terça-feira, julho 31, 2007

"Casa dos Monteiros" sem valor histórico

A entrevista concedida pelo vereador Ricardo Tavares ao jornal Correio de Azeméis é, em meu entender, o primeiro passo que é dado no sentido de viabilizar a construção em altura na zona em apreço.
Só espero que, se assim fôr, não se caia na tentação de viabilizar a construção de edifícios megalómanos descaracterizadores da zona envolvente e inibidores do desenvolvimento futuro da zona em que se inserem.

domingo, julho 29, 2007

Vidro de regresso a O. Azeméis

Algumas fotos do projecto Berço Vidreiro que pode ser visitado na remodelada Casa das Heras, no Parque de La Salette.


A história de uma visita

Era uma vez...
Na semana de 9 a 13 de Julho, o gabinete do Ministro juntamente com a Adm. Regional de Saúde do Norte e Centro, encetaram contactos para uma ronda de visitas a hospitais da zona norte e centro - o que veio a ocorrer nos dias 23 e 24 de Julho e que resultou na assinatura do protocolo.
Como tal, estes organismos contactaram com a Câmara Municipal dando conta das intenções da visita do Ministro na qual seria assinado o referido protocolo.
Nesse sentido, munido da informação de que estaria para breve a visita, eis que
"Está a chegar o momento em que o Ministro da Saúde, Correia do Campos, deve dar um sinal a Oliveira de Azeméis. Era bom que o senhor ministro visitasse o nosso hospital para garantir que as obras das urgências serão feitas e transmitir confiança à população, em primeiro lugar, e também ao pessoal médico. Deste modo o senhor ministro poderá dissipar todas as dúvidas que ainda possam pairar. Fica aqui o convite, fica aqui o desafio, vamos ver se ele aceita."
Bloco de Notas de Hermínio Loureiro publicado no C.A. de 17 de Julho
“Desafiei, na semana passada, o ministro da Saúde, Correia de Campos a visitar o nosso Hospital para dar esperança aos profissionais que trabalham todos os dias em situações pouco dignas. Há notícia que ele virá na próxima terça-feira [hoje] visitar o nosso Hospital. Merece obviamente uma nota positiva”.
Bloco de Notas de Hermínio Loureiro publicado no C.A. de 24 de Julho
Cada um que tire as suas conclusões...
OBS: Para ajudar, eu tive conhecimento da visita no dia 12 de Julho.

sábado, julho 28, 2007

No próximo ano: uma ida à Lua ?

Há alguns dias atrás, um cidadão do nosso concelho manifestou-me a sua indignação. Certo agente político pediu-lhe um contributo monetário para levar os ‘velhinhos’ da sua freguesia numa viagem de avião a um determinado destino.

No ano passado, o peditório teve como objectivo levar ‘os velhinhos’ a um arraial minhoto.

Por este andar..para a próxima será uma viagem à Lua ?

O (des)crédito dos Partidos

Uns (PS) arregimentam pessoas de Cabeceiras de Basto ou do Alandroal, à laia de uma ida a Fátima ou às Grutas, para ‘abrilhantar’ uma festa que ao concelho de Lisboa dizia respeito.

Outros (PSD) tinham (será que já não terão ?) uns esquemas montados para, em cima dos actos eleitorais internos, arregimentarem votantes em ‘A’ ou ‘B’ a troco de pagamento de quotas partidárias.

Ainda a visita do Ministro da Saúde …

Quem fala verdade?

Uns dizem (i.e. diversa imprensa) que o Ministro visitou O.de Azeméis (bem como Ovar e Estarreja) por sua iniciativa e no âmbito da sua acção ministerial.

Outro, Hermínio Loureiro, comentador político da Azeméis FM, na sua rubrica
bloco de notas (última edição do Correio de Azeméis ) afirma “ Desafiei, na semana passada, o ministro da Saúde, Correia de Campos a visitar o nosso Hospital para dar esperança aos profissionais que trabalham todos os dias em situações pouco dignas. Há notícia que ele virá na próxima terça-feira [hoje] visitar o nosso Hospital....”.

Notável! A agenda política de um Ministro a ser ditada por um comentador político !
Ou foi mais um
soundbyte ?

Elogios florais

Ministro elogia autarca. Autarca elogia Ministro.
Parece estranho, não é?
Ou será que ambos, conhecedores da sabedoria popular, se lembraram de alguns aforismos como ‘dividir para reinar (não teria o Presidente da Câmara de S.J.Madeira ficado com as orelhas a arder?...) ou ainda “ se não os consegues vencer junta-te a eles”

quinta-feira, julho 26, 2007

Ambiente

Como em anos anteriores, venho mais uma vez falar-vos de Ambiente, e em particular no flagelo dos incêndios. Fruto de um Verão atípico, o País não tem sofrido os horrores de outrora com matas, florestas e casas a arder.
Contudo, continuamos a negligenciar a limpeza dos terrenos e das matas do nosso concelho. Aliás, uma coisa que me incomoda profundamente (e certamente a muitos de Vós) é constatar a pobreza de espírito de alguns que se esmifram na lavagem semanal do seu Véhicule e em redor da sua habitation (falo em francês, por há gente muito fina no nosso concelho que não pode ser vista na rua a “apanhar ervas”), abunda o esterco e o matagal.
Enfim, depois deste desabafo, saliento em primeiro lugar o papel da autarquia nesta matéria, que num caso concreto entre outros que tomei conhecimento, após a participação de um munícipe de Cucujães, cujo terreno contíguo à sua casa, se encontrava cheio de silvas e lixo, a CMOA notificou o proprietário do terreno, com envio de cópia ao requerente, tendo o mesmo sido limpo, no prazo de 10 dias após a entrada do requerimento.
Por outro lado, não posso deixar de chamar à colação, com enorme entusiasmo, o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas, programa esse dirigido aos jovens dos 18 aos 30 anos, com vista a incentivar a participação no grande desafio que é a preservação da natureza e da floresta em particular e reduzir, assim, o flagelo dos incêndios, através de acções de prevenção.
As áreas de actividade são a sensibilização das populações, a vigilância, a limpeza e o inventariado. Para tal, basta inscreveres-te na Loja Ponto Já, ou em qualquer Delegação do IPJ, preenchendo um formulário e assinar uma Declaração de Honra, recebendo, por isso, € 12,00 diários, seguro e equipamento.
Uma última palavra para os Bombeiros Voluntários do concelho de Oliveira de Azeméis, que com o seu esforço e dedicação, serão provavelmente a instituição que, actualmente, mais prestigia o concelho por esse País fora.

quarta-feira, julho 25, 2007

Morreu no buraco do elevador

No mês de Janeiro de 2006, escrevi aqui no blogue sobre o perigo dos prédios abandonados, algo que infelizmente voltou a ter consequências como se pode constatar na notícia publicada hoje no Jornal Correio da Manhã. Será que é desta que se tomarão medidas preventivas?

terça-feira, julho 24, 2007

Há festas e festas... (parte II)

Ao ler o Correio de Azeméis, fiquei estupefacto com o teor da intervenção do Presidente da Assembleia Municipal que é simultâneamente Presidente do Conselho de Administração da Fundação La Salette, quando afirma que a isenção concedida à Fundação La Salette no que concerne ao pagamento das taxas é “uma forma de atrair os comerciantes. As pessoas queixam-se das festas de La-Salette mão terem o divertimento A ou o divertimento C quando comparam com outros concelhos. Agora com a isenção do pagamento de taxas é possível recebermos esses tais divertimentos”.
Aconselho-o vivamente a reler o que foi aprovado - isenção, nos termos gerais de direito, do pagamento das taxas devidas para o licenciamento das Festas de La Salette para o ano de 2007.
Assim sendo, os comerciantes e os divertimentos terão necessariamente que continuar a pagar as taxas devidas pois a deliberação da Assembleia Municipal não é extensível a taxas que sejam devidas por outras entidades que não a Fundação La Salette.
A nota positiva é que admite que esta isenção seja extensível a todas as restantes festividades, pena é que não tenha manifestado essa vontade durante a reunião da Assembleia Municipal.

segunda-feira, julho 23, 2007

Inquérito?!

Uma verdade irrefutável: O Jornalismo vive da Notícia.
E o que distingue os jornalistas é o que cada um deles é capaz de fazer por essa Notícia.
Contudo, o quadro que se apresenta abaixo não é nem noticia nem sondagem, nem artigo de opinião: não é nada!
Não corroboro com aqueles que literalmente consideram o jornal “persona non grata”, mas já fiquei chocado com o título de uma das edições passadas: “FESTIVAL DA JUVENTUDE – UM VERDADEIRO FRACASSO”. Este é daqueles títulos de jornal que, para além de falacioso, em nada contribui para o bom-nome do jornalismo. Mesmo que fosse verdade, o que não é, mas mesmo admitindo-o, o que ganha um jornal em pôr de lado o seu papel informador, não olhando a meios para aniquilar um programa estudantil que começa a dar os primeiros passos na “academia oliveirense”, para com isso criticar indirectamente a agenda cultural da CMOA.
Agora um artigo que começa desde logo por dizer que não tem o rigor de uma sondagem. Bom, então se não segue as regras e os requisitos de uma sondagem, segue quais e o quê? Com que critérios e que tipo de leitura se recolhe dos dados obtidos? É que se isto não for referido, vale do quê este tipo de artigos?
Aprioristicamente, somos forçados a pensar que cada um de nós estaria em condições de fazer o seu próprio inquérito de rua… contudo, o principal de um inquérito pode ser o objectivo que se pretende com ele mesmo. O tipo de inquérito muda consoante o resultado pretendido, basta para isso mudar a estrutura das perguntas, por exemplo.
O que lamento profundamente é que o Jornal Mais Alerta está a perder uma grande oportunidade de se afirmar no panorama jornalístico de Oliveira de Azeméis. Afirmar-se pela isenção e pela pluralidade de opiniões, afirmar-se pela verdade e não pelo sensacionalismo, contribuindo de uma forma decisiva para o esclarecimento da população, enriquecendo o seu papel critico e atento… E essa altura começa a perder-se… um jornal dificilmente conquista a sua respeitabilidade mas facilmente a perde.
Por último, quanto à publicação aqui, parece-me uma troca de galhardetes, com outro inquérito no Fórum Azeméis realizado, pelo que sugiro que não se faça do mesmo a página on-line do referido jornal porque para esse tipo de parcerias em não alinho. Penso que o Partido Socialista de Oliveira de Azeméis tem dado provas de competência, de rigor e dedicação ao concelho. É um grande partido, não precisa deste tipo de coisas.

Ministro da Saúde vem assinar protocolo

O Ministro da Saúde estará amanhã, pelas 09:30 em Oliveira de Azeméis, onde se prevê que venha assinar o protocolo com vista à instalação do Serviço de Urgência Básica que ficará sediada no Hospital S. Miguel.
Espera-se também que venha com boas notícias no que se refere às obras do Serviço de Urgências, pois o tempo de espera já ultrapassou largamente o que seria desejável.

sábado, julho 21, 2007

Inquérito Mais Alerta

O jornal Mais Alerta publica nas páginas centrais da última edição, o resultado dum inquérito que terá sido realizado ao longos dos últimos 45 dias e onde foram entrevistadas 1817 pessoas, segundo o qual, a actual maioria teria uma derrota nas próximas autárquicas.
OBS: Trata-se de um inquérito que não terá o rigor de uma sondagem.


sexta-feira, julho 20, 2007

«Ferreira de Castro» reconhece zelo de funcionário

Ao fim de 36 anos de trabalho, desde o antigo liceu até à actual Escola Secundária Ferreira de Castro, Manuel Vaz foi homenageado por professores e funcionários, actuais e antigos, que lhe reconheceram o valor, a dedicação e o zelo postos ao serviço daquela comunidade educativa. A festa foi preparada, com a conivência dos familiares mais próximos do homenageado, em segredo, porque mau grado ter ficado aposentado a partir do último dia 1 de Junho, o senhor Vaz, como é tratado e conhecido por todos, voluntariamente, continua a ir para o local de trabalho.

Não poderia deixar passar esta nota acerca daquele que é, para muitos, um marco da Escola Secundária Ferreira de Castro e do qual guardo muitas recordações.

quarta-feira, julho 18, 2007

Comprar e depois expropriar...

A CMOA, em 2004, defendeu e fez aprovar a autorização para a compra dos terrenos da denominada"Quinta da Cachana", algo que a oposição criticou mas que a maioria aprovou, permitindo ao Município a compra de pouco mais de 6000 metros quadrados quando necessitavam de apenas 2000 metros, pelo valor de 1.500.000 euros.
A justificação dada para a não expropriação do terreno, prendia-se com a urgência na realização das obras do troço 3 das ditas vias estruturantes, algo que não se compadecia com a demora na expropriação.
Com base nesse acordo, utilizaram o terreno a seu belo prazer e, volvidos três anos, "rasgam" o acordo e partem para um processo de expropriação. No curto prazo, tal pode afigurar-se um bom negócio, uma vez que pela via da expropriação apenas serão considerados 2000 metros. No entanto, estou certo que este assunto fará correr muita tinta e que os oliveirenses vão pagar muito caro esta decisão, uma vez que, de boa fé, os proprietários, sem terem recebido um tostão do acordado, permitiram que a autarquia utilizasse o terreno e agora são confrontados com uma decisão que coloca em causa os compromissos assumidos.

Há festas e festas...

A maioria PSD aprovou na última Assembleia Municipal a isenção do pagamento das taxas e licenças relativas ao licenciamento das Festas de La-Salette. Aprovo na íntegra esta medida, mas não consigo compreender o porquê de não tratar as restantes Comissões de Festas espalhadas pelo concelho da mesma forma. Mesmo depois de ter sido proposto pelo PS a extensão desta isenção as iniciativas do género, a maioria apenas contemplou as Festas de La Salette.
Caso para dizer, 19 freguesias, só uma isenção!

UDO - Reunião do Conselho Consultivo

Esta sexta feira reunirá o Conselho Consultivo da União Desportiva Oliveirense, depois de a mesma ter sido adiada pois esteve agendada para o passado dia 12.
Em cima da mesa vão estar pelo menos quatro temas - discussão sobre a actualização das quotas do clube, a integração do Oliveirense Futsal no clube, o eventual regresso do basquetebol sénior ao pavilhão Dr. Salvador Machado e a construção de um novo estádio para o futebol da Oliveirense.

terça-feira, julho 17, 2007

Travanca (também) esteve em festa

A inauguração da Nova Igreja de Travanca no passado fim de semana, marcou significativamente a freguesia tendo reunido diversas personalidades.
Todos os envolvidos na sua construção estão de parabéns e que a mesma esteja ao serviço da comunidade pois só assim se justificam estes investimentos suportados na sua quase totalidade pelos travanquenses.

domingo, julho 15, 2007

Carregosa em festa...

Panorâmica parcial da Praça


Foi ontem inaugurada a Praça de Carregosa, obra construída pela Junta de Freguesia com o apoio financeiro quase integral de Fernando Pinho Teixeira, industrial, proprietário da empresa Ferpinta, S.A.
Uma excelente obra que merece uma visita e que vem dignificar o centro desta vila.

sexta-feira, julho 13, 2007

Encerramento de Escolas

Segundo o Jornal A Voz de Azeméis, no próximo ano lectivo teremos menos 6 estabelecimentos do ensino básico a funcionar no concelho. Um assunto sempre delicado e para o qual confesso não ter elementos que me levem a concordar ou discordar da medida, mas um facto parece-me evidente - o país tem cada vez menos crianças - com todas as consequências que daí advêm.
Devo no entanto, realçar positivamente, a postura do vereador Albino Martins, que assume com frontalidade esta situação que, a verificar-se, deve significar sempre a melhoria das condições logísticas e pedagógicas das crianças.

quarta-feira, julho 11, 2007

Ponte da Minhoteira em mau estado de conservação

Já em 2004 escrevi no Correio de Azeméis que a ponte da Minhoteira (no limite de Loureiro com Pinheiro da Bemposta), em estado avançado de degradação, se encontrava com os muros laterais bastante amputados tornando a passagem mais arriscada, nomeadamente para peões ou velocípedes. Passados três anos está ainda pior o seu estado de conservação. Obras nesta ponte são urgentes. A foto diz tudo…

terça-feira, julho 10, 2007

UAC - Automóveis Antigos

segunda-feira, julho 09, 2007

50 mil visitantes

Mais um dia para ficar registado na memória deste espaço.
50 mil visitas desde o início a que correspondem cerca de 99300 páginas vistas.

Ataque aos comerciantes

Os comerciantes do concelho têm sido um dos alvos da fiscalização dos serviços camarários com o objectivo de arrecadar receita através de multas pelo facto de não terem toda a publicidade licenciada. Sendo certo que a falta de licenciamento por parte de alguns comerciantes pode criar situações de concorrência desleal relativamente a outros que cumprem com as suas obrigações, a atitude da Câmara Municipal poderia e deveria ser mais pedagógica.
Nesse sentido, poderiam os funcionários da Câmara Municipal, em vez de se deslocarem aos locais, fotografar a publicidade e dar início ao processo de contra ordenação, usarem uma postura mais pro-activa e "ajudar" os comerciantes com o processo burocrático de licenciamento e, dessa forma, conseguir arrecadar as verbas correspondentes às licenças mas "aliviando" o trabalho dos comerciantes.
É só uma ideia, mas que de certo, muito ajudaria os comerciantes sem prejudicar os "magros" cofres da autarquia.

domingo, julho 08, 2007

Fábrica da Lactogal avança

Segundo a imprensa nacional, a nova fábrica da Lactogal em Oliveira de Azeméis deverá estar em funcionamento em 2009, num investimento a rondar os 50 milhões de euros.
A mesma, a ser instalada no perímetro urbano da cidade, teve como um dos argumento para a sua viabilização, a criação de postos de trabalho no concelho mas agora sabemos que «o recrutamento para a nova fábrica, que ainda não tem o número de postos de trabalho definido, será feito nas duas unidades em actividade (onde trabalham 150 pessoas)», fonte Diário Digital.

quinta-feira, julho 05, 2007

Zona Industrial de Valdágua

Das nove zonas industriais, actualmente, existentes no concelho, apenas uma “será suprimida”, segundo a responsável pelo departamento da revisão do PDM. Trata-se da Zona Industrial de Valdágua, no Pinheiro da Bemposta, por onde passa “um dos corredores ecológicos”.

In Correio de Azeméis, de 15 de Maio de 2007

Os técnicos afirmam e os políticos contradizem, pois o Presidente da Câmara Municipal garantiu que a mesma Zona Industrial é para manter...

quarta-feira, julho 04, 2007

Jornadas de Literatura em Homenagem ao Escritor Ferreira de Castro


A Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro está a organizar as primeiras Jornadas de Literatura em Homenagem ao Escritor Ferreira de Castro sob o tema «Fazer de Ferreira de Castro uma leitura para todos», que se vai realizar nos próximos dias 6 e 7 de Julho no Auditório da Junta de Freguesia de S. Roque. No dia 7 pelas 14h00, realizar-se-á a apresentação da obra «O Guardião da Noite» do jovem escritor Henrique J. R. Padeiro.
Para visualizar e imprimir o programa destas Jornadas clique aqui.

Política "pouco" pura


Fez um ano de idade o programa "Política Pura" da AZFM, onde o Presidente da Assembleia Municipal veste a pele de político afastado das lides partidárias e assume o papel de comentador dos assuntos da semana.

Para festejar o aniversário, a opção escolhida foi a transmissão do programa em directo do Largo da República e não nos Paços do Concelho como tinha sido anunciado e que, a verificar-se, seria uma opção discutível.

A existência de programas deste formato é salutar, mas o nome escolhido é bastante infeliz pois a política faz-se do confronto de ideias e da pluralidade de opiniões, o que é manifestamente inexistente no órgão de comunicação social responsável pelo programa, com a agravante de ser a única rádio existente no concelho. O que dirá deste facto o comentador?

terça-feira, julho 03, 2007

Para a história...

A última Assembleia Municipal ficará para a história do concelho pelos piores motivos e que ultrapassou, a meu ver, os limites da cegueira politico partidária. A uma intervenção da Dr. Ana Jesus, em que apresenta uma proposta concreta, o Presidente da Assembleia Municipal, cumprindo o regimento, submete-a à inclusão na ordem de trabalhos, algo que foi prontamente chumbado pela maioria.
Ou seja, não foi sequer a proposta rejeitada pelo seu conteúdo, mas simplesmente rejeitada a sua aceitação para nem sequer discutirem o mérito ou demérito da mesma e votarem em consonância.