quinta-feira, julho 30, 2009

Estudos sem obra

Muito se tem estudado sobre o que se pretende para Oliveira de Azeméis. Primeiro foi um estudo de desenvolvimento económico e social elaborado por técnicos da Universidade de Aveiro. Mais tarde, foi encomendado ao Prof. Jorge Carvalho, a elaboração da revisão do PDM e o Plano de Urbanização da Cidade a quem a CMOA pagou muitas dezenas de milhares de euros.

Agora, surge mais um estudo encomendado à Parque Expo, sobre Regeneração Urbana que contradiz, em muitos aspectos o plano apresentado pelo Prof. Jorge Carvalho e que custou 140 mil euros.

O mesmo pode ser consultado aqui.

Por mim, irei debruçar-me sobre alguns aspectos contraditórios em post posteriores.

17 comentários:

  1. Estudos e mais estudos, mas o que é facto é que esta cidade e o município em geral se têm deixado ficar para trás. Porque será? Olhemos os municípios à nossa volta e para não ir mais longe p. ex. Albergaria, quem a viu e quem a vê. Vê-se que há planificação e desenvolvimento ordenado. Aqui só bla..bla... bla...e querem alguns senhores ligados aos que têm tido o governo do município nas mãos, dizer que isto tudo é má-língua... Os resultados estão à vista e só não vê quem não quer...
    Não sei onde este município encomenda determinados projectos, p. ex. o das ruas pedonais. Que pobreza de projecto!Onde está o mobiliário urbano dessa zona? E as árvores ou espaços verdes? E o espaço para os peões e para os automóveis? E aqueles pinocos de forma geométrica marcada que são um perigo!...Tenho para mim que não hão-de aí permanecer muitos deles... Enfim pequenas coisas, mas para quem gasta tanto dinheiro em projectos devia conseguir coisa melhor.

    ResponderEliminar
  2. E pelos vistos também existirá uma versão feita internamente que ninguém quer conhecer.

    E la nave va...

    ResponderEliminar
  3. "aspectos contraditórios"?

    Só isso?
    Que meigo, Helder.
    Chame "roubo descarado".
    "Afronta".
    "Palhaçada".

    O que não falta é pano para mangas. Mas para isso é preciso estudar estes "estudos".
    Mas como o pessoal prefere futebóis...

    ResponderEliminar
  4. Bem vindo!!

    Conte-nos mais coisas Sr. Helder...
    Hà tanto para contar...

    ResponderEliminar
  5. O ápio não é o um ser responsvel, trata-se de um anorma e como tal não se deve dar "guarida" a tal personagem!
    Os principais responsáeis por tuto isto são uns tais meninos tavares (o mandante) e o comandador hermínio (o permissivo) e sei lá o principal mentor das ideias dos gastos!
    O tempo (se lá chegarmos mo dirá!)
    Abram os olhos oliveirenses!
    Não vos peço que votem na Terra!
    O que peço, é que sejam honestos com vocês próprios!

    ResponderEliminar
  6. Oh, parque expo... tanto haveria para dizer sobre a parque Expo mas infelizmente não há espaço suficiente nem eu tenho pachorra :)

    ResponderEliminar
  7. Ei, alguém me quer contratar para fazer um estudo dos "estudos"?

    ResponderEliminar
  8. Ei, alguém me quer contratar para fazer um estudo dos "estudos"?

    Peçam ao comendador eo sócio Tavares que eles tratam do assunto!!!

    ResponderEliminar
  9. Jose Carlos Silva03/08/09, 20:13

    Oliveira de Azeméis terá que ter uma política diferente. Não podemos ignorar que a cidade está a ficar desertificada. É da maior importância dar prioridade aos transportes públicos, à reabilitação da cidade e ao combate à desertificação. Façam tudo para termos uma cidade Atractiva e Solidária. Atractiva para quem gosta da vida, solidária para quem gosta do ambiente e das pessoas. Escutai os Oliveirenses no que é essencial para o seu bem-estar. Não os ouçam apenas naquilo que vos convém. Ouçam-nos mas é no que eles acham que deveria de ser feito para terem uma vida com qualidade, Isso sim é que se pode chamar um planeamento activo e construtivo para uma Cidade Moderna. Olhem pelo espelho retrovisor e vejam o que fizeram à urbe ao longo dos anos, permitindo que continuem e ampliem algumas empresas dentro dela, que não se enquadram no meio ambiente onde estão inseridas, se calhar até põem em causa saúde pública. Vejam as construções (habitações) a entrarem pelo Parque da Lá-Salette dentro. Será que com estes erros todos ainda não aprendemos? Peço a todos os candidatos à Câmara Municipal para fazerem um planeamento faseado que permita à nossa cidade erradicar algumas indústrias que estagnam o desenvolvimento e consequentemente a arquitectura e o meio ambiente da nossa cidade. Criem uma zona de bares em condições. Será que é assim tão difícil de perceber que alguns dos bares da cidade já incomodam. Falo dos que têm habitações nas imediações. Como é que querem que as pessoas se fixem na cidade se temos uma mobilidade debilitada, habitações misturadas com bares e outras com indústrias. Para terminar acham que a grande superfície Gran-Plasa fica bem enquadrada com aquela indústria adjacente? Não estranhem que a desertificação tenha vindo para ficar…

    ResponderEliminar
  10. Estudo - Copy e paste07/08/09, 12:32

    Com uma divida que ronda os 50 milhões de euros e com tantas propostas apresentadas não me parece exequível pelo menos nos próximos anos cumprir tais propostas. Num cenário do financiamento comunitário eventual do qual resulta um montante global indicativo de 72 milhões de euros de apoio financeiro dos Fundos Estruturais/ QREN., não estou a ver capacidades financeiras para o município financiar a parte que lhe cabe que rondará os 70 milhões de euros. Ou seja: somando a actual divida “50 milhões de euros mais os cerca de 70 milhões para custear a parte que cabe à câmara para a execução deste plano, isto a preços actuais, ficará com um buraco financeiro de 120 milhões de euros, a acrescentar a tudo isto ainda temos o saneamento. Pelo que estou a ver vai mesmo ser privatizado! Podemos concluir que estes resultados são fruto da ineficácia política dos últimos 40 anos. O que não foram capazes de fazer faseadamente vêm agora com propostas que todos nós já sabíamos que faziam falta e que reconhecemos que com a conjuntura actual as dificuldades vão ser muitas. Não me será de estranhar que estas propostas daqui a alguns anos venham a ficar ultrapassadas e tenhamos mais uma vez que voltar à conversa de sempre.

    ResponderEliminar
  11. Oh, parque expo... tanto haveria para dizer sobre a parque Expo mas infelizmente não há espaço suficiente nem eu tenho pachorra :)


    Oliveirenses honrados e honestos analizem bem o que esta gente prõe para a nossa terra...o Edifício rainha...... para edifício sede da ...C.M.!!!!!

    Isto está ficar demais!
    grandes L A D R Õ E S!

    ResponderEliminar
  12. Bravo, Estudo Copy-Paste!
    Excelente nick e acerta na mosca:

    São muitos "milhones". Milhones a acrescentar ao milagre das águas e dos cócós e xixis tratados em quatro anos que o futuro autarca virtual Hermínio prometeu e que o Tavares (eventual presidente de facto)não quer nem quererá saber.
    Mais as zonas industriais que mal foram aprovadas e que já delas não se fala.
    Mais estradas esburacadas, passeios que não existem, etc, etc...

    Mas será que o oliveirense, que tenho como bovino estúpido, me irá surpreender?
    E será que a oposição estará a altura de resolver a calamidade

    ResponderEliminar
  13. Sr. Helder, como pertence à Assembleia Municipal, vou-lhe dar umas dicas para ficar a saber parte do descalabro, a que tudo isto chegou, resultsdo da incompetência e do desgoverno desses autarcas de meia tigela.
    Foram pagos, aos seguintes gabinetes externos(equipes Técnicas)para a elaboração dos Planos: de Urbanização da Cidade-"Sítios e Formas"; de Pormenor das Áreas Centrais das freguesias:"Sítios e Formas","Ventura da Cruz","Projecta" e "Vasco da Cunha"; de Pormenor das Zonas industriais: "Sítios e Formas","Ventura da Cruz","Graqui","Vasco da Cunha" e "Lopes da Costa", a módica quantia que rondará um 1.500 000(um milhão e quinhentos mil euros),Planos esses que foram atirados ao cesto dos papeis!
    Como se ainda não fosse suficiente a estragação, encomendaram, ao Prof. Dr.Jorge Carvalho,a revisão do PDM e a elaboração de mais um Plano de Urbanização, pagando mais uns milhares de euros!
    Mas como ainda não estavam saciados de desgovernar,mais uma encomenda; um Plano de Regeneração Urbana desta vez à Parque Expo, a quem pagaram 140.000(cento e quarenta mil euros)!!!
    Já agora, porque alguém lembrou o triste arranjo do Tráfego Viário e Pedonal da Cidade, também recordo que pagaram, pelo estudo(aprovado em reunião de Câmara em 2/10/01) à Equipe Técnica "Sítios e Formas" uma verba próxima dos 30.000(trinta e mil euros),também para meterem no caixote do lixo!...
    Como ainda não bastasse de desperdício, encomendaram mais um projecto à "JFR",de Oliveira de Azeméis, que resultou no trabalho que todos conhecemos,mas que não se sabe quanto custou!...

    Os Planos.....Estão, agora,a serem executados com a "prata da casa",estando a sua aprovação prevista para o dia do "S. Nunca", pois é isso que interessa para os arranjinhos!....
    Passe, Sr.Helder,pela Laje e veja o rico trabalho que se iníciou com a conivência do Executivo Camarário, particularmente com o vereador Ricardo Tavares e procure saber da licitude dos mesmos e o que pretende,a firma Irmãos Castro Gonçalves ,Lda.,levar a efeito naquele local. Aliás já tem um edifício construído com cave,4 pisos e águas-furtadas,preparando-se para iniciar um outro geminado, num terreno não infra-estruturado, como é egxigível por Lei.
    Veja também uma estrada que foi aberta nesse local, ilegalmente, pela referida firma com o intuíto de mais atropelos Urbanísticos!
    Fico por aqui.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  14. Oliveirenses honrados e honestos analizem bem o que esta gente prõe para a nossa terra...o Edifício rainha...... para edifício sede da ...C.M.!!!!!

    Isto está ficar demais!
    grandes L A D R Õ E S!

    Já agora quanto ganha com negócio os Dr.s Ápio e Tavares?

    Estou perguntando!

    ResponderEliminar
  15. Já agora, porque alguém lembrou o triste arranjo do Tráfego Viário e Pedonal da Cidade, também recordo que pagaram, pelo estudo(aprovado em reunião de Câmara em 2/10/01) à Equipe Técnica "Sítios e Formas" uma verba próxima dos 30.000(trinta e mil euros),também para meterem no caixote do lixo!...


    Perguntem ao sr. ápio quem deu ordem?
    ah! grande vigarista!!!!

    ResponderEliminar
  16. :"Sítios e Formas","Ventura da Cruz","Projecta" e "Vasco da Cunha"; de Pormenor das Zonas industriais: "Sítios e Formas","Ventura da Cruz","Graqui","Vasco da Cunha" e "Lopes da Costa", a módica quantia que rondará um 1.500 000(um milhão e quinhentos mil euros),Planos esses que foram atirados ao cesto dos papeis!(sitação-escrita)

    Quem são os responsáveis, aquem pedir responsabilidades?
    ...Já sei?
    Ao sr.Manuel "cochas" das castanholas.
    ....É demais!
    1.500.000.00€ e não existe responsáveis.
    E os jornais os "pasquins" um do fala/barato do edu-vigaro e o outro que diz mal de tudo e de todos... "calados como ratos"!

    Como pode uma autarquia governr-se assim com administradores deste quilate?
    E um deles é economista.
    É lamentável.

    Cesarense (não amigo do "bufo" do presidente da junta)

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.