quinta-feira, março 24, 2005

Desemprego - A dura realidade???

Uma notícia publicada ontem no Jornal Público dá conta de que o concelho de Oliveira de Azeméis, que outrora vivia no situação de pleno emprego, atravessa hoje uma situação bem distinta, com níveis de desemprego superiores a média nacional...

Sendo certo que o cenário macroeconómico não é favorável ao desenvolvimento económico e que estes períodos são propícios a correcções estruturais, constatamos que em Oliveira de Azeméis nada foi feito nos últimos tempos com vista a minimizar os efeitos desta crise, uma vez que o Grupo Simoldes sempre se foi encarregando de absorver grande parte da mão obra disponível!!

Nos últimos anos, o investimento da autarquia na melhoria do parque industrial existente e na criação de novas zonas, devidamente infraestruturadas, capazes de potenciar e captar investimento exterior no nosso concelho, foi escasso, senão mesmo inexistente, como podemos constatar pela Zona Industrial de Loureiro (note-se que é um atentado denominar por Zona Industrial aqueles hectares de mato onde pontificam umas empresas sem o mínimo de acessibilidades).

Em tempos, na minha qualidade de membro da Assembleia Municipal e da Comissão Política Concelhia do PS, sugeri a criação de uma empresa municipal com capitais mistos que, dada a inércia da edilidade nesta matéria, ficasse incumbida de gerir os espaços industriais existentes e dinamizar os que ainda não sairam do papel... É apenas uma ideia, como tantas outras, que deve ser ponderada pois urge agir!

2 comentários:

  1. Concordo com a preocupação sobre a necessidade de uma estratégia concertada para desenvolver políticas de apoio ao investimento na indústria no nosso concelho. Mas tenho dúvidas se isso deve ou não passar por uma empresa municipal ou mista. Vale a pena a discussão.

    ResponderEliminar
  2. Outra possibilidade de fomentar o investimento, seria o da criação de uma "incubadora de empresas" para jovens empreendedores para quem, muitas vezes é difícil conseguir o capital necessário para o arranque dos seus projectos.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.