quinta-feira, abril 30, 2009

"Hermínio Loureiro devia-se dedicar à política"

Este é o título de uma notícia de ontem na RTP em que o Presidente do Sindicato dos Jogadores, tece ainda as seguintes considerações:

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional  deve "dedicar-se à política" e deixar o futebol para quem se dedique à modalidade de "forma séria", disse em entrevista à Antena 1, Joaquim Evangelista.

No Jornal JN, acrescentou ainda que "O doutor Hermínio Loureiro não se pode lembrar de Santa Bárbara apenas quando chove. Pelos jogadores nada fez até à data e nunca o vi, num situação de crise, ao pé dos jogadores, quando no início do mandato dizia que os ia defender. Portou-se muito mal com os jogadores" e que "tem de haver seriedade e Hermínio Loureiro é uma desilusão. Enquanto político tem habilidade, mas ou se dedica ao futebol de forma séria ou então os próprios clubes não o levam a sério", acrescentou, acusando o presidente da Liga de falta de frontalidade: "É nestas alturas que temos de ser frontais e não quando se assinam protocolos com cervejeiras. Eu sinto-me enganado. Várias vezes fez promessas que não cumpriu".

Ainda segundo o JN, Hermínio Loureiro convocou a Direcção da Liga para uma reunião na manhã de segunda-feira (11 horas), antes da assembleia geral (15 horas), para fazer uma comunicação sobre "tema de interesse relevante".

A minha leitura dos factos é a seguinte. Hermínio Loureiro vai assumir nesta reunião que cumpriu com o seu mandato na Liga de Clubes e que não se irá recandidatar ao cargo que termina em Agosto de 2010. A partir daqui, estará “liberto” para assumir a candidatura autárquica em Oliveira de Azeméis.

quarta-feira, abril 29, 2009

Concordo, “Politiquices... não, obrigado!”

Olá Pedro. Sabes que te estimo bastante. Considero as tuas observações pertinentes e a tua frontalidade uma qualidade humana. Compreendo o que dizes sobre a minha opinião aqui proferida sobre a hipotética candidatura do Hermínio Loureiro e a forma de actuação do PSD local de 8 em 8 anos, quando pretende “despedir” o “seu” presidente e colocar o “novo” “homem certo” na governação. Eu nada tenho contra isso, é uma estratégia política como qualquer outra, estratégia que até tem resultado, pois os eleitores têm-na premiado ao longo dos anos. Agora, permite-me também a mim discordar dela, e mais que discordar, combatê-la. Não combatê-la em si mas sim os efeitos que ela traz para o desenvolvimento do concelho, ou seja, não tem permitido uma saudável alternância partidária. Já reparaste, que se tal acontecesse a nível do país, um só partido instalado no poder desde o 25 de Abril, mesmo que os votos assim o expressassem sempre? Não seria óbvio que a oposição combatesse até aos limites da seriedade tal situação?

Não, não considero que da minha parte exista politiquice. Não uso disso, ou pelo menos tento. Não acho que constatar um facto que sempre aconteceu na política local seja politiquice. Aliás, já em 2003 escrevi um artigo no Correio de Azeméis a prever que o candidato em 2009 seria o Hermínio Loureiro.

Politiquice, considero o que se está a passar do lado do PSD. A criação de um tabu, a encenação de um facto quase consumado. Olha que algumas das assinaturas constantes na petição online são de pessoas que só posteriormente ficaram a saber que lá tinham o seu nome. Isto é que eu considero de grande politiquice.

Quando criticas na minha análise a exigência da clarificação rápida por parte do Herminio Loureiro, percebeste mal o que quis expressar. Eu afirmei que “nada tenho a ver com o tempo de decisão de Hermínio Loureiro”. E não tenho. A minha crítica não é para o tempo de decisão dele, que deverá ser pessoal e consciente, mas sim para a forma de actuação do PSD, que tal como também afirmei “é esquisito que haja sempre toda esta “novela” a cada 8 anos, ou seja, quando o PSD parte à conquista de mais um “homem certo”, um salvador da política local”.
Quando dizes que “criticar um possível candidato, criticar um possível programa eleitoral, criticar uma possível decisão da população, é desvirtuar o real e futuro combate político que se quer aberto, cordial e construtivo, mas acima de tudo sério!” eu respondo-te com as tuas próprias palavras: “as pessoas são livres de dizerem o que quiserem, apoiarem o que quiserem e quem quiserem (tributo máximo do 25 de Abril)!”

Afirmas também que “a dificuldade maior da política, é a capacidade que temos (ou não) de olhar para o nosso próprio umbigo. Limitarmo-nos a criticar, a dizer mal do adversário já não convence ninguém.” Concordo plenamente contigo, mas em relação a este meu artigo em discussão não enfio o barrete pois ele nada tem de crítica fácil e desonesta. É simplesmente uma análise de procedimentos de um partido que tem feito o que quer em Oliveira de Azeméis. Eu não me conformo e estaria a trair a minha consciência se não lutasse por um concelho melhor. Não sou de acomodar-me. Mas nessa desacomodação, julgo nunca ter tratado mal ninguém, nunca ter feito ataques pessoais. Simplesmente ataco políticas e procedimentos partidários que possa discordar, enfim, faço política. E como tu dizes “as pessoas merecem respeito só por aceitarem, nos dias que correm, estarem na política, especialmente, na política autárquica.”

Afirmas ainda que “Hermínio Loureiro é um homem bom, sério, experiente, eficiente e que ama a sua terra. As suas motivações são fortes e a sua coragem determinante.” Nada tenho a dizer e mesmo não o conhecendo pessoalmente, acredito no que dizes. Mas onde é que no meu texto indicio dizer o contrário? Nunca duvidei das intenções boas das pessoas, o que combato são políticas e procedimentos.

Também dizes que “seria muito fácil criticar o PS OAZ, bem como as características e idiossincrasias da sua candidata.” Porque não o fazes? Desde que seja com respeito, considero que até é uma mais-valia para o debate que se pretende esclarecedor. O povo depois que escolha, de acordo com o que considerar melhor. Só isso.

Quanto às promessas que têm sido feitas a Loureiro, e até por ele, estão todas por cumprir. Não achas isso politiquice? O povo votou em grande expectativa, expectativa que se renova a cada 4 anos e nada se concretiza. É só politiquice. De quem? Porventura dos “homens certos” que nos têm governado…

Um abraço grande, do teu amigo Rui.

terça-feira, abril 28, 2009

Politiquices... não, obrigado!

Caríssimo Rui Cabral… desde logo um abraço a um jovem político da freguesia de Loureiro! Força Loureiro!
Contudo, abertas as hostilidade, não poderia deixar de vir a terreiro, expressar a minha perplexidade pelo que acabo de ler… sinceramente, mais me parece um último folgo para tentar demover qualquer candidatura de se concretizar…
Enganem-se aqueles e aquelas que, ao se empacotarem em contentores de críticas, desmobilizarão os convictos e os homens de bem!
Não sendo defensor oficioso de ninguém, não posso deixar de apelar ao bom senso, característica que tem, aliás, escasseado por estas bandas.
Desde logo, porque não concordo com a insinuação de que alguém nasce predestinado a algo. Mas porque será que a Herminio Loureiro tem que se exigir aquilo que não se exige aos outros. Terá que aceitar um cargo antes do seu tempo de reflexão, terá, quiçá, de o aceitar simplesmente, sem ponderação, ou deveria ter aceite aquando da candidata do Partido Socialista?! Se calhar no mesmo dia e à mesma hora… Sim, não entendo a preocupação.
Ainda nada se disse, nem se ainda é oficialmente candidato, e o amigo Rui já cai na tentação da crítica, ainda por cima, parafraseando uma qualquer manifestação popular, desencadeada por um qualquer apoiante ou conjunto de apoiantes, que mais não passa disso mesmo, de uma manifestação popular. As pessoas são livres de dizerem o que quiserem, apoiarem o que quiserem e quem quiserem (tributo máximo do 25 de Abril)!
Calma, amigo Rui, a política é a arte de saber esperar o momento certo!
Herminio Loureiro é um homem bom, sério, experiente, eficiente e que ama a sua terra. As suas motivações são fortes e a sua coragem determinante. Negar isto é correr o risco de seremos desacreditados. Aqui deixo este conselho, e de borla.
A dificuldade maior da política, é a capacidade que temos (ou não) de olhar para o nosso próprio umbigo. Limitarmo-nos a criticar, a dizer mal do adversário já não convence ninguém. O povo não é parvo!
Seria muito fácil criticar o PS OAZ, bem como as características e idiossincrasias da sua candidata. Não o farei, nem agora nem por aqui, as pessoas merecem respeito só por aceitarem, nos dias que correm, estarem na política, especialmente, na política autárquica. Ainda para mais quando falamos de individualidades com reconhecidas responsabilidades, a níveis de excelência e mérito nacional.
Criticar um possível candidato, criticar um possível programa eleitoral, criticar uma possível decisão da população, é desvirtuar o real e futuro combate politico que se quer aberto, cordial e construtivo, mas acima de tudo sério!
Oliveira de Azeméis é o meu lema, as armas são as palavras, a verdade e a devoção.
... o meu candidato, esse tu já sabes... viste na tal manifestação popular: HERMÍNIO LOUREIRO!

O Concelho está farto do “homem certo”, de salvadores…

“Hermínio Loureiro: Este é um momento em que Oliveira de Azeméis e a Câmara Municipal precisam de si. Habituou-nos, pelo rigor da sua postura, e pelo empenho com que abraça os projectos já percorridos e aqueles que ainda percorre, de que é um ganhador por excelência. Ao aceitar este desafio, está a dar uma oportunidade a Oliveira de Azeméis, que esta tanto carece de ter à frente dos seus desígnios o homem certo, no lugar certo. E esse homem é você. O nosso muito obrigado...” www.herminiopresidente.com

Sinceramente, não percebo como é que um político relativamente jovem, como Hermínio Loureiro, precisa de ser tão “pressionado”, tão “desejado” por meia dúzia de amigos para avançar para um acto que deveria de ser espontâneo e desejado, sim, mas por ele. Parece que andam a brincar à política. Esta brincadeira tem custado caro ao nosso concelho nos últimos 30 anos.

Vêm agora dizer que “ao aceitar este desafio, está a dar uma oportunidade a Oliveira de Azeméis, que esta tanto carece de ter à frente dos seus desígnios o homem certo, no lugar certo.” Então até há bem pouco tempo não era o Sr. Ápio esse homem certo? Ele que, ao que parece, se disponibilizou para continuar…

Com esta petição dá a entender que Oliveira de Azeméis não é um fim em si mesmo mas sim um meio para algo ou para nada. Nada tenho a ver com o tempo de decisão de Hermínio Loureiro mas é esquisito que haja sempre toda esta “novela” a cada 8 anos, ou seja, quando o PSD parte à conquista de mais um “homem certo”, um salvador da política local. Certo, certo é que assim não vamos lá e, prova-o o atraso que tem marcado o concelho em relação a outros aqui bem perto.

Hermínio Loureiro veio há 4 anos a Loureiro (na apresentação de António Rodrigues) prometer com grande convicção muita obra para a freguesia. Se prometeu com tal ênfase, pergunto-lhe directamente, onde está ela? Venha aqui, ao terreno, dizer onde se encontra. Ou será que o “homem certo” do passado o deixou ficar mal? Não faz mal, um dia destes também vai deixar de ser o “homem certo” para Oliveira de Azeméis. Vai ser já no Outono deste ano.

domingo, abril 26, 2009

I Prova Memorial Bruno Neves

Imagem006

A prova de ciclismo em homenagem a Bruno Neves percorre neste momento diversas freguesias do concelho. Esta foto foi tirada pelas 14h na freguesia de São Roque.

Um dia para recordar o Bruno Neves e esperar que a Escola de Ciclismo Bruno Neves seja o embrião para a criação de uma equipa que possa vir a competir ao mais alto nível com ciclistas desta região.

CDU repete protagonistas

Foram apresentados ontem, dia 25 de Abril, os cabeças de lista da CDU às eleições autárquicas. Depois de 2005, a CDU repete os seus protagonistas. Assim, António Alves será o candidato à Câmara Municipal e Óscar Oliveira será o cabeça de lista à Assembleia Municipal.

sexta-feira, abril 24, 2009

Tribunal absolve Presidente da Câmara Municipal

O Tribunal da Relação não julgou procedente a prova apresentada pelo Ministério Público e que deu azo a que o Presidente da Câmara Municipal fosse julgado.
Do ponto de vista pessoal e político, o Presidente da Câmara Municipal é hoje, concerteza, um homem muito mais tranquilo.
Agora, atendendo a que existiram factos anómalo que, segundo o Tribunal, não foram da sua autoria nem conhecimento, mas que agora são, espero que a autarquia tenha promovido, imediatamente, a abertura de um inquérito interno para apuramento de responsabilidades.

quinta-feira, abril 23, 2009

Olimpíadas do Ambiente

265267

O segway foi o meio de transporte escolhido para conduzir dois elementos do Zoomarine numa viagem entre Albufeira e Porto. São mais de 600 quilómetros em cinco dias, percorridos a uma velocidade média de 15 km/h, numa iniciativa simbólica integrada nas XIV Olimpíadas do Ambiente.

Dividido em cinco etapas, o percurso prevê paragens em Grândola, Almeirim, Coimbra e Oliveira de Azeméis, onde o Zoomarine fará acções de sensibilização ambiental e palestras em escolas das localidades.

Excerto de notícia do Público

Homenagem a Bruno Neves

Este domingo ficará marcado pela realização da prova de ciclismo denominada I Memorial Bruno Neves, ciclista falecido em condições trágicas há pouco mais de um ano em consequência de um acidente durante uma prova.

Uma forma de homenagear este campeão oliveirense.

Ferreira de Castro com Jorge Amado

IMG_0063.2

Esta foto está na Fundação Jorge Amado, entre outras que estão em exposição, em Salvador, Bahia, Brasil e foi-me enviada por um Oliveirense que esteve de férias neste local.

É sempre bom ver o nome de Oliveira de Azeméis noutras paragens e por bons motivos.

quarta-feira, abril 22, 2009

Em legítima defesa

Recebi do Prof. Albino Martins uma missiva extensa, com o título acima mencionado e que publico alguns excertos da mesma, atendendo à sua extensão:

(…) vamos aos factos que estão na origem da minha revolta. Não são os ataques políticos que venho contestar que esses, justos ou injustos, são legítimos e permitidos no regime livre em que vivemos. Não reajo, tão pouco, a que me considerem o pior vereador da Educação de que há memória. Sinto-me ofendido, isso sim, com as insinuações maledicentes, as injúrias gratuitas, as mentiras que atentam contra a minha honestidade. (…)

(…) Não falando das asneiras que dizem por desconhecimento e de tantas outras mentiras que os comentaristas anónimos propalam, afirmar que estou na política por interesse é de uma maldade atroz… Diz-se depois que o meu ordenado na CMOA é de 3000 euros fora ajudas de custo, despesas de representação, motorista e não sei que mais (…) o meu ordenado na CMOA é de 2312,03 € e corresponde a tudo. Nunca cobrei ajudas de custo e tenho motorista para deslocações em serviço, fora disso ando sempre com o meu carro. Na escola, estando no topo da carreira (10º escalão) o meu vencimento será muito semelhante. Acresce que, na CMOA, nunca trabalho menos de 12 horas por dia, tendo já chegado a 14 e 15! Até muitos sábados e domingos me podem encontrar lá! (…)

(...) Dizem que leccionei na Telescola e que fui obrigado a fazer o bacharelato para ingressar no 2º ciclo (…) bacharelato fiz há trinta e tal anos, antes de iniciar a carreira docente; depois fiz uma licenciatura em Português e História para ingressar no 2º ciclo, não porque me obrigassem mas porque fiz essa opção. Ainda cheguei a frequentar um mestrado que não cheguei a concluir por falta de disponibilidade de tempo. (...)

Inaugura-se hoje…

São hoje inauguradas as novas instalações da Escola Superior de Enfermagem, nas antigas instalações da GNR e que representaram um investimento, por parte da Cruz Vermelha Portuguesa, de mais de 1,5 milhões de euros.

Um projecto que pode ser potenciado e que vem dinamizar a cidade de Oliveira de Azeméis.

Compete agora aos poderes públicos locais dotar o concelho com condições de atractividade que fomentem a fixação dos jovens licenciados neste estabelecimento de Ensino.

segunda-feira, abril 20, 2009

Despiste de ambulância faz um ferido grave

A ambulância INEM dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis despistou-se, anteontem à tarde, quando seguia para uma emergência na freguesia de S. Roque

Ao que o Diário de Aveiro apurou, o condutor terá perdido o controle da viatura de emergência, que entrou em despiste a seguir a uma curva e capotou.
No local, o Diário de Aveiro pode verificar que a estrada evidenciava marcas de óleo, situação apontada como possível causa para o despiste.
Na ambulância INEM circulavam três bombeiros, que apresentavam alguns ferimentos, tendo sido assistidos no Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira. O ferido mais grave, o condutor da viatura, teve de ser sido submetido a uma intervenção cirúrgica, enquanto os restantes ocupantes da ambulância já tiveram alta.

domingo, abril 19, 2009

Maria Virgínia Monteiro na BMFC

P1010011 [800x600]

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, acolheu na passada sexta-feira, mais uma iniciativa do ciclo Abril Livros Mil, que trouxe até nós a escritora Maria Virgínia Monteiro.

quinta-feira, abril 16, 2009

Nós por cá...

sábado, abril 11, 2009

Boa Páscoa

Pascoa

sexta-feira, abril 10, 2009

Até já !

No momento em que deixo de residir em Oliveira de Azeméis, não podia deixar de expressar aqui uma nota de agradecimento a todos quantos, de uma maneira ou de outra, contribuiram, contribuem e - assim o espero - continuarão a contribuir neste blogue.
Não é fácil, para mim, escrever estas singelas palavras que, não sendo propriamente de despedida, são um 'até já!'.
Nasci e vivi em Oliveira de Azeméis mais de cinquenta anos. Uma das minhas filhas foi sepultada em O. de Azeméis. Empenhei-me, participei, intervi na 'coisa pública' como cidadão que sempre procurou de uma forma ou de outra exercer os seus direitos e deveres de cidadania.
Por tudo aquilo e também pelos muitos amigos oliveirenses que tenho, não poderei deixar de continuar a ter as terras e gentes oliveirenses longe do meu horizonte, da lista dos meus principais interesses.
Neste momento socorro-me dos versos de (e cantados por) Manuel Freire...
Ei-los que partem novos e velhos/ buscando a sorte noutras paragens/noutra aragensentre outros povos / ei-los que partem velhos e novos / Ei-los que partem/ de olhos molhados /coração triste..
Provavelmente continuaremos a encontrar-mo-nos aqui ou numa qualquer esquina da vida.
Daí o meu 'Até já !'

quinta-feira, abril 09, 2009

Anuário Municípios

Transcrevo aqui um excerto da notícia do DN de hoje:

O maior desiquilibrio financeiro foi notado nas câmaras de Aveiro, do Fundão, da Nazaré, de Oliveira de Azeméis e de Celorico da Beira, decorrente, essencialmente, do peso das dividas a fornecedores. De acordo com a LFL, um município que apresente dividas a fornecedores superiores a metade das receitas do ano anterior pode entrar em ruptura financeira.

quarta-feira, abril 08, 2009

Recuo na aquisição de terrenos

Na reunião do Executivo desta terça feira, algo de inexplicável se passou. Por proposta do Presidente da CM, foi novamente submetida a aprovação a proposta de aquisição de uma parcela de terreno em O. Azeméis e que já em tempos abordei aqui.

Desta vez, e sabendo-se de antemão que a proposta seria chumbada por falta do Vereador António Rosa e fruto do impedimento legal do Vereador Ricardo Tavares uma vez que a Dr. Graça Rodrigues, mandatária do proprietário é sua esposa, a mesma foi a votação.

Mas a situação não se fica por aqui, pois o Sr. Presidente, talvez fruto dos alertas da oposição sobre os contornos deste negócio, resolveu abandonar a sala para não votar este ponto.

Assim, eis que a Câmara Municipal, com os votos dos membros do PS, revogam uma decisão que em muito lesava os interesses do Município.

Falta agora, que o mesmo se faça com os terrenos de Macinhata da Seixa.

terça-feira, abril 07, 2009

Faz lembrar Oliveira de Azeméis

Público, 06 de Abril de 2009, página 31

sexta-feira, abril 03, 2009

Pagaram alcatrão e ficaram sem ele

"Já basta de andarem a gozar connosco", afirmaram alguns dos moradores que já se queixaram da sua pouca sorte na reunião pública da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Diante do Executivo, protestaram contra o atraso na colocação do tapete betuminoso naquela via e exigiram a resolução definitiva do problema.

"Fomos nós que em 1998 andamos a fazer um peditório pelos moradores para que fosse possível alcatroarem a rua". "Destruíram o alcatrão para colocar o saneamento e há mais de dois anos que a deixaram em terra batida", explicou, ao JN, António Falcão.

Este morador afirma que o presidente da Câmara Municipal, Ápio Assunção, visitou o local em duas ocasiões, a última das quais há cerca de seis meses. "Disse-nos que a estrada ficaria pronta em duas semanas, mas isso nunca veio a acontecer", recorda.

(..)

A população da rua 25 de Abril não esconde a sua indignação por estes problemas e mostra-se disposta a efectuar nova deslocação à autarquia se o problema não for entretanto resolvido. Para já, vão esperar mais quatro meses, o novo prazo adiantado por Ápio Assunção para resolver o problema. "Até Agosto a rua fica pronta", garantiu o autarca à população.

 

In Jornal Notícias

quinta-feira, abril 02, 2009

Dia 1 de Abril

Depois de muitas mensagens para comentar a notícia de ontem, lamento informar que tal se tratou de um engano de 1 de Abril.

Ao visado, meu colega de rádio, as minhas desculpas pela ousadia com que publicitei o seu nome como candidato.

Não sei se o será ou não, pelo que não considerem o teor da mesma e relevem o post de ontem.

quarta-feira, abril 01, 2009

Isidro Figueiredo avança pelo PSD

getimage

Depois de muitos avanços e recuos, fruto da vontade de uns e da recusa de outros, o PSD tem finalmente um nome para avançar.

Trata-se do Prof. Isidro Figueiredo, actual líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal.

Isidro Figueiredo é uma figura consensual dentro da estrutura e congrega os apoios de Hermínio Loureiro e de Ricardo Tavares.