

    O meu lamento!

    ResponderEliminar
  8. ja foste!!daqui a 4anos á mais.

    ResponderEliminar
  9. Se desta vez não és eleito, é por falares de mais e fazeres de menos!
    Fala menos e faz mais!
    De "paleio" estamos fartos!
    Vê o que nos "deu" o teu chefe!
    Vê o exemplo na Assembleia da tua candidata à C.M.?
    Será que o teu camarada Alegre teve o mesmo comportamnto?
    Claro que não!
    Mas o "Zé" fez-lhe a folha e muito bem feita!
    Vareadora local e....trabalho, que faz muito bem à saúde!!!!
    Nisto concordei com o aldrabão do zé!!!!!!!!
    Apenas um conselho se mo permites!
    Trabalha e sê honesto para com os teus conterraneos!
    Fala pouco e só verdade!
    Verás que levas a água ao teu moinho!
    Fico contente se venceres.
    Acredita!(sic)

    Quem tinha razão????

    Quem tinha razão????

    Quem tinha razão????

    Cá o "velhote"!!!

    J.M.

    ResponderEliminar
  10. PSD 17590 44.83 5
    PS 15917 40.56 4
    CDS-PP 2928 7.46 0
    BE 938 2.39 0
    CDU 703 1.79 0


    Por pouco as amarras estavam para serem cortadas mais 4 anos de DITADURA

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Então D. Helder quado se volta ao blogue?

    As eleiçoes autarquicas já se foram!

    Glória aos vencedores!
    Honra aos vencidos!

    Não desanimes que ...água mole em pedra dura, tanto dá até que fura!

    Vá, não vamos desanimar!
    Novas batalhas já se iniciaram!
    Força rapaz!

    Um abraço do

    Zé de cidacos

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.