domingo, setembro 28, 2008

Campeão Europeu de Quads

fnm_gi08-156o

O travanquense Simão Correia é o novo Campeão Europeu de Quads na 22ª edição do Rali da Sardenha, a última prova do Campeonato da Europa de Bajas.

Mais um oliveirense a dar cartas no desporto motorizado e que ontem foi homenageado na Freguesia de Travanca.

sábado, setembro 27, 2008

IC2 entre O. Azeméis e Coimbra

Depois de algumas insinuações sobre este projecto, em que alguns aqui diziam que o mesmo estava aprovado sem discussão pública, sem se conhecer o projecto em causa, com total desrespeito pelas populações e pelo poder local, eis que o mesmo está, desde ontem, em processo de discussão pública, que decorrerá até dia 10/11/2008.

Os interessados podem consultar o processo na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, sendo que existe um Resumo Não Técnico que ao que tudo indica estará disponível para consulta nas Juntas de Freguesia abrangidas pelo traçado.

Podem ainda consultar o sítio da Agência Portuguesa do Ambiente, onde a informação é disponibilizada.

“Mudar de vida”

Manuela Ferreira Leite criticou esta semana “o espectáculo à americana” que foi o grande comício do PS em Guimarães, onde esteve José Sócrates. Diz ela que é um atentado à pobreza ir para aquela região, onde existem tantas dificuldades por causa do desemprego e do baixo poder de compra das famílias.

Mal acabou de prestar tais demagógicas declarações à comunicação social e, logo entrou num grande carrão com motorista, ocupando o banco de trás, onde até se via um ecrã televisivo. Com tal discurso até pensei que entrasse num Fiat Uno, num Renault Clio ou num Opel Corsa.

Não há paciência para este PSD. O título do livro agora editado por Marques Mendes é que retrata o que é preciso acontecer a este partido, não só a nível nacional, como aqui em Oliveira de Azeméis: “mudar de vida”.

quinta-feira, setembro 25, 2008

Prontas mas "ainda" sem utilidade

L600_H~1Ao visitar o sítio oficial da Câmara Municipal, constatei que duas obras efectuadas recentemente se encontram concluídas mas em qualquer tipo de utilidade, até ao momento, por falta de equipamento.

Trata-se do Centro Lúdico e do Arquivo Municipal.

Importa pois, após estes investimentos avultados na construção de um edifício e da recuperação de outro, colocar estes espaços ao dispôr da comunidade no menor curto espaço de tempo possível.

quarta-feira, setembro 24, 2008

Bombeiros com Posto Internet

Enquanto não se inicia a tão ansiada construção do quartel dos Bombeiros de Oliveira de Azeméis, eis que o actual quartel continua a receber melhoramentos.

Desta vez foi a inauguração de um Posto Internet, num projecto financiado pelo POSI, pela instituição e pela CMOA.

sábado, setembro 20, 2008

Parceria Público Privada não passou de miragem

A tão propalada Parceria Público Privada que a Câmara Municipal anunciou como sendo a resolução do problema do Novo Edifício dos Paços do Concelho, dos Estaleiros Municipais, de um complexo de Piscinas em Cucujães e de mais um conjunto de obras, afinal não passa de uma miragem.

Do concurso lançado pela edilidade, apenas surgiu um interessado, que se predispunha a efectuar este conjunto de obras a troco de rendas anuais, de cerca de 3 milhões de euros, sensivelmente metade do valor que a CMOA estima ter para investir, anualmente, até 2020.

Ou seja, perdemos dez meses de estudos que, à partida se previam inócuos, pois dada a falta de capacidade financeira da autarquia, o desfecho era mais que previsível.

Importa, no entanto, recuperar algumas declarações do passado recente proferidas por António Rosa, vereador das Finanças, em 26/12/2007 e publicadas nos jornais locais:

“Até meados de 2008, a sociedade deverá estar constituída e em pleno funcionamento”

sexta-feira, setembro 19, 2008

Projecto transnacional “Eurfood” instalado em Oliveira de Azeméis

A terceira fase do projecto transnacional “Eurfood”, sob o tema “A comida regional e de dias de festa”, decorre em Oliveira de Azeméis entre 06 e 09 de Novembro, anunciou fonte da Escola Secundária Soares Basto.

“Temos tudo mais ou menos planeado, faltando apenas alguns detalhes no que diz respeito ao programa de actividades”, afirmou à EDV Informação Maria José Cálix, presidente do conselho executivo da Escola Secundária Soares Basto, estabelecimento de ensino que representa Portugal no projecto.

Durante quatro dias, cerca de 40 alunos e professores portugueses, espanhóis e finlandeses “entregam-se” aos sabores, cultura e tradições da região, numa iniciativa que engloba exposições, visitas e intercâmbio gastronómico.

Leia mais...

quarta-feira, setembro 17, 2008

Descentralização escolar

escola

Ao longo dos anos, muito se tem falado na transferência de competências do Poder Central para as autarquias.

Ontem, foi dado mais um passo nesse sentido com 90 Municípios a assinarem protocolos em que 11 500 funcionários não docentes e 255 escolas  passam para a tutela das respectivas autarquias, implicando a transferência de 130 milhões de euros, distribuídos de acordo com a dimensão do parque escolar de cada concelho.

Estou certo que é mais um passo para uma melhor gestão dos recursos físicos e humanos das escolas e acabar com as ambiguidades existentes.

Neste processo, a nossa Câmara Municipal ficou de fora, pelo que importava perceber os motivos desta decisão.

terça-feira, setembro 16, 2008

sexta-feira, setembro 12, 2008

Início do Novo Ano Escolar

Entre o dia 10 e 15 do corrente, todas as nossas crianças iniciam o novo ano lectivo.

Nesse sentido, abre-se aqui um espaço para auscultar a opinião de todos sobre este tema, desde as condições físicas e materiais dos nossos estabelecimentos de ensino à motivação, ou falta dela, dos professores para enfrentarem mais um ano lectivo, quando é público e notório que as novas regras a que o corpo docente tem sido sujeito não têm sido muito bem acolhidas pela classe.

Aguardam-se opiniões!!!

Novo PDM até ao final do ano

“O PDM já está em fase de elaboração, é nossa prespectiva até ao final deste ano existir já uma proposta de desunamento do novo PDM e já da definição das condições de aplicação. Contudo, atendendo às várias fases de elaboração de um plano, só para o primeiro trimestre de 2010. Se não houver grandes alterações, nós em termos de proposta camarária queremos apresentar uma primeira proposta, agora até ao final deste ano, que depois será debatida e discutida no decorrer do próximo ano, para ver se no início de 2010 já está em condições de entrar em vigor o Plano Director Municipal”.
Apesar de traçar um prazo, o vereador fala em alterações legislativas que podem fazer com que o novo PDM de Oliveira de Azeméis fique atrasado, dando mesmo o exemplo do novo regime, que entrou em vigor, relacionado com a Reserva Ecológica Nacional, que vai implicar alterações no Plano Urbanização e na REN que já estava implementada no PDM.
Ricardo Tavares não revela quais são as grandes alterações que estarão propostas no Plano Director Municipal, uma vez que as pessoas relacionadas com o mesmo terão de ser as primeiras a serem informadas, remetendo para o final do ano mais novidades sobre o PDM do concelho de Oliveira de Azeméis.

Fonte: Azeméis FM Rádio

quinta-feira, setembro 11, 2008

Grupo de Nogueira do Cravo faz sucesso na Festa do Avante

O Grupo de Danças e Cantares de Nogueira do Cravo representou as tradições oliveirenses no Avante. Envolto num ambiente festivo, o grupo subiu ao Palco Arraial depois de ter sido recebido no recinto por Jerónimo de Sousa e acompanhado de perto por Óscar Oliveira.

Hypnosis Cult

untitled copy

quarta-feira, setembro 10, 2008

Ainda o empréstimo

No âmbito do Plano de Saneamento Financeiro que a C.M O. Azeméis elaborou e que é potenciado pela nova Lei das Finanças Locais, a autarquia submeteu a visto do Tribunal de Contas, um pedido de empréstimo de 34 milhões de euros a contrair junto da Caixa Geral de Depósitos.

Subjacente a esse empréstimo, está um Plano de Saneamento Financeiro para o período 2008-2020 bem como uma lista de entidades que, caso o empréstimo seja aprovado, vão ver as suas contas saldadas. Tais documentos podem ser consultados aqui.

Nesse estudo, podemos constatar que a capcidade de investimento do Município vai ficar reduzida a valores mínimos (cerca de 5 milhões de euros/ano) que não se coadunam com as necessidades de investimento de que o nosso Município necessita.

Basta recordar que, a previsão orçamental de receitas para o mesmo período, ronda os 35 milhões de euros / ano.

Oliveirense no Mundial

noticia_10cbc7bf2acb5901a0e8bec0459170eb Portugal vai ter duas equipas no Mundial de Clubes de hóquei em patins, que decorre em Réus, Espanha, de 21 a 28 deste mês.
Depois do Óquei de Barcelos, que ocupou o lugar destinado ao FC Porto, agora é a vez da Oliveirense se juntar ao emblema de Barcelos, substituindo o Tomas Bata. A equipa chilena não poderá marcar presença em solo espanhol por motivos logísticos e a formação orientada por Tó Neves foi a escolhida para o seu lugar.
Recorde-se que a primeira edição do Mundial de Clubes se disputou em Luanda, capital Angola, e foi ganho pela formação italiana do Bassano.

Fonte: SCN

“Alguém há-de pagar”

Foi esta a frase que mais me marcou na última Assembleia Municipal e foi proferida pelo Presidente da Câmara Municipal que, em resposta às afirmações que o responsabilizavam como sendo o "pai da dívida", retorquiu afirmando que é o "pai da obra" e que "alguém há-de pagar".

Ora, fruto dessa obra, vamos pagar juros, muitos juros... Se o Tribunal de Contas permitir a contratação deste empréstimo de 34 milhões de euros, vamos pagar 16 milhões de euros de juros ao longo dos próximos 12 anos...

Estamos a falar "apenas" de 150 euros de juros por hora durante 12 anos...

terça-feira, setembro 09, 2008

Será que falava de Oliveira de Azeméis?

“Ao longo de três anos fomos atordoados por títulos de jornais e anúncios de grandes realizações e hoje confrontamo-nos com a realidade de uma pobreza crescente”

“Na administração pública, na vida económica, no associativismo, nos mais variados sectores podemos recolher testemunhos e exemplos de um clima antidemocrático, pouco saudável”

“Controla, persegue, corta apoios, que gere favores ou simplesmente demite”

“Sectarismo partidário”

“Asfixia democrática”

Frases proferidas por Manuela Ferreira Leite, 07 de Setembro de 2008 em Castelo de Vide, aquando da sua intervenção no encerramento da Universidade de Verão do PSD.

quarta-feira, setembro 03, 2008

Visita Presidencial

O Presidente da República Cavaco Silva está de visita à Polónia e de seguida dirige-se para a Eslováquia, e consigo seguem três oliveirenses.

A deputada Helena Terra chefia a comitiva da Assembleia da República e, além dela, integram esta comitiva dois empresários, a saber: Fernando Pinho Teixeira, do Grupo Ferpinta e Rui Paulo Rodrigues, do Grupo Simoldes.

20080902PRVisitaPolonia047