sábado, setembro 29, 2007

Percurso dos Espigueiros

image6001 Este percurso pedestre é de interesse ambiental e etnográfico, desenrola-se dentro da aldeia de Vilarinho de S. Luís, na área agrícola e florestal circundante. A aldeia, parte integrante da freguesia de Palmaz, caracteriza-se por traços de ruralidade, por uma agricultura de subsistência em torno do milho, da vinha e dos recursos florestais. Tem nos seus muitos espigueiros os objectos “eruditos”, a que o percurso pretende dar a conhecer um pouco.

Se aceder ao link do blogue pode consultar o folheto informativo e dar umas caminhadas por um local sui generis do concelho

Retirado do blogue dinus.blogs.sapo.pt

Menezes perde em O. Azeméis mas vence no País

Em 11 de Abril de 2005, o Rui Nelson escrevia neste espaço dizendo o seguinte:

É caso para dizer: querem saber quem ganha o próximo Congresso do PSD? É simples, vejam quem apoia o PSD de Oliveira de Azeméis. Está aí a resposta.

Pois bem, a tradição já não é o que era pois apesar de ter tido uma vitória confortável no concelho de O. Azeméis e de ter vencido no distrito por apenas 12 votos, Marques Mendes perdeu as eleições.

sexta-feira, setembro 28, 2007

Confraria das Papas de S. Miguel, Oliveira de Azeméis

Confraria das Papas de S. Miguel vai entronizar, dia 29 de Setembro, os seus primeiros confrades. A cerimónia contará com a presença de diversas entidades e pretende envolver toda a comunidade oliveirense.
Nesta cerimónia, que é dividida em três partes: a primeira de boas-vindas, a segunda será dedicada à entronização propriamente dita e termina com um almoço é feito um apelo ao “bairrismo” dos oliveirenses e um pedido à população para colocar colchas às janelas por onde passará o desfile.
O cortejo sairá do Cine-Teatro Caracas, onde vai decorrer a cerimónia de entronização, seguindo pelas ruas pedonais até à igreja matriz de Oliveira de Azeméis.
O almoço está aberto a todas as pessoas que queiram participar e “degustar a ementa da Confraria”, uma ideia reforçada pelo presidente afirmando que ”só assim esta iniciativa tem sentido”.
Os interessados em participar neste almoço podem ligar para o 917 157 160 (Amadeu Carvalho) ou então contactar através do e-mail
confrariapapassmiguel@gmail.com.

Durante a tarde de hoje, a TSF, entre as 16h e as 16h30m abordará este evento gastronómico com a presença do chefe Lindolfo Ribeiro.

quinta-feira, setembro 27, 2007

“A realidade tem muita força…”

Só quem não quer ver, porventura os mais fanáticos, aqueles que são capazes de afirmar diante de uma pedra que é um pau, é que não admitem que o PSD local, aquele que tem conduzido politicamente a autarquia Oliveirense, está moribundo. Quem quiser que esbraceje, aplauda, faça piruetas com as palavras ou fale alto. Já não dá para esconder os remendos no fato e os sapatos rotos. Só quem não tem amor à sua terra, mesmo sendo da cor, é que continua ainda a defender esta politica desastrosa, este buraco financeiro sem fundo, esta demagogia sensacionalista de apresentação de obra ao sabor da corrente, do dinheiro disponível e dos ciclos eleitorais. Presumo que até os presidentes de junta PSD estejam a chegar ao limite e só a obediência férrea os façam ainda estar publicamente caladinhos. Vamos ver até quando.
Depois de não termos zonas industriais dignas desse nome, de termos perdido a batalha da água e do saneamento (parece que agora só os privados é que nos vão valer), de termos deixado chegar até à ultima a questão do centro vidreiro, de termos que lançar garrote às associações e às juntas de freguesia, de termos um largo do gemini há anos no pára arranca, de termos um deficit brutal, de termos chegado aos piores lugares nos índices estatísticos é que vêm admitir afinal que existe um “desequilíbrio estrutural” que é preciso combater com mais um empréstimo.
Depois, e para mostrar trabalho “hipotecam-se” ou desbaratam-se terrenos no centro da cidade para centros comerciais. Todos, todos um dia estarão em Oliveira de Azeméis para dar emprego ao pessoal. Autoriza-se a construção de unidades fabris ao lado do centro sempre com a desculpa que é preciso empregar a malta. E depois com a arrogância de sempre e no alto dos seus pedestais dizem sempre que o povo é que assim quer e que serão eles a resolverem os problemas criados. Para o PSD local os outros partidos são uns acessórios da democracia, existem só para eles não irem sozinhos a jogo. Infelizmente Ápio Assunção é o símbolo do estado a que chegou a politica concelhia e representa bem o desnorte e até mesmo a aflição a que se chegou. Hermínio Loureiro fugiu a tempo. Sobra Ricardo Tavares. Está tudo dito. Talvez lá no fundo, mesmo no fundo, haja já no seio do PSD quem pense por momentos que a derrota no próximo acto eleitoral seja a única forma de se verem livres de tais trapalhadas. Só que obviamente não o admitem.
Como disse Francisco Sarsfield Cabral no jornal Público de 02 de Julho de 2007, pág. 43, “a realidade tem muita força, mesmo quando não gostamos dela”. É mesmo isso, a realidade é dura para os Oliveirenses e para o PSD local, independentemente de estarem ou não lentamente a habituarem-se a ela. Até quando?...

terça-feira, setembro 25, 2007

All Stars Game - D. Ximenes Belo

DSC00699

Foto dos "pseudo-jogadores" do encontro de solidariedade para com Timor Leste. Nele participaram três contributors deste espaço: Pedro Marques, Rui Nelson Dinis e eu próprio.

De realçar que o guarda redes da equipa branca foi o vereador Ricardo Tavares, que se não tiver futuro na política sempre pode tentar a equiva de veteranos da UDO pois apresentou bons reflexos.

Conhecido promotor do Shopping

A Martifer, empresa sedeada em Oliveira de Frades, apresentou a única proposta para aquisição dos três imóveis alienados pela Câmara Municipal.
A abertura da única proposta apresentada, no valor de 2.510.000,00 euros, 10.000 euros acima do preço-base estabelecido pela autarquia, realizou-se ontem, pelo que, a construção do futuro centro comercial será da responsabilidade daquela empresa. Aliás, ainda recentemente, o Grupo Martifer adquiriu 60% da Global Shopping, empresa especializada na gestão e comercialização de centros comerciais, para potenciar o negócio do grupo nesta área em Portugal e no Leste Europeu. Refira-se que a Global Shopping tem um portfólio interessante na gestão dos centros comerciais, que inclui o Carrefour (Aveiro), Twin Tour (Lisboa), Ferrara Plaza (Paços de Ferreira) e Viseu Retail Park.
Fonte: Correio de Azeméis

Concerto de Pedro Barroso

Pedro Barroso, um nome inconturnável do panorama musical português, vai apresentar-se no palco do Cine-Teatro Caracas acompanhado da sua banda.

Considerado como um dos últimos trovadores de uma geração de coragem que ajudou pela canção a conquistar as liberdades democráticas para Portugal, continua a constituir-se como uma alternativa sempre diferente nos seus concertos, repletos de emoção e coloquialidade.

Data: 20 de Outubro     Local: Cine-Teatro Caracas
Hora: 21h30    Entrada: 5 €    Reservas: 256682408

domingo, setembro 23, 2007

"Desenvolvimento"

Em terras de Azeméis já se passou de azémolas para cavalos...
(..mera coincidência com a Mostra Equestre)

Antevisão....


Chinatown ?
T......Tower ?

sábado, setembro 22, 2007

CTT de Macieira de Sarnes alvo de assalto

O balcão dos correios da Junta de Macieira de Sarnes, Oliveira de Azeméis, foi assaltado à mão armada e agora a Junta de Freguesia vai ter de assumir a responsabilidade do roubo e pagar aos CTT os quase 2300 euros levados pelo ladrão.

Segundo o presidente da autarquia, Narciso Pinho, esta situação está prevista no protocolo assinado com os Correios, semelhante a outros onde sejam as Juntas de Freguesia a assumir estes serviços.
Além de assumirem o pagamento dos funcionários, as juntas também são responsáveis em caso de assalto ou desvios de dinheiro. Em troca, os CTT pagam uma verba inferior a 500 euros mensais.
Situação idêntica ocorreu na Junta de Freguesia de Fajões, há cerca de meio ano, e também aqui foi a edilidade a assumir o pagamento aos CTT de cerca de 2500 euros.

sexta-feira, setembro 21, 2007

Jantar do Blog

Depois de diversas solicitações e algum atraso na marcação, da minha responsabilidade, fica agendado para dia 28 de Setembro, pelas 20:30, o 2º Jantar do Blog, em local a definir.

Os interessados devem inscrever-se aqui ou enviar uma mensagem de correio electrónico para heldersimoes@netvisao.pt.

D. Ximenes Belo em Oliveira de Azeméis

O Rotary Club de Oliveira de Azeméis promove, inserido no ‘Mês das Novas Gerações’, um jogo de solidariedade com o objectivo de angariar fundos para o programa de bolsas de estudo do clube. No mesmo dia D. Ximenes Belo vai participar numa palestra intitulada ‘Educação para a Paz’.

O evento decorre no próximo dia 22 de Setembro. O jogo de futebol terá início às 17h30 no campo de treinos do Centro de Formação de Futebol.

O ingresso no jogo será mediante um donativo facultativo.

quinta-feira, setembro 20, 2007

Mostra Equestre

mostraeq

Decorre este fim de semana no local do antigo mercado provisório, o mesmo local que servia de estacionamento económico e que será vendido para o promotor do shopping e que acolherá uma mostra equestre organizada pela Quinta do Cercal em parceria com o 4º Bairro e com a Azeméis FM.

Vanessa Fernandes no Pinheiro da Bemposta?

Grupo Juvenil do Pinheiro da Bemposta apresentou a XVIII edição do Grande Prémio S. Paio, que poderá contar com a presença da atleta Vanessa Fernandes.
A decorrer no próximo domingo, na Vila de Pinheiro da Bemposta, tal como é habitual, cerca de um milhar de atletasirão percorrer os 10 km do percurso, num dos mais bem sucedidos eventos desportivos que se realizam entre nós. A confirmar-se a sua vida, será mais um estímulo para a actividade deste grupo desportivo.

quarta-feira, setembro 19, 2007

Resultado Inquérito sobre a Localização da Pista de Atletismo

À questão "A Pista de Atletismo deve ser instalada em", as respostas obtidas foram as seguintes:
Cucujães 23 (29%)
Pinheiro da Bemposta 7 (8%)
Noutra freguesia 38 (48%)
Não é necessária 11 (13%)

terça-feira, setembro 18, 2007

Ano lectivo arranca com menos 9 escolas primárias

Começou o ano lectivo no concelho, sem grandes alaridos mas com alterações significativas em algumas freguesias que viram encerradas alguns estabelecimentos de ensino - Figueiredo e Igreja (Santiago de Riba-Ul), Côto (Fajões), Besteiros (Travanca), Nespereira (Palmaz), Azagães n.º 2 (Carregosa), Selores (Ossela), Teamonde (Carregosa) e Vilarinho (Cesar).
O encerramento é justificado pela redução do número de alunos, pelo que a manutenção dos mesmos espaços corresponderia a uma degradação da qualidade pedagógica com turmas compostas por alunos de diversos anos. Contudo, esta situação não é compreendida por muitos encarregados de educação a quem estas novas regras implicam mudanças significativas no seu quotidiano, nomeadamente ao nível das deslocações para os novos estabelecimentos de ensino.
No entanto, o futuro, como temos visto um pouco por todo o país, é a criação de Centros Escolares dotados de excelentes condições físicas e materiais.
Por cá, no entanto, ainda não temos nenhum exemplo pois a construção do Centro Escolar de Azagães, em Carregosa, cuja conclusão esta prevista para finais de 2007, está atrasada em virtude de problemas financeiros do próprio empreiteiro e que, em entrevista ao Jornal Correio de Azeméis, o vereador do pelouro da educação assume neste caso, que não se deve a falta de pagamento por parte da Câmara Municipal.

domingo, setembro 16, 2007

Poder de Compra Concelhio

O Intituto Nacional de Estatística apresenou, na semana passada, o Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio. Mais uma vez, os dados não são nada animadores, ficando o Índice de Poder de Compra de Oliveira de Azeméis, claramente abaixo da média nacional (índice 100), da média da região norte (85,45) e, inclusivamente, abaixo da média da zona do Entre Douro e Vouga (79,51).
Arouca 53,63
Oliveira de Azeméis 75,01
Santa Maria da Feira 81,49
São João da Madeira 115,71
Vale de Cambra 74,38
Albergaria-a-Velha 75,54
Aveiro 125,28
Estarreja 73,17
Ovar 81,54

Confias?!

De volta à minha linda terra… e à conversa com Vocês…
E de volta à lide, apercebo-me de quanto é trabalhador o nosso estado, preocupado com os grandes problemas nacionais, buliu, como um escravo, na labuta legislativa, publicando em pleno mês de Agosto, diplomas tão importantes, nomeadamente, alterou o Código Civil, o Código de Processo Civil, o Código de Insolvência e de Recuperação de Empresas, o Seguro de Responsabilidade Civil, Carta dos Direitos de Acesso a Cuidados de Saúde, o Acesso aos Documentos Administrativos, o Regime de Acesso ao Direito e aos Tribunais, nova Lei da Corrupção Desportiva, alterou substancialmente o Código Penal e o Código Processo Penal, o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, Orgânica da PSP, Regulamento Geral do Ruído, 10ª alteração do Código de Registo Civil, etc., etc.
Depois, arrepio-me e emociono-me ao ver os “Lobos” cantar o Hino Nacional e a Vanessa Fernandes a ganhar tudo e a todos, e pergunto-me: “Onde está o orgulho nacional?”… “O que nos faz amar a nossa pátria, a nossa terra?” Será que só em “pequenos” actos ou momentos somos capazes de mostrar devoção pelo o que é verdadeiramente nosso? Pelo que de nós faz parte, como faz um braço ou uma perna? Que não podemos vender e que morrerá connosco? QUE É SERMOS PORTUGUESES!
PORTUGAL ocupa o 18º lugar no ranking dos países de confiança global (países que transmitem confiança em áreas de maior importância), lista liderada pelo Reino Unido, seguida da Alemanha e do Canada, sendo que a Espanha ocupa o 12º (se não fosse os problemas de terrorismo da ETA, eu pergunto onde estaria), ao passo que o Irão é o país que menos confiança transmite.
Bom, eu vou ser sempre português, orgulhosamente português, mas não confio num estado que altera profundamente o quadro legal mais substancial do nosso ordenamento jurídico, num mês em que o País está de férias, sem dar voz aos milhares de Juízes, Procuradores da República, Oficiais de Justiça, Funcionários Judiciais e Advogados, que todos os dias trabalham para a justiça.
Cada alteração legislativa tem implicado menos rigor na aplicação da lei, e quanto menos rigor existe, menos o povo percebe as leis que lhe são impostas, levando concomitantemente ao desrespeito dessa mesma lei. RESULTADO: ANARQUIA!
QUESTÃO: Continuamos a amar a nossa Pátria mas ainda confiamos nela?!

quarta-feira, setembro 12, 2007

Campanha à liderança do PSD com movimentações em O. Azeméis

No passado sábado, Marques Mendes jantou no Hotel Dighton com 200 mulheres social democratas da região do Entre Douro e Vouga. Hoje, foi anunciado o nome de Nuno Pires, como mandatário concelhio da candidatura de Luis Filipe Menezes.

Não havia necessidade

Esta fotografia foi tirada ontem, pelas 18h, na freguesia de S. Roque, mas poderia ter sido noutro local do concelho pois ao que apurei, o mesmo se verificava noutras zonas do concelho.
É certo que denota alguma falta de civismo pois o lixo não deveria ser colocado no chão, estando o contentor repleto, mas a recolha já não é efectuada desde sexta-feira.
No entanto, foram várias as pessoas na freguesia que, ao longo do dia, foram manifestando a sua insatisfação pelas imagens terceiro mundistas e mau cheiro em redor. A insatisfação é ainda maior, porque desde início do ano, todos os oliveirenses foram chamados a pagar a taxa de recolha do lixo (algo que só os consumidores de água pagavam) pelo que os níveis de exigência também aumentam.
Assim, é incompreensível que, tendo aumentado, e muito, a receita sobre a prestação deste serviço, a qualidade do mesmo tenha decrescido de forma tão acentuada. Tal viragem aconteceu depois de Novembro de 2006, data em que em algumas freguesias, o serviço de recolha passou a ser assegurado pelos serviços camarários e não pela empresa que tinha sido contratada.

terça-feira, setembro 11, 2007

Obras na Urgência arrancaram ontem

Já muito se escreveu neste blog sobre a necessidade de requalificação das urgências do Hospital S. Miguel, um espaço que não oferecia as condições mínimas para o atendimento a todos quanto dele necessitam.
O Jornal Correio de Azeméis, na sua edição de hoje, dá conta que as mesmas já tiveram início.
Uma boa notícia para os utentes e profissionais de saúde que, ao que tudo indica, até final do ano terão uma casa renovada caso não existam percalços pelo caminho.

CMOA pretende contraír empréstimo de 16 milhões de euros

Para fazer face a "uma situação de desequilíbrio financeiro estrutural", conforme consta do Estudo do Equilíbrio Financeiro Municipal, realizado em Agosto deste ano, o executivo pretende contrair um empréstimo de 16 milhões de euros, para fazer o saneamento financeiro da autarquia. Das condições constantes na proposta, o mesmo terá uma vigência de 12 anos e um período de carência de 3 anos.
Esta Câmara Municipal não chegou agora. Não está nem pode estar surpreendida com a situação financeira nem pode desconhecer as suas causas. Agora já não é só a oposição a denunciar o gravíssimo estado das finanças e a insustentabilidade desta gestão, nem são só os fornecedores, colectividades e Juntas de Freguesia que se lamentam e sofrem as consequências dos atrasos de pagamento sistemáticos por parte da CM O. Azeméis.
A ser contratado este empréstimo, não nos moldes sugeridos pela CMOA, mas enquadrado no art. 41º da Lei 2/2007 a actividade da Câmara passaria a ser “tutelada” pelo Governo!
Não é isso que os oliveirenses querem – quem nos hipotecou o presente que não nos estrague o futuro.

sexta-feira, setembro 07, 2007

Presidente da Câmara acusado

Diário de Aveiro 2007.09.07
Francisco Manuel
O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Ápio Assunção, foi acusado pelo tribunal de três crimes de falsificação, um de peculato de uso e outro de abuso de poder

O Tribunal de Oliveira de Azeméis acusou formalmente o presidente da Câmara local, Ápio Assunção, de três crimes de falsificação, um de peculato de uso e outro de abuso de poder, apurou o Diário de Aveiro. Também um funcionário é acusado de um crime de falsificação e abuso de poder.
O processo foi iniciado com denúncia anónima, que deu origem a uma investigação da PJ do Porto, que apontava para seis suspeitos, incluindo os dois agora acusados, todos funcionários da autarquia e uma empresa de construção civil. A nossa reportagem sabe que quatro dos processos foram arquivados.
A acusação foi proferida a 2 de Agosto e os dois acusados já pediram a abertura da instrução do processo. Este processo envolve alegados desvios de materiais dos estaleiros da Câmara Municipal, numa altura em que Ápio Assunção era ainda vice-presidente da autarquia.
A notícia das investigações da PJ foi avançada em Maio, citando uma fonte anónima, que revelava que as averiguações se iniciaram em 2001. Segundo um jornal semanário local, a PJ «ter-se-á deparado com outras situações» que terá levado a ouvir «dezenas de funcionários e responsáveis autárquicos, bem como empresas do ramo da construção civil».
Logo na altura, a líder do PS de Oliveira de Azeméis, Helena Terra, pediu a «cabeça» do presidente da autarquia, sustentando que ele «não tem condições para se manter no exercício do seu cargo», explicando que quem está «sob suspeita é o representante máximo do município» e, por isso, acrescenta, «a pouca credibilidade que existia, deixou de existir».
Ápio Assunção não se pronuncia sobre este assunto, remetendo-se ao silêncio, segundo fonte do Gabinete de Imprensa da Câmara de Oliveira de Azeméis.

64 mil euros para o lixo


A foto mostra o denominado Parque Abílio Campos, local onde os oliveirenses podem estacionar durante o dia, por 0,50€

A sua edificação, em finais do ano passado, custou 53 mil euros acrescidos de Iva e esteve a cargo da empresa Costaparques, Lda.

Agora, nem um ano depois, a CMOA vai, literalmente, deitar ao lixo estes 64 mil euros pois o mesmo irá desaparecer.

Havia necessidade?

quarta-feira, setembro 05, 2007

Para onde vai a Pista de Atletismo


No último jantar do Grupo Juvenil do Pinheiro da Bemposta, o tema central de todos os discursos foi a tão badalada Pista de Atletismo que está a ser disputada, supostamente com base em promessas efectuadas antes das eleições, pelas freguesias do Pinheiro da Bemposta e de Cucujães.
Dois anos depois, tudo permanece como dantes, e este bairrismo saudável de cada freguesia está, e meu ver, a prejudicar uma decisão. Eleitoralmente, Cucujães é a freguesia mais populosa do concelho com 9830 eleitores contra os 2920 do Pinheiro da Bemposta que é, como todos sabemos, a terra de origem do Presidente da Câmara Municipal.
Assim, politicamente, Cucujães vale 3,37 vezes mais que Pinheiro da Bemposta, pelo que se trata de uma decisão complicada para o executivo.
Por outro lado, neste momento ambos os clubes, se pretenderem uma pista de atletismo, têm que se deslocar a Aveiro pelo que qualquer localização dentro do concelho será, inegavelmente, mais benéfica do que a manutenção deste estado de indecisão.
Correndo o risco de ser mal interpretado, mas porque entendo que a Pista, apesar de a sua localização estar definida para O. Azeméis, não se destinar apenas para o nosso concelho, a sua localização deve ser definida em termos de acessibilidades aos concelhos vizinhos, pelo que os terrenos que ladeiam a variante de acesso à Auto-Estrada poderão ser a melhor localização para esta infra-estrutura e que, bem vistas as coisas, não distam muito de Cucujães e do Pinheiro da Bemposta.
Mas, como não estou na posse de todos os compromissos já assumidos nem das condições técnicas necessárias para esta obra, é uma mera opinião pessoal.

TUAZ já no dia 17...

O serviço de Transportes Urbanos de Azeméis (TUAZ) vai entrar em funcionamento já no próximo dia 17 de Setembro, coincidindo com a realização da Semana da Mobilidade, entre 17 e 22 do corrente mês.
Segundo a CMOA a influência dos «Tuaz» compreende a zona entre Silvares e Santiago de Riba Ul, beneficiando a zona industrial, o hospital, o futuro centro de saúde e as escolas da cidade. Também as pequenas e médias superfícies vão integrar a linha dos «Tuaz».
O percurso, de aproximadamente quatro quilómetros, (n.r. no concurso estavam previstos 12,8km) vai ser amplamente divulgado em cartazes que serão colocados nas paragens do autocarro, bem como os horários praticados.
O preço do circuito (n.r. no concurso estava estipulado que não poderia ultrapassar os 0,80 euros) – que inclui 26 paragens – é de 0,70 euros para o público em geral e de 0,50 para as crianças (entre os quatro e os 12 anos), idosos e pessoas portadoras de deficiência.
De realçar que a entrada em vigor deste serviço corresponde ao estabelecido aquando do lançamento do concurso que previa a entrada em vigor, previsivelmente, no dia 16 de Setembro, facto que deve ficar registado.

terça-feira, setembro 04, 2007

UDO - Nova época, no site

Numa época que começou bem para o futebol da UDO, com duas vitórias noutros tantos jogos, eis que surge também o novo endereço na internet para todos quantos pretenderem acompanhar o dia a dia do clube, nas suas diversas modalidades.

sábado, setembro 01, 2007

Reciclagem Informática

Na televisão também passam algumas boas notícias. Eis o exemplo do Projecto EDV Solidário que tem proporcionado a reciclagem de muito material informático e a sua reconversão para novas utilizações.

Espectáculos motorizados

Os espectáculos morotizados não autorizados que vão decorrendo em O. Azeméis, um dia vão acabar mal. Este é um pequeno exemplo retirado do site Youtube.
Há que tomar medidas!