No passado dia 28 de Dezembro, foi adjudicada a concessão Douro Litoral, que inclui a Auto Estrada 32 que ligará Oliveira de Azeméis ao Porto.
A cerimónia decorreu em S. J. Madeira e consistiu na formalização da entrega, à Brisa, da responsabilidade pela construção destes troços.
O estranho é que a cerimónia decorre num concelho que, em termos territoriais, em nada é abrangido pela via em causa mas que, fruto da sua capacidade política e de intervenção, consegue um posicionamento político capaz de ultrapassar os concelhos vizinhos em termos de afirmação nacional.
Aliás, com a maior das naturalidades, o Presidente da Câmara Municipal de S. J. Madeira fala das vias de ligação que na prática serão O. Azeméis / Porto e O. Azeméis / Ovar como sendo S. J. Madeira / Porto e S. J. Madeira / Ovar e no final da cerimónia ainda pagou uma página de publicidade nos jornais locais a agradecer ao Governo a construção da A32.
Para que conste, os trabalhos no terreno devem iniciar-se até finais de 2009 para que a mesma entre em funcionamento em 2011.
SJM já á muitos anos se batia por ligações directas por auto-estrada ate ao Porto e Ovar.
ResponderEliminarA A32 é o resultado final mas os projectos aprovados anteriormente com o estado não contemplavam expansão da mesma ate OAZ assim como a da ligação com Ovar.
Não fica muito bonito escrever o que escreveu sobre sjm nesta notícia, quando foi sjm quem mais se bateu por este projecto e oaz só surgiu para cortar a meta. É verdade que o presidente de sjm não perde oportunidade para se auto promover mas também é verdade que ele é um peso pesado dentro do partido e este desfecho em muito se deve a ele.
Aliás os sanjoanenses agradecem aos feirenses todo o esforço que fizeram para que o projecto não se fizesse. Mas já estamos habituados a esse tipo de tratamento, um dia destes isso passa-lhes quando fizerem a reordenação do território e aquilo ficar reduzido a essência.
Eu achei muito bem a correcção que fizeram ao troço de auto-estrada fazendo-o passar mais no interior de forma a beneficiar Arouca. Fosse qual fosse o traçado ele nunca iria passar no interior do município sanjoanense, logo tanto fazia ter um nó de ligação a 2km ou a 4km.
Meu caro,
ResponderEliminarO objectivo foi demonstrar a capacidade política do presidente da Câmara Municipal vizinha tanto mais que se tratava da concessão de uma importante obra que inclui troços tão importantes como a conclusão do IC24 e da A41 pelo que ninguém estranharia que a mesma decorresse num concelho como Matosinhos, Maia, Gondomar, etc...
Bem Sr. Hélder Simões sem querer entrar em grandes discussões ou ser pró castro almeida, eu ao ler o seu texto retirava do mesmo, a ideia que o edil de sjm só fazia aproveitamento político do evento, quando foi um dos principais promotores.
ResponderEliminarPode ter a certeza que o edil não perde uma oportunidade de se auto promover, assim como e bem promover sjm
Não quero com isto dizer que este projecto se deve única e exclusivamente ao esforço do edil de sjm, longe disso, só com o interesse de uma edilidade com a dimensão de oaz é que este projecto vai em frente.
Assim como posso dizer que a feira deve ter feito tudo para tal não acontecesse, por alguma razão este processo nunca passava do projecto a uns anos.
Cumprimentos
Caros amigos cada um vale o que vale!!!
ResponderEliminarAliás os sanjoanenses agradecem aos feirenses todo o esforço que fizeram para que o projecto não se fizesse. Mas já estamos habituados a esse tipo de tratamento, um dia destes isso passa-lhes quando fizerem a reordenação do território e aquilo ficar reduzido a essência.(sic)
ResponderEliminarFinalmente!
Encontro um individuo (a) que pensa como eu!!
O poder político instituido em Santa Maria da Feira é o contrário que muita gente pensa são os maiores inimigos de Oliveira de Azeméis!
No contexto geral do texto felicito-o pela sua qualidade!
O QUE EU SEI A A32 VAI PASSAR A PINDELO NA ZONA DA PEDRA MÁ ONDE VAI FICAR AS PORTAGENS,SERA QUE O PRESIDENTE DE S.J.M. QUER ANEXAR PINDELO NÃO ACREDITO. O SR.PRESIDENTE DE S.J.M. FEZ TUDO PARA QUE FOSSE PASSAR JUNTO DO RESTAURANTE DA MILITA NAS TRAVESSAS.
ResponderEliminarHelder este tipo de comentários do sr Carlos Sousa:
ResponderEliminar"Aliás os sanjoanenses agradecem aos feirenses todo o esforço que fizeram para que o projecto não se fizesse. Mas já estamos habituados a esse tipo de tratamento, um dia destes isso passa-lhes quando fizerem a reordenação do território e aquilo ficar reduzido a essência."
Diz bem o tipo de pessoa que está por detrás deste comentário.
Alguém podería dizer que se a A32 passa-se por sjm esta desaparecia do mapa...mas ficava mal.
Quanto a cerimónia ser em sjm é mais uma das tristes acções do teu partido!
De certeza que a tua amiga DEPUTADA esteve presente!
Oliveira de Azeméis nunca se bateiu por esta auto-estrada. Se lermos os planos de actividades da Câmara de OAZ de sempre, ou os programas politicos de OAZ - tanto do PSD como do PS - nunca a construção de uma auto-estrada ligando OAZ ao Porto é reivindicada.
ResponderEliminarPelo contrario, o programa politico do PSD de SJMadeira e da propria Camara de SJMadeira refere de ha uns anos para cá: "Reivindicação para a construção de uma auto-estrada ligando SJM ao Porto e a Ovar".
OAZ apanhou a auto-estrada por mero acaso... acreditem.
OAZ apanhou a auto-estrada por mero acaso... acreditem.
ResponderEliminarComo assim?
Com tantos "braços" "AZÉMOLAS pensadores", quem acredita em tal coisa?
Não sei bem o que o bloguista “ps em grande” quis dizer com
ResponderEliminar“Diz bem o tipo de pessoa que está por detrás deste comentário”
Mas se quiser desenvolver, posso responder-lhe mais tarde
Meus senhores, quanto ao facto do aproveitamento político por parte do Sr. Sanjoanense, não vejo problema algum...
ResponderEliminarEle fica com o aproveitamento político, nós com o aproveitamento da infra-estrutura...
Pelo que conheço do traçado da obra, até concordo em parte com o mesmo...
Sou da opinião que este seja o mais possivel afastado dos aglomerados habitacionais, só para continuar a previligiar todos os que lá habitam, o seu nível de vida, e também para os proteger de todos os perigos que estas vias trazem para as populações.
Auto-estrada para o Porto? Mas andamos a brincar com quem?
ResponderEliminarE a continuação da IC2 para sul?
Sempre afirmei e continuo a afirmar, o sul do concelho deve ser deserto (onde já ouvi isto...)
Então temos uma IC2 que termina em Travanca atravessando depois Travanca e Pinheiro da Bemposta com a quantidade de trafego que sabemos.
Precisamos é de auto-estrada para norte pois não temos nenhuma alternativa. quem quer ir para o porto é um desgraçadinho sem vias decentes mas quem quer ir para Aveiro está cheio de vias rápidas a atravessar Pinheiro da Bemposta, Branca etc...
Cambada de hipocritas, deixem de olhar para o umbigo
Meu caro,
ResponderEliminarPelo que conheço o troço global desta auto-estrada é coimbra-porto, pelo que o IC2 para sul também será substituído pela A32.
Mas afirmo que é minha convicção d que a ligação norte é mais premente que a ligação a sul, pois com a entrada em funcionamento da variante Travanca-Loureiro, a situação ficou muito mais desafogada para sul do que para norte.
Parabens SJMadeira!!!
ResponderEliminarSo mesmo um excelente Presidente de Câmara e politicos 5estrelas podem fazer de uma terra pequenina tão grande em momentos destes!!
o Sr. Helder ou não percebeu a minha intervenção ou está a falar do que não sabe.
ResponderEliminarA antiga N1 agora denominada IC2 que liga o Porto a Lisboa atravessa o nosso concelho de Norte a Sul.
Essa travessia é feita toda por uma variante entre Cucujães e Travanca, mas o nosso concelho não acaba em Travanca. A IC2 no nosso concelho prolonga-se por mais uns km para Sul até ao Curval, lugar do Pinheiro da Bemposta.
Quem circula nesta estrada sabe perfeitamente os enumeros engarrafamentos neste troço da IC2 e os muito infelizes acidente e atropelamento pois atravessa povoações onde inclusivamente muitas crianças têm de a atravessa para irem para as escolas primárias do Curval.
Da Zona Norte do Concelho temos uma variante até S. Maria da Feira e pelo que sei está a ser ou vai ser construido um nó de ligação da IC2 á A1 e A29 (penso ser esta a outra autoestrada). Esta Zona Norte fica a escassos minutos da A1 e A29 quer por S. Maria da Feira quer por Estareja.
Da zona Centro estamos a 3 km do nó de ligação á A1 e A29.
Portanto quando diz que a parte sull do concelho está bem servida e desafogada... só pode estar a falar do que não sabe. Só se desafogada for ter camiões 24h por dia á porta de sua casa, só se for 2 a 3 minutos para conseguir atravessar esta via e a correr (coitados dos velhinhos).
Mais uma vez, venham ao terreno ver do que falam, faço-lhe o desafio de passar pela IC2 no Curval entre as 17 e as 19 horas da noite e venha ver o desafogo.
Pois, tem razão o anónimo das 11:57. A conversa desviou pro acesso ao Porto... só isso é que interessa? e Aveiro?
ResponderEliminarquais as alternativas à A1/A25? Não sabem do que estão a falar, pois considerar a N224 desafogo, estão muito errados! Desafogo não é levar toda a gente para a A1. Se não quisermos ir pela A1 temos o IC2 a atravessar a Branca ou a N109 a atravessar Estarreja. Isto são alternativas?
Mas não descansem pois não vai ser a A32 que vai resolver... talvez a A29, mas quando?
Venha mas é o metro e o combóio, que ao menos a pagar que seja por um serviço de qualidade e não por explorações sem alternativa.
ResponderEliminardeviam fazer entrar a auto-estrada no centro de SJM em formato de tunel.
ResponderEliminar