domingo, junho 29, 2008

Planta do Futuro Quartel


O 102º aniversário dos Bombeiros Voluntários decorreu hoje, numa cerimónia simples mas com muito significado para a corporação.

Além da promoção a Bombeiros de 9 elementos da Escola de Infantes, assistiu-se à benção de uma nova ambulância oferecida, na íntegra, pelo Comendador Álvaro Leite.

Durante a cerimónia, foi também apresentada a planta do novo quartel, uma pretensão com uma década, que tem tido muitos precalços no caminho, mas que deve merecer a atenção dos poderes públicos e entidades privadas.
OBS: Este post foi corrigido, uma vez que fui induzido em erro durante as intervenções. A ambulância foi oferecida na sua totalidade pelo Comendador Álvaro Leite e não apenas em parte conforme o teor original da minha mensagem. Pelo facto, as minhas desculpas.

terça-feira, junho 24, 2008

Será lapso...

A participação da Oliveirense na II Liga ainda não vai trazer um novo estádio para Oliveira de Azeméis, uma estrutura há muito desejada e que todos afirmam ser necessária para o clube. “Isso é mais para frente. Vamos ver o que o QREN nos vai oferecer nessa matéria no futuro”, explicou o autarca, adiantando que o Plano de Urbanização “ainda não contempla um espaço para o novo estádio”.
Ora, deste excerto do Correio de Azeméis que reproduz declarações do nosso Presidente, ressalta a ideia de que, entre outras coisas, ainda não está contemplado no Plano de Urbanização um espaço para um novo estádio.
Contudo, analisada a proposta de Plano de Urbanização, a mesma contempla um espaço para um Campo de Jogos com Pista de Atletismo, a edificar em terrenos em frente à Escola Secundária Ferreira de Castro.

segunda-feira, junho 23, 2008

Balcão Casa Pronta em Azeméis

A Conservatória do Registo Predial de Oliveira de Azeméis é uma das dez no país que possui, desde quarta-feira, o balcão Casa Pronta , anunciou a Secretaria de Estado da Justiça.O Casa Pronta é um balcão único onde é possível realizar todas as operações relativas à compra e venda de casa, sendo possível, neste local de atendimento, pagar impostos, celebrar contratos de compra e venda, realizar imediatamente todos os registos, pedir a isenção de pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e/ou a alteração da morada fiscal, entre outras opções, segundo a EDV Informação.

domingo, junho 22, 2008

UDO Campeã

Terminou há minutos o jogo entre a U.D. Oliveirense e o S. Covilhã, para disputar o título de campeão da 2ª Divisão, que termina com mais uma vitória da UDO a culminar uma excelente época.

Muitos parabéns aos vencedores...

sábado, junho 21, 2008

Voz de Azeméis de parabéns

38 anos ao serviço da informação
O jornal ‘A Voz de Azeméis’ cumpre este mês 38 anos ao serviço da informação do concelho. Foi em 1970 que este periódico viu pela primeira vez a luz do dia, precisamente para se diferenciar, numa altura em que a censura afrontava a liberdade de imprensa. Corajosamente, foi lançada a semente para um jornal que, depois de germinar, cedo ganhou fortes raízes e iniciou o seu crescimento.
Excerto do editorial do jornal a Voz de Azeméis

quinta-feira, junho 19, 2008

Anuário 2006: Mafra lidera ranking das câmaras com a gestão mais equilibrada

Mafra é a autarquia com a gestão financeira, económica e patrimonial mais equilibrada, de acordo com um ranking global que consta no anuário dos municípios portugueses de 2006 apresentado hoje pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC).
(...)
Segundo o anuário, em 2006 eram 71 os municípios que enfrentavam uma situação de ruptura financeira ou desequilibrio financeiro estrutural, numa lista liderada por Aveiro, Nazaré, Fundão, Oliveira de Azeméis, Celorico da Beira, Castelo de Paiva, Mangualde, Gondomar e Sines.

Será que só quem nos governa ainda não percebeu a situação... Mais uma vez é a Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, depois de ter sido o Tribunal de Contas, a Direcção Geral das Autarquias Locais, enfim... estão erradas todas estas entidades e apenas o nosso Presidente e o seu vereador das Finanças entendem o contrário!!!

Festa em Loureiro

AS COMEMORAÇÕES DO XIII ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE LOUREIRO À CATEGORIA DE VILA, DECORRERÃO NOS DIAS 21 E 22 DE JUNHO, DE ACORDO COM O SEGUINTE PROGRAMA:

Dia 21: ● Passeio de cicloturismo pela Vila de Loureiro, durante a tarde. ● Às 21h apresentação do livro "História Poética" e do CD "Loureiro - História, memória, actualidades", no salão da Junta de Freguesia. ● Às 22h h Convívio/Sardinhada, com a participação do grupo musical "Primavera", na zona envolvente da Junta de Freguesia.

Dias 21 e 22, durante todo o dia, exposição de Escultura e de Lavores, no salão da Sede da Junta de Freguesia.

Informação retirada do sítio na internet da Junta de Freguesia de Loureiro

quarta-feira, junho 18, 2008

Não têm vergonha…

Dizem que o povo pede, eles não se importam!

"O que me faz regressar ao Marco, depois deste interregno, são os pedidos contínuos que comecei a ter passados alguns meses após ter saído [da Câmara do Marco], que agora já se contabilizam em milhares de pessoas" (…) "É por mail, é na rua, é por escrito, é por telefone", acrescentou o autarca, referindo-se à forma como os seus potenciais eleitores o contactam. Avelino Ferreira Torres ao Jornal “A Verdade”

E o Narciso em Matosinhos também se está a preparar. Pelo menos em Oliveira de Azeméis há método: de dois em dois mandatos, ajudam a “eternizar” o partido mas com a troca do candidato.

domingo, junho 15, 2008

UDO d'HONRA

Depois da vitória obtida hoje em Ribeirão, a UDO consegue, volvidos sete anos, subir novamente à Liga de Honra do futebol nacional.
Estão de parabéns todos os jogadores, equipa técnica e dirigentes.
O corolário de anos de trabalho sustentado - a equipa foi sendo mantida ao longo dos últimos anos - e que culmina com a subida depois de uma época a todos os níveis sensacional.

sábado, junho 14, 2008

Pavilhão em vias de penhora


Notícia publicada hoje no Jornal de Notícias, dá conta que o Pavilhão da UDO pode ser penhorado muito em breve, na sequência das dívidas à empresa M. F. Almeida, Lda, referentes às obras realizadas aquando do Mundial de Hoquei em Patins de 2003.
Uma má notícia que surge no final de um ano de bons resultados desportivos e que se espera, possa ser ultapassada no curto espaço de tempo.

quinta-feira, junho 12, 2008

quarta-feira, junho 11, 2008

O sinal que não vale!


Depois da entrada em vigor da nova postura de trânsito na cidade, os problemas de fluidez no centro são, a meu ver, bastante menores, tendo no entanto, provocado maiores congestionamentos na subida da Rua Dr. Salvador Machado.
Nesse sentido, o sinal de STOP para quem sobe esta rua foi suprimido, sendo dada prioridade a quem entra na zona de Santo António por forma a aumentar a fluidez do tráfego.
Acontece que este novo sinal (aproximação de estrada com prioridade, conforme foto) não tem valor legal uma vez que não foi aprovado pela Assembleia Municipal que é quem tem esta competência.
Obviamente que este post é apenas um alerta para eventuais acidentes que possam ocorrer e que poderão ser imputados à edilidade.
Entendo que se tente corrigir as situações no menor curto espaço de tempo, mas estes casos devem fazer-nos repensar nas burocracias que existem para legalizar um sinal de trânsito.
A título de exemplo, se uma Junta de Freguesia pretender colocar um sinal de trânsito, deve fazê-lo aprovar em reunião do executivo, de seguida submeter à aprovação da Assembleia de Freguesia, o que pode acontecer apenas dois a três meses depois para não ter que realizar sessõesextraordinárias e de seguida será aprovado em reunião do executivo camarário que, depois disso, solicita o agendamento para aprovação na Assembleia Municipal.
Com facilidade, estes timmings ultrapassam os seis meses. Será aceitável para se colocar um mero sinal?

sábado, junho 07, 2008

Em cima da estrada

A construção das novas instalações da Escola Superior de Enfermagem, é um acto que se saúda e que virá, certamente, aumentar a visibilidade do Município.

O que já não me parece muito correcto, é a construção do edifício, praticamente em cima da via de acesso à variante, como a foto documenta.


sexta-feira, junho 06, 2008

Erro cirúrgico!

Recuando um pouco o filme lembramos que há cerca de dois anos estiveram em discussão dois traçados possíveis da A32, intitulados A e B. Na altura as Juntas de Freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis defendiam a opção A, e a Câmara Municipal a opção B, porque estava previsto a construção da EN327.
Sobre a possível alteração do traçado da A32, o Correio de Azeméis, na edição desta semana, escreve as linhas que transcrevi em cima e nas quais informam os leitores, que as Juntas de Freguesia do Concelho optaram pela solução A e a Câmara Municipal, a opção B, aquela que viria a ter parecer favorável da Secretaria de Estado do Ambiente e, mais tarde, a ser incluída na concessão da referida autoestrada.
Acontece que este erro é clamoroso e denota total desinformação por parte do autor da notícia - Emanuel Rodrigues. Bastava para tal que o autor da notícia lesse do mesmo jornal de 19 de Setembro de 2006, em que é dito taxativamente que a maioria do executivo camarário defende a opção A à semelhança da CM S. J. Madeira e de Santa Maria da Feira.

quarta-feira, junho 04, 2008

Que grande desculpa!


"...O que acontece no Sul do concelho é que vamos ter de passar água e saneamento por zonas que não são habitáveis até chegar às populações. E não estamos a falar de meia dúzia de quilómetros. Há povoações muito dispersas no Sul do concelho e assim é muito mais difícil fazer obra. Temos de gastar milhares e milhares de euros” (...) “Só ainda não temos uma maior cobertura porque há zonas no sul do concelho desertas”. Correio de Azeméis de 03 de Junho de 2008
...
Comentário I: Já ouvi uma frase parecida com esta e, na altura, caiu o "Carmo e a Trindade"
...
Comentário II: No norte do concelho estão as "verdadeiras vilas" e no sul as "aldeias"