sexta-feira, junho 29, 2007

Aqui em Oliveira de Azeméis também existe muito...

"Agora que os blogues começam a sentar-se no banco dos réus, o que é normal em si mesmo porque a lei não pode ficar à porta da Rede se nela se cometerem crimes, independentemente do juízo que se possa ter sobre os casos da actualidade, há uma coisa que me parece indefensável: que o autor ou autores de um blogue não sejam responsáveis pelos comentários que publicam, anónimos ou não, caso as suas caixas de comentários sejam totalmente abertas. Por isso, os blogues que acham que lá por porem uma salva de prata, ou um prato de barro, em cima de um monte de lixo, podem ser vistos apenas pela prata ou pelo barro, enganam-se. O lixo dos comentários, tantas vezes puramente calunioso, está lá, à vista de todos e não serve nenhuma liberdade, nem nenhuma opinião "anti-sistema", muito menos o "povo" ou a democracia. Bem pelo contrário, serve quase sempre o pior dos sistemas, a mesquinhice da aldeia, a claustrofobia do boato e da insinuação, o crime da calúnia. Depois não se queixem." José Pacheco Pereira em www.abrupto.blogspot.com a 26 de Junho de 2007

quinta-feira, junho 28, 2007

Reflexão

Caríssimos Oliveirenses, vivemos uma época em que a política já nem é pensada… não que eu defenda que ela seja preenchida apenas por intelectuais, muito pelo contrário…, sou da opinião que ela perdeu muito da sua sanidade quando começou a ser invadida por puros teóricos… ela é de todos e para todos.
Contudo, a política tem que, por inerência, pensar assuntos do Estado e o estado das coisas, e este estudo é tão necessário, quanto a realidade quotidiana sofrer maiores e constantes mutações. Se tudo muda, não pode a “Mãe Politica” estar agarrada a clichés de outrora, comprovadamente incipientes nos dias de hoje.
Hoje, fazer politica é estar em todo o lado, ser visto num concerto, num campo de futebol, numa praia famosa ou mesmo abdicar da sua total privacidade, admitindo-o como um preço justo para retirar dividendos políticos. O pensamento existe, mas hoje é canalizado para o resultado imediato, para o show off, e não para uma estratégia consistente e global.
Assim, esta falta de reflexão culminou na ruptura das ideologias, mitigando toda e qualquer sociologia política, desvirtuando o núcleo duro dos princípios orientadores e individualizantes da Ciência Politica. Caso notório disso é muitas vezes a confusão ideológica entre os dois grandes partidos políticos portugueses.
A velha politica, que outros fermentaram, já não faz mais sentido hoje… aquela foi pensada, pensada por homens e mulheres que tinham ideais bem definidos… que sabiam ser o instrumento da Politica, e não concorrente dela! Aqui está a grande diferença!
Esta falta de reflexão também motivou a falência da própria politica, falência essa de credibilidade, originando concomitantemente a ruptura económica dela mesma… esquecemo-nos de pensar que o mundo mudaria um dia, para um mar de novos desafios, para a qual os políticos não se tinham preparado, esquecemo-nos de pensar em novas técnicas de financiamento, em novos métodos de gestão pública, e perdemos… os resultados estão à vista… perdemos por não pensamos.
Portugal precisa de parar para pensar, por que há muito tempo que não pensamos como outrora se pensou, mas não por teóricos maliciosos ou incoerentes, que semanalmente invadem os órgãos de comunicação social, destronando a má sorte dos portugueses ou o seu orgulho nacional. Portugal precisa de homens que pensem e que façam mas fundamentalmente precisa de homens de boa vontade, que sejam verdadeiros lideres, capazes de unir os Portugueses.
Pensem nisto, e tentem ser construtivos nas Vossas análises, que eu tentarei comentar dentro do possível.
Um abraço.

quarta-feira, junho 27, 2007

Ruptura Financeira - Inquietante!!!

Clique na imagem para ver a notícia do Jornal de Negócios ampliada.

O cenário é negro - 12º lugar entre as piores ao nível de ruptura financeira e 3º pior ao nível da liquidez.

Mas sempre nos foram dizendo que a dívida estava controlada. Estaria?


terça-feira, junho 26, 2007

Um destes dias....

Nos últimos dias tenho vindo a reflectir se deva continuar a ser ou não um contribuidor deste blogue.
Não fui criador nem fui ou administrador deste ponto de encontro.
Fui convidado, como muitas outras pessoas pelo que me é dado a saber, para dar um contributo num espaço ou canal tão em voga como são os blogues.
Certo é que não fui convidado por ser de um partido político. Senti que fui convidado a tomar parte activa por ser um cidadão oliveirense que, sempre que entende, exerce os seus direitos e deveres de cidadania.
Está à vista de todos os que acedem às linhas deste blogue que o conteúdo, a forma, o tom de muitos posts extravasam tudo o que o bom senso considera como aceitável.
Não serei eu quem limitará ou cerceará a forma como algumas pessoas escolhem para se exprimirem, para publicitar o seu descontentamento.
Algumas intervenções raiam – não tenho medo das palavras – a má formação, a má educação. O achincalhamento pessoal tem pontuado muitas mensagens.
Os tópicos para uma séria discussão são, algumas vezes, vilipendiados.
Pode haver quem sinta gozo em atirar pedras de certa maneira.
Não desejo tal tipo de companhias.
Que me desculpem muitos outros concidadãos que, estou certo disso, concordarão com esta minha indignação, repito, quanto à forma, ao tom, aos assomos de calúnia.
O meu caminho, como cidadão e como oliveirense, não passa, certo e definitivamente, por fazer coro com quem, por muitas e fundamentadas razões ou motivações que tenham para adoptar e justificar tal comportamento, não se encaixam no meu conceito de vivência em democracia.
Pode ser que num destes dias, nos encontraremos numa esquina da vida.

Campeonato das Assembleias de Freguesia

Futebol parte I - Aqui há uns post atrás, o Hélder Simões dava conta de que “a ideia voltou à baila na passada semana por sugestão de António Grifo e foi corroborada pelo comentador Hermínio Loureiro”, ou seja, propunha-se um clube de referência concelhio e subentendia-se que o que teria melhores condições para isso seria a União Desportiva Oliveirense. Para já não estou em condições de concordar ou discordar totalmente dessa opinião ou desse desafio. Julgo simplesmente que isso a acontecer deverá ser naturalmente e não imposto de cima para baixo. Porventura se essa ideia correspondesse a um sentimento da população, talvez esse desejo fosse já realidade. Mas a questão é que os “pequenos” clubes das freguesias em nada impedem esse grande clube de se afirmar. O que impede esse grande clube é que ele nunca se impôs aos outros. O que temos de saber é porque é que isso aconteceu.

Futebol parte II – E por falar em futebol de onze, que tal a criação de um campeonato (gosto mais do nome campeonato do que liga) das Assembleias de Freguesia do Concelho. Cada Freguesia participaria com uma equipa, composta por elementos das listas concorrentes àquele mandato. Um campeonato da Política mas à margem da politiquice seria sem dúvida uma oportunidade para mostrar a todos os cidadãos que “há mais vida” para além dos assuntos “quentes” ou “frios” tratados pelas bancadas das assembleias.
Haveria um campeonato por mandato com regras a estabelecer e a final realizar-se-ia no Estádio Carlos Osório. O presidente da Assembleia Municipal entregaria a taça à freguesia vencedora, neste mandato a honra caberia a Hermínio Loureiro. Pensem nisto...

segunda-feira, junho 25, 2007

Literatura Nossa

Esta quarta-feira, no bar Chaddo Lounge, decorre uma tertúlia organizada pela Caima Press e que é subordinada ao tema "Literatura Nossa", contando com a presença de diversos autores originários do concelho.
Às 21h 30m para os interessados.

domingo, junho 24, 2007

Memórias do Café Arcádia (1)

Quando se perdem as referências é porque já não há presente nem futuro….

Anos sessenta do século passado.
Atrás do Balcão, o sr. Rui Araújo, atirando uma ‘bocas’ ao mesmo tempo que aviava uns cafés e cevadas (e também uns copitos no ‘reservado’, porque não ?).
Velha glória do futebol português, Rui Araújo, fora jogador do Sporting e da Selecção Nacional. Foi o futebol quem o trouxe até Oliveira de Azeméis, como treinador da União Desportiva Oliveirense (mais tarde de outros clubes das redondezas também).
Sócio do Café Arcádia com os irmãos Bastos, primeiro. Único proprietário, logo depois.
No ângulo direito para quem entrava no Café Arcádia, entre duas largas portadas envidraçadas, a sacrossanta mesa do dominó, intocável e inocupável entre a uma e as duas da tarde, pelo menos, salvo por um determinado grupo.
Ali tinham assento reservado para as diárias partidas de dominó o Padre Salgueiro, o sr. Figueiredo dos Seguros, o sr. Ilídio Almeida, e alguns (poucos mais), completando-se, a quadra de jogadores muitas das vezes com o sr. Prior do Pinheiro (a quem muitos, sabendo-o por ali presente, arrojavam-se a pedir-lhe um empenho que tanto podia ser para livrar da tropa, para arranjar um emprego, para um ‘jeitinho’ na carta de condução e, oh supremo despautério, para livrar da tropa. Eram os - duros - anos sessenta. Uma guerra em várias frentes africanas já chamavam pelos jovens deste país. Goa, Damão e Diu já tinham ficado desprendidas do Império Português.
……………………………………………………………………………………………………..

Uma das primeiras imagens que guardo do Café Arcádia, finais dos anos cinquenta, é a da constante presença de um senhor, já com alguns cabelos brancos, sentado, sempre que o tempo permitia, no exterior do café, sob as arcadas. Falava de uma forma estranha, para mim.
Sentava-me no seu colo e dizia lá para dentro: “ Rui ! dá ribuçado pró minino “.

Alguns anos anos mais tarde fiquei a saber que o senhor que me dava rebuçados se chamava Peics, era húngaro, jogara futebol, provavelmente de origem judia,, provavelmente fugido da barbárie nazi e que encontrou em Portugal o seu porto de abrigo, fazendo seu mister treinar equipas de futebol, UDO incluído.

Prenda de aniversário dos BVOA

No 101º aniversário, os Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis mostraram à comunidade a sua nova viatura (na foto) bem como a remodelação de uma outra, num investimento de 60 mil euros e que se espera que tenha muito pouca utilização pois isso seria um excelente sinal.
Significativo também é o facto de esta ser, provavelmente, a primeira viatura ao longo dos últimos anos que não teve um "padrinho" o que pode querer mostrar que o tecido económico local não estará a atravessar grandes momentos.

Modelo de Placas de Sinalização

O mais recente modelo de placas de sinalização da cidade é este:

Será o Modelo a promover o Município "Azeméis é Vida"? Com que contrapartidas?

Numa altura em que muitos comerciantes se queixam da retirada de placas indicativas dos seus estabelecimentos comerciais, estranho esta solução adoptada.

sábado, junho 23, 2007

Agência Lusa entre nós


Li no Diário de Notícias que a Agência Lusa passou a contar com um colaborador em Oliveira de Azeméis, numa estratégia da Agência de Notícias de Portugal, S.A. de reforço do jornalismo de proximidade.
Um sinal de que a região pode mais facilmente ser notícia por esse país fora pois é sabido que é esta Agência que "alimenta" grande parte dos órgãos de informação nacional.
Esperemos é que existam boas notícias para transmitir...

sexta-feira, junho 22, 2007

Record de Páginas Vistas

O passado dia 21 de Junho ficará nos registos deste blog como sendo o primeiro dia em que a fasquia de páginas vistas ultrapassou 1 milhar em apenas 24h.

quarta-feira, junho 20, 2007

Café Arcádia?

Confesso a minha falta de conhecimentos quando ao ponto de situação do Café Arcádia, situado na entrada Sul do Mercado Municipal.
Depois de tantos anos a percorrer os corredores dos tribunais deste país, o seu ponto de situação é-me totalmente desconhecido pelo que tem estiver na posse de novos elementos pode elucidar a comunidade.

terça-feira, junho 19, 2007

UDO, clube de referência concelhio?

A ideia voltou à baila na passada semana por sugestão de António Grifo e foi corroborada pelo comentador Hermínio Loureiro que afirmou que “A criação de um clube de referência era boa para todos”.
Não sendo nova, a ideia até poderia ser viável mas duvido que tenha "pernas para andar" pois o sentimento clubista depende também do sentimento da sociedade civil e, um pouco por todo o concelho, são poucos os que se afirmam como oliveirenses e como tal, funciona como um entrave à prossecução deste objectivo que em termos racionais poderia ser um modelo com sucesso - um clube de referência que fosse "obrigatoriamente alimentado" pelos clubes que profileram pelo concelho e assim fomentar a ligação dos oliveirenses com o futebol local invertando a lógica que vigora em grande parte dos clubes em que os atletas são oriundos de outras paragens.
Mas tal ideia não deve passar daí pois basta ver na mesma edição do jornal Correio de Azeméis, as afirmações dos dirigentes do JD Carregosa, nomeadamente do seu presidente, que afirmou - “Merecemos mais atenção por parte da Câmara. Às vezes temos a sensação que não pertencemos a Oliveira de Azeméis”, lamentou-se.
Mas importa debater a ideia...

IC2 cortado ao trânsito

O IC2 esteve cortado em Oliveira de Azeméis devido ao despiste de um pesado de mercadorias que, desgovernado, apanhou dois automóveis que seguiam em sentido contrário, atingindo gravemente um homem e uma criança.
Mais um acidente neste troço de estrada que começa a atingir proporções preocupantes. Que a Auto-Estrada A32 seja construída o mais rapidamente possível, pois assim contribuia para reduzir a intensidade de tráfego neste itinerário.

De Cucujães para o mundo: Leigos Boa Nova

Todos sabemos que este blog não é um espaço só para discutir se o PSD governa bem ou mal Oliveira de Azeméis, se o PS faz ou não boa oposição, se os arguidos devem ou não suspender os seus mandatos. Deve ser cada vez mais vasto, pois só assim se transformará no verdadeiro órgão informativo do concelho, além de espaço de convívio e opinião que já é.
Assim sendo, divulgo aqui o que no passado domingo (dia 17), foi transmitido pelo programa 70x7. Um programa dedicado ao trabalho dos Leigos Boa Nova, um grupo de voluntários cristãos, membros da organização não-governamental de desenvolvimento OMAS (Obra Missionária de Acção Social), instituição particular de solidariedade social criada em 1992. Nasceu como resposta a muitos leigos que tinham vontade de prestar um serviço temporário à missão ligados à Sociedade Missionária da Boa Nova com sede em Cucujães.
Para além de Portugal onde trabalham especificamente na educação para o desenvolvimento e animação missionária, desenvolvem os seus projectos anuais ou bianuais em Angola, Moçambique e Brasil nas seguintes áreas de intervenção: educação, acção social, direitos humanos e pastoral.
A meu ver é pois importante dar a conhecer este trabalho que parte do nosso concelho e se abre a todo o mundo. Quem tiver um pouco de tempo que abra esta janela.
O programa está disponível na Internet na página da Agência Ecclesia e no site da RTP. No entanto, pode aceder, de forma directa, clicando no seguinte endereço:mms://195.245.176.20//rtpfiles/videos/auto/70x7/70x7_1_17062007.wmv


domingo, junho 17, 2007

Falta de iluminação pública

A Rua Manuel Alegria, que dá acesso do Largo de Santo António ao Hospital continuando até à entrada para o Parque de La Salette, encontra-se sem iluminação pública desde a passada quinta feira. Uma imensa escuridão nestes dias de verão que mais se assemelham a inverno, sem que até ao momento a iluminação pública tenha sido reposta.
Será que num país que se quer moderno a EDP pode demorar tanto tempo a corrigir uma falha destas?

quinta-feira, junho 14, 2007

Dois Pesos e Duas Medidas?

As imagens falam por si...

Notícia do Jornal "Correio de Azeméis" de 13 de Março de 2007

Notícia do Jornal "Correio de Azeméis" de 05 de Junho de 2007 (canto inferior direito)

terça-feira, junho 12, 2007

Quartel em obras


O edifício do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis está, de momento, a sofrer obras de requalificação, nas quais estão a ser investidos, certamente, muitos milhares de euros com o intuito de proporcionar melhores condições a todos quantos dele necessitam e nele prestam serviço à comunidade.
Não obstante estas melhorias serem benéficas, serão também o assumir da impossibilidade de dotar o concelho de um novo Quartel conforme vem sendo avançado há já uma década.

domingo, junho 10, 2007

Ciclismo - Vitor Rodrigues de parabéns

O ciclista Vítor Rodrigues, da Liberty Seguros, de 21 anos e natural de Cesar (Oliveira de Azeméis) foi o vencedor da 29ª edição do Grande Prémio ABIMOTA em ciclismo.
Mais uma vitória de um atleta do concelho na senda de muitos outros que se têm destacado no Ciclismo.

sábado, junho 09, 2007

Anfiteatro Ar Livre - Cucujães


É este o cenário do Centro Cívico de Cucujães, uma obra anunciada desde 1997 e que, não obstante já ter consumido muitas dezenas de milhares de euros, apresenta este adiantado estado de degradação.
Por lapso o título do post estava Centro Cívico quando na realidade a foto é do anfiteatro ao Ar Livre. O Centro Cívico esse, ainda nem uma pedra viu.

sexta-feira, junho 08, 2007

“A arte do vazio ou a classe do quadro em branco”

.















.
Julgo que brevemente a Câmara Municipal vai inaugurar a exposição “a arte do vazio ou a classe do quadro em branco”. A subjectividade artística, bem usual nos tempos que correm parece que chegou à cidade e a primeira forma de divulgação é-nos apresentada no link cultura da nossa câmara. Tal qual como o anúncio “na tua casa ou na minha” que nos deixam suspensos quanto ao conteúdo, também aqui optaram por semelhante divulgação. E em tempo em que tudo é escrita e ruído aplaudo o link em branco, o quadro sem tinta ou o silêncio dos dias. A imaginação que faça o resto.

quinta-feira, junho 07, 2007

Apeadeiro de Cucujães


Qual o destino a dar a este imóvel? Um salto à freguesia de Ul, mais concretamente ao Restaurante situado no antigo edifício do apeadeiro local, é o exemplo da reconversão de um espaço degradado num excelente local.

Azeméiadas de luto


Um triste acontecimento marcou desde já, a edição deste ano das Azeméiadas. Trata-se do falecimento de um jovem jogador, oriundo de Ossela, após ter sido substituído num jogo de futsal, não obstante os cuidados médicos que foram prestados pela Cruz Vermelha Portuguesa que estava presente no local.

Energia: os Novos Desafios

A história da energia convive na mais estreita relação com a história da humanidade. O homem é o ser vivo que mais interfere com o meio que o rodeia, adaptando-o às suas necessidades e convertendo as adversidades em comodidades de que possa usufruir. Tudo começou com a descoberta do fogo e, desde então, o homem não mais parou de surpreender; foi aproveitando o meio e influindo nele de forma a retirar daí o maior número de vantagens possível; nomeadamente ao nível energético.
Hoje, no século vinte e um, o mesmo homem confronta-se com o inevitável – a necessidade de preservar o meio ambiente que ele próprio alterou para melhorar a sua vida, sob pena de esta, a breve prazo, se tornar impossível; sendo certo que, neste momento, já está em risco!
A energia é, sabemo-lo, um recurso multifuncional imprescindível à existência da vida. O actual modelo energético é hoje, quase exclusivamente, baseado na queima de combustíveis fósseis como sejam o petróleo, o carvão, o gás natural e outros. Todas estas fontes de energia são finitas porque não são renováveis, e as que o são têm um ciclo de renovação infinitamente mais longo que o do consumo. Além disso, a humanidade faz um uso da energia pouco racional – como se não existissem limites! Isto conjugado acarreta vários problemas de difícil resolução; como sejam, o esgotar das fontes energéticas; a contaminação ambiental; a enorme dependência externa por parte dos países não produtores e a produção, em alguns casos de resíduos radioactivos. A manutenção deste actual sistema é insustentável.
A grande ou uma das grandes apostas de futuro da política nacional tem que ser a diversificação das fontes de energia e a aposta num novo modelo energético assente, claramente, nas energias renováveis; como é o caso da energia solar, a energia eólica, energia geotérmica, energia hídrica, energia dos oceanos e a biomassa. Qualquer um destes tipos de energia é virtualmente inesgotável e tem a vantagem de poder ser explorada localmente; o que, além do mais, contribui para reduzir a dependência externa de alguns países, como é o caso de Portugal em relação aos países fornecedores.
Todos os dias, cada vez mais, ouvimos falar de aquecimento global do planeta proveniente, primordialmente, do chamado efeito de estufa que é um dos problemas ambientais mais graves proveniente do modelo energético assente nas energias não renováveis.
A combustão dos combustíveis fósseis não tem só a vantagem de produção de energia, mas também a desvantagem de produção de vários gases tóxicos como o óxido de azoto, o enxofre e, sobretudo o dióxido de carbono que é o principal responsável pelo efeito de estufa nas ditas sociedades modernas; que, por sua vez, é a causa próxima das grandes alterações climáticas com que o Planeta se debate. Este é um problema que só com o esforço concertado e solidário dos vários países é possível minorar. Foi nesse sentido, o compromisso internacional assumido com vista à redução dos gases com efeito de estufa, que consistiu na rectificação do Protocolo de Quioto.
Mas o Protocolo de Quioto não será cumprido enquanto o modelo energético for o que temos hoje; uma vez que, cerca de três quartos do dióxido de carbono lançado na atmosfera actualmente é proveniente da queima de combustíveis fósseis!
Por isso, a grande aposta dos nossos dias é a alteração de paradigma, com a aposta forte nas energias renováveis, a educação para o consumo e a responsabilização para a eficiência energética. Sem isto, estou certa, seremos escravos e vítimas do "monstro" ambiental que nós próprios criámos.
Publicado no Jornal A Voz de Azeméis

quarta-feira, junho 06, 2007

Resultado Inquérito


Quinze dias após a colocação do inquérito on line, é curioso verificar os resultados e constatar que o Jornal Mais Alerta, de todos quantos visitam este blog, é o que recolhe uma grande preferência.

Para este resultado, sem rigor científico, não será alheia a postura que o mesmo vem assumindo e que tem recolhido grande aceitação no público, não apenas por ser de distribuição gratuita mas também pelo cariz, por vezes um pouco sensacionalista, das notícias.

terça-feira, junho 05, 2007

Para todos...

Sinceramente continuo a achar piada a este País… em sintonia com o que se vai “passando” por cá!
Um país (um governo) que aprova a Lei de Politica Criminal, que em parte entrará em vigor por volta do mês de Setembro, ou seja, antes de serem aprovadas na AR o novo Código Penal e o novo Código de Processo Penal, só pode estar a brincar com os reais interesses dos Portugueses.
Um país (um governo) que aprova medidas restritivas de emprego, limitativas da segurança no trabalho, ao mesmo tempo que reformula a Lei Orgânica dos Tribunais sem ouvir os seus intervenientes directos, como seja os Juízes e os Advogados… continuando a ceder a lobbies de interesses.
Por cá, vivemos constantemente no prejuízo da ideia de incompetência para julgar tudo e todos… Perante alguns, isto é tudo uma cambada de malandros, de incompetentes que só sabem roubar e fazer que fazem…
Meus amigos, descansem que não é bem assim…
O verdadeiro problema é que nesta terra, existe pouco cinzento… ou é preto ou é branco…
Continua-se a perder tempo com o acessório, descurando o principal.
Continua-se, também, a deixar intocável a pressuposto de que arguido é quase igual a culpado…
Continua-se a pensar que do outro lado do muro, vive o mal e que deste está o paraíso.
Eu, conheço os dois lados… certamente sou dos poucos… e bem ou mal sei que não é tanto assim…
Por isto, não posso deixar de aconselhar a uns que não vivam obcecados por um caso em particular, por mais ou menos crucial ele seja, porque quando acordarem, não fizeram o Vosso trabalho, aquele a que estavam comprometidos a realizar, e aos outros aconselho a ponderação das palavras que cabe em saber que há momentos para defender e momentos para atacar… e que quando não se percebe o momento mais vale estar calado.
A ambos aconselho Oliveira de Azeméis! Eu tenho andado por cá, e vou continuar a andar, mas gostava de ter companhia… é que falar das festas e não passar por lá… falar dos problemas de Oliveira de Azeméis porque alguém contou… opinar nos órgãos de comunicação social, para dizer o que já todos sabem, não obrigado. É preciso andar por cá!!
Não basta viver em Oliveira de Azeméis… É PRECISO VIVER OLIVEIRA DE AZEMÉIS!!

Festas da Criança e do Idoso

Com as últimas notícias vindas a público, por vezes até descuramos que vai existindo actividade camarária que deve ser realçada e valorizada, conforme alertado por um comentário anterior.
As actividades que decorreram no fim de semana que findou - Festa da Criança no Parque de La Salette e a Festa do Idoso que teve lugar no Jardim Público.
Actividades realizadas pelo pelouro da Educação, tutelado pelo Prof. Albino Martins e pelo pelouro da Acção Social, dirigido pela Prof. Gracinda Leal estiveram por conta da prata da casa.

segunda-feira, junho 04, 2007

S.C. Bustelo fez a festa da Taça


O S.C.Bustelo, clube da freguesia de S. Roque e o mais antigo do concelho com 85 anos de história, está de parabéns em virtude da conquista da Taça de Futebol da Associação Distrital de Aveiro, derrotando na final que se realizou este Domingo, em Santa Maria de Lamas, o super favorito Arouca F.C. que foi o vencedor do Campeonato da 1ª Divisão Distrital enquanto o S.C. Bustelo milita na 2ª Divisão.
Depois de, no ano transacto, a Taça ter ficado em Carregosa, este ano voltou ao concelho. Para o ano teremos o S.C. Bustelo a participar na Taça de Portugal entrando mais uma vez na história por ser o 1º clube de uma 2ª Divisão Distrital a participar nesta competição.
Uma palavra de apreço a todos os dirigentes e atletas que tiveram um recepção digna juntando-se a festa do clube com o final da romaria local.
Um único senão, enquanto que o Presidente da C.M. Arouca fez questão de marcar presença em S.M.Lamas, da autarquia oliveirense, nenhum representante.

sexta-feira, junho 01, 2007

Investigações da Judiciária já fizeram arguidos

É esta a notícia da capa do Jornal A Voz de Azeméis que acrescenta ainda que um deles é o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, e que vem confirmar os rumores que circulavam no concelho pois a notícia cita o Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal.
Os motivos estarão relacionados com eventuais desvios de materiais dos Estaleiros remontando os factos ao ano de 2001, mais propriamente à campanha eleitoral.
A condição de arguido é diferente de acusado mas significará que a Judiciária, depois das investigações levadas a cabo, entendeu aprofundar a matéria.
Aguardemos então que os prevaricadores, se existerem, sejam punidos de forma célere por forma a que os restantes não sejam "condenados" na praça pública.

Lojas do cidadão chegam a todos os concelhos do distrito


Actualmente apenas existem sete lojas do cidadão a funcionar no país – uma delas em Aveiro –, mas até 2013 todos os concelhos serão servidos por estes equipamentos. A garantia foi ontem deixada pelo secretário de Estado Adjunto da Administração Local, Eduardo Cabrita, que esteve reunido no Governo Civil com os presidentes de 18 das 19 câmaras municipais do distrito de Aveiro.
O objectivo do Governo é assegurar a «abertura generalizada» das novas unidades, isto é, em todos os municípios do país.
As primeiras lojas do cidadão de segunda geração deverão ser anunciadas em Julho, afirmou o secretário de Estado, revelando que alguns dos autarcas aveirenses presentes na reunião de ontem já mostraram interesse em integrar a rede. «Algumas das primeiras lojas poderão ser criadas no distrito de Aveiro», adiantou, acrescentando que em 2008 deverão nascer entre «60 a 70» novos espaços.

Esperemos que Oliveira de Azeméis não deixe esta oportunidade de fora.

JSD promove debate sobre Energias Renováveis


Decorre este sábado, uma sessão sobre Energias Renováveis promovida pela JSD local e que contará com oradores de renome. Uma excelente iniciativa que importa registar e onde certamente será abordada a instalação, já sem fase se construção, da Central de Biomassa em Carregosa.