sábado, janeiro 16, 2010

Escultura em lixeira : um atentado !




Componentes de uma obra escultórica, tudo o indica, estão literalmente no meio de uma escombreira perto do centro de Oliveira de Azeméis, junto à zona escolar e desportiva da cidade!Em tempos idos, responsáveis do então executivo camarário apregoaram que a escultura estava devidamente guardada em instalações municipais à espera de ser instalada num determinado local.Como se comprova pelas fotos juntas (de 3 e 9 de Janeiro de 2010), se não toda pelo menos parte da escultura está ao deus-dará, no meio de um silvado, junto com restos de obras.A escultura, que terá custado à volta de 100 mil euros, foi encomendada em 2001 pelo Município de Oliveira de Azeméis ao escultor oliveirense Paulo Neves e ao designer Francisco Providência .A escultura é (seria) alusiva ao novo milénio, tendo gravados mais de mil nomes de personalidades relevantes do milénio indicadas pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Resumindo: um duplo atentado ! Ao contribuinte que indirectamente pagou uma obra para o lixo (e assim se foi agravando os despesismo) e aos criadores da obra (logo também uma ofensa às artes)

6 comentários:

  1. Carlos Sousa SJM17/01/10, 12:06

    Em primeiro lugar, desejos de um regresso em força deste blog. Apesar de não ser Oliveirense, saber o que se passa na região é sempre bom e este blog poderá é um bom veiculo informativo.

    Quanto ao post relativo a escultura... o dinheiro gasto em obras culturais, sejam elas de que tipo forem, é sempre sujeito as mais variadas criticas. Se a obra tiver boa aceitação, é só elogios, se for ma é só criticas, neste caso parece bem pior pois foi gasto o dinheiro mas a obra esta posta ao abandono e em degradação

    ResponderEliminar
  2. Helder volta estás perdoado!...
    Basta de tanto arrependimento, de tanto sofrer...como vês a CMOA continua a fazer mer**.

    ResponderEliminar
  3. o Helder está amuado!

    ResponderEliminar
  4. Fim à censura política!
    Esta obra reflecte bem o carácter dos decisores responsáveis pelo estado a que chegou. Em vez de dignificarem os Ilustres que ali nomeiam, fazem-lhes mais um funeral...

    ResponderEliminar
  5. Já agora aproveito para relembrar a polémica que houve com o desaparecimento de um portão que estava na casa das escadas-redondas, actual arquivo municipal.
    Com as obras recentes, desapareceu o segundo, que estava na entrada frente ao hospital.
    pergunta-se: Não seria conveniente que na falta de um esse tivesse sido transferido para a entrada principal?
    Afinal o que foi feito do outro?
    Agradeço resposta de quem souber.

    ResponderEliminar
  6. Oliveira de Azeméis: Pavilhão Municipal vai ser alvo de intervenção
    A Câmara de Oliveira de Azeméis vai exigir à empresa responsável pela construção do Pavilhão Municipal que resolva os “problemas de construção muito graves”

    Infiltrações de água, deficiências nos balneários e piso levantado são apenas alguns dos muitos problemas do Pavilhão Municipal de Oliveira de Azeméis, inaugurado em 25 de Setembro do ano passado. “O pavilhão tem problemas de construção muito graves” que terão de ser resolvidos rapidamente pelo construtor, afirma Pedro Marques, vereador do município e administrador da GEDAZ, empresa municipal que gere os equipamentos desportivos.
    O edifício apresenta algumas debilidades, principalmente ao nível de infiltrações de água, carpintaria e balneários. Questionado pelo Diário de Aveiro sobre o piso do pavilhão, que já está a “levantar”, Pedro Marques afirma que todas essas deficiências serão rectificadas “no prazo de 15 dias”. Segundo o vereador, a empresa responsável pela obra “já assumiu o compromisso de se deslocar a uma reunião de trabalho – a primeira com o actual executivo -, para que seja possível elencar todos esses defeitos e assumir claramente toda a responsabilidade”. “Foi claramente um defeito de construção, facto pelo qual a empresa construtora terá de se responsabilizar”, afirmou Pedro Marques, sublinhando que a autarquia tem, ainda, “a vantagem de termos o poder de coação sobre a empresa, já que ainda faltam liquidar alguns valores”.

    Pergunto eu: problemas de construção, ou problemas de tempo para a cosntrução???

    Agora dá nisto!

    Próximo problema: avenida da churrasqueira Africana!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.