sexta-feira, março 30, 2007

«No Silêncio da Vergonha»

É este o nome de uma coluna em que a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis está inserida.
Estou a falar de um estudo da Revista Proteste que analisou perto de mil denúncias de cidadãos e que constata que as câmaras de Aveiro, Castelo de Paiva, Ílhavo, Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira e, entre os serviços da EP, a Direcção de Estradas de Aveiro nunca responderam ou se limitaram a responder apenas a uma parte das denúncias.
A iniciativa da lista negra é justificada pela revista por considerar «inadmissível que continuem a negligenciar os utentes da vida pública.»
Mais informação no site da DECO.

quinta-feira, março 29, 2007

Boas notícias...

Para aqueles que afirmam que só sei criticar o Governo, venho manifestar o meu agrado com a recente notícia de criação do Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro, facto que muito enalteço e cuja participação do Governo Civil de Aveiro é determinante para o atingir deste objectivo, há alguns anos ansiado.
Assim, os Oliveirenses deixarão de ter que interpor processos judiciais de natureza administrativa e fiscal, no respectivo Tribunal de Viseu, passando agora a fazê-lo em Aveiro, nomeadamente, questões relacionadas com o funcionalismo público, assuntos ministeriais (por ex. educação e Administração Interna) e camarários, e ainda, assuntos tributários.
Por outro lado, não posso deixar de enaltecer a criação do Observatório de Sustentabilidade da Região de Entre Douro e Vouga, o primeiro do país, criado pela EDV Energia, para os municípios de Arouca, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, onde os cidadãos vão poder contribuir para o aperfeiçoamento das políticas de sustentabilidade da região.
Duas novidades resultam deste programa, a criação de uma base de dados de informações sobre a região, disponível em
www.edvdigital.pt, e uma plataforma 3D, com visualização real da região, e uma visita guiada pelos principais monumentos de cada concelho, à imagem do Google Earth, disponível em www.3dedv.com.
Visa-se, assim, solidificar uma nova mentalidade de participação cívica, de interactividade entre o poder e os cidadãos, pondo aos dispor da comunidade novas tecnologias, contribuindo para uma região mais próxima das suas gentes.

Acidente vitima jogador da Escola Livre de Azeméis

Infelizmente, um acidente ocorrido no IC2 (mais um) teve um desfecho trágico para duas pessoas e para mais sete vítimas de ferimentos.
Um dos falecidos era jogador de hoquei em patins na Escola Livre de Azeméis estando desde já aberto um livro de condolências online para que todos possam expressar os seus sentimentos.
A divulgação do mesmo foi solicitada por um oliveirense e este espaço associa-se desde já, à dor de todos quantos perderam um amigo, familiar, jogador...

TAL actua no Caracas

O Tal - Teatro Amador de Loureiro leva à cena o seu mais recente trabalho, “O Casal Aberto” da autoria do Nobel Italiano da Literatura Dário Fo e Franca Rame com encenação de José Moreira e interpretação de Evaristo Queirós, Karina Leite e José Barbosa. O espectáculo é já no próximo Sábado, dia 31 pelas 21:30 horas no Caracas. Compre já o seu bilhete mas tenha em atenção que este espectáculo é para maiores de 12 anos.

Comerciantes a votos

Depois das eleições na Cooperativa Eléctrica de Loureiro, eis que no próximo dia 30 de Março a Associação Comercial dos Concelhos de Oliveira de Azeméis e de Vale de Cambra elege os órgãos sociais para o triénio 2007 / 2009.
Contudo, desta feita, a sufrágio apresentar-se-ão, pela primeira vez, duas listas.
A lista A liderada pelo actual presidente Franquelim Marques e a lista B liderada por João Godinho de Sousa.
A disputa democrática nas instituições é sempre salutar e sinal de democracia. Aguardemos então pelo resultado da escolha dos comerciantes para a sua direcção.
Vença quem vencer, trabalho em prol dos comerciantes é algo que não vai faltar a quem liderar os destinos nos próximos 3 anos, a começar pela revisão das taxas de publicidade e fim da necessidade de renovação das mesmas e dos mapas de horários, a dinamização de iniciativas de promoção do comércio tradicional não apenas na rua pedonal do centro da cidade mas um pouco por todo o concelho, a luta contra a instalação de mais superfícies comerciais do mesmo género das já instaladas, etc...

quarta-feira, março 28, 2007

A>Z Romanos

Caros bloguistas, tal como prometido, eu e o Ricardo Bastos fizemos o nosso passeio da glória na XIII Maratona della cittá di Roma, no passado dia 18 de Março.
Não foi nada fácil, mas sobrevivemos ao peso da história milenar da cidade, ao peso da responsabilidade de sermos apenas nós dois e sobretudo ao peso do piso (passo o trocadilho), com dezenas de km feitos em cima de pedra e calçada de muitos séculos, que se tornaram num (doce) calvário.
Para o Ricardo Bastos foi a consagração da primeira maratona e, esperamos todos, de muitas pela frente, com o brilhante tempo de 04:21:21. Para mim (04:14:08), foi a terceira maratona e a mais difícil de todas, com a vontade de fazer mais algumas, de preferência com mais oliveirenses por companhia de sofrimento.
O nosso especial agradecimento a todos os que nos apoiaram e incentivaram com amizade, sobretudo aos nossos companheiros ausentes, Norberto Jorge e Maria da Fé. Uma palavra final, para o Clube do Stress, que tão bem nos acolheu e proporcionou ao Ricardo a melhor estreia que se podia ter.

Sócio pede nulidade das eleições da Cooperativa Eléctrica

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da Cooperativa Eléctrica de Loureiro CRLTendo em consideração que a última Assembleia foi realizada sem que houvesse algum controlo ou a possibilidade de controlar a qualidade dos participantes na mesma venho, por este meio, informar o meu propósito de denunciar a V.ª Ex.ª, desde logo, um vício de fundo, insanável, cuja consequência é a nulidade, logo a ilegalidade da Assembleia, pois é condição essencial controlar a qualidade dos participantes, os quais terão que ser obrigatoriamente cooperantes, o que não se verificou.Nesse sentido venho impugnar essa Assembleia, por ilegal, e solicitar, como é da sua competência, a convocação de nova Assembleia, cujo escrutínio e qualidade dos participantes preencha os requisitos mínimos legais, tendo sempre presente que é minha firme pretensão, garantir a transparência e o bom nome da nossa Cooperativa, transmitindo-lhe com tal atitude, a autoridade e reconhecimento que a mesma merece.Caso no prazo de oito dias não seja tomada decisão, de acordo com a gravidade do assunto, ver-me-ei forçado a recorrer nos termos da Lei, conforme prevê o n.º 8 do Art.º 42.º da Lei n.º 51/96 de 7 de Setembro, à via Judicial. Com os melhores cumprimentos.

Loureiro, 21 de Março de 2007
Davide Oliveira Cabral

Nota I: Carta acima transcrita, vinda a público pelo jornal "Correio de Azeméis" de 27 de Março

Nota II: Afinal parece que só estamos no intervalo do "jogo"...

Papel

Parece-me tão grave não haver papel para imprimir os recibos de vencimentos na CM de Oliveira de Azeméis, como mais grave ainda é perceber que hoje não faz sentido, para grande número de pessoas, imprimir recibos e entregá-los individualmente.
Numa organização como a CMOAzeméis, com largas centenas de funcionários, são necessárias muitas horas de trabalho e material para imprimir, dobrar, envelopar e distribuir centenas de recibos. Já não faz sentido, para além do desperdício de papel.
Há soluções informáticas muito simples (e baratas) que permitem emitir e enviar electronicamente os recibos de vencimento - o que permite a todos os que tenham PC a recepção por esta via do respectivo recibo. Imagino que, pelos gastos em computadores na CM, sejam já muitos os funcionários com postos de trabalho caracterizados por esta forma.
Fica aqui uma ideia simples para ajudar, pela positiva, uma Câmara que aparentemente já terá ganho muitos prémios para a ... modernização administrativa.

Mais fácil...

Para ser mais fácil aceder a este blog, podem fazê-lo apenas com:

Curiosidade

Em conversa com alguns funcionários da CMOA fiquei a saber que este mês não existiu papel para impressão dos recibos de vencimento. O motivo alegado foi ruptura de stock!
Será possível?

domingo, março 25, 2007

Programa eleitoral ?

Após ler a entrevista publicada no jornal +MaisAlerta (nº 31) com o sr. Vereador Ricardo Tavares fiquei com a estranha sensação de que a Oliveira de Azeméis a que o edil se referia não será a mesma que conhecemos.
Embora, opinião minha naturalmente, a entrevista mais se assemelhasse a um imaginário e criativo programa eleitoral de alguém recém-chegado ao concelho do que a de quem está investido de poderes e funções autárquico com pelouros como o do Planeamento ou do Urbanismo, retive, entre outras, a menção a que Oliveira de Azeméis poderá ser uma referência nacional e até internacional.
Porém, o sr. Vereador não é muito explícito em que domínio ou domínios será (e quando) essa ‘referência’.
Será na chocante e incompreensível taxa de cobertura de saneamento básico, por exemplo, tema com que o referido nem uma linha dedicou ?

António Gomes (Núcleo Sportinguista): um longo mandato

Foi tornada pública a não continuidade de António Gomes como Presidente da Direcção do Núcleo Sportinguista de Oliveira de Azeméis.
Na hora de António Gomes passar o testemunho é-lhe naturalmente devida uma palavra de apreço pela dedicação e esforço com que nos habituou ao longo dos anos.
Mais um bom exemplo de dirigismo associativo.
Um bem-haja e um até sempre.

Finalmente ! Há semáforos a funcionar !

O tema dos semáforos avariados e desde há meses sem manutenção, anomalia por mim (entre outros) abordada de forma insistente já passou à história.
A edilidade presenteou-nos com nova sinalização.
Não era sem tempo. Haja, doravante, o adequado serviço de manutenção.

Teremos Metro?

A ida de Oliveira de Azeméis para a Área Metropolitana do Porto, depois de três anos em banho-maria em Aveiro, esta a ser vista como a grande oportunidade para que o Metro de superfície chegue ao concelho. O estudo elaborado pela Junta Metropolitana do Porto aponta para o aproveitamento da Linha do Vouga até às imediações da "nova Exponor - actual Europarque" e daí derivar até Vila Nova de Gaia.
É sem dúvida um projecto interessante mas não será para a próxima década, basta vermos a velocidade a que o projecto tem andado que ainda não chegou sequer a concelhos limítrofes do Porto pelo que, a meu ver, a chegada aos novos membros da Área Metropolitana não será para os próximos anos. A ver vamos!

sexta-feira, março 23, 2007

Portugalmente...

O Estado Português vai ser processado pela UE, devido ao facto de não estar garantido o fornecimento de informações sobre a localização da pessoa que efectua a comunicação, nas chamadas de emergência do 112.
Enfim, e apesar de ser avisado em Outubro do ano passado, para tal incumprimento, o Estado anda preocupado em fechar urgências, em dar de comer aos empresários da construção civil com a adjudicação da OTA e a permitir que o mar entre pela costa dentro, colaborando para extinção da nossa maior riqueza - o turismo e a qualidade da nossa orla costeira.
Continuamos a fazer todos os dias a necessária propaganda eleitoralista estatal, esquecendo o que verdadeiramente faz falta ao país e aos portugueses. Eu, dou um pequeno exemplo... esta semana tive que fazer um exame urgente, com anestesia geral, e tive tudo menos a ajuda do estado... fui obrigado a fazê-lo no Privado, e gastar uma quantia avultada, já que se estivesse à espera do SNS, enfim, se calhar não estaria aqui a Vos escrever neste momento..., bem, ok, estou a exagerar um bocadinho...
Por último, não se esqueçam de amanhã apoiarem o Hóquei da UDO, no Play-off contra os FCP, e de não viajar para a Bélgica... Portuguesmente falando, temos um belgas a dizer que vêm a Portugal para dar umas sarrafadas e quando aqui chegam, em vez de levarem o troco, ainda concretizam as ameaças nas mulheres portuguesas... bem, há jornalistas que até mereciam… mas não precisavam de ser os estrangeiros a fazê-lo! Isto é que é um país de brandos costumes...
BOM FIM-DE-SEMANA.

Como não pagar parquímetro?

E uma das viaturas é aquela em que se desloca o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis...

Taxista "esfaqueado" em Cucujães


Um taxista foi esfaqueado no rosto e na cabeça, anteontem à tarde, em Cucujães, Oliveira de Azeméis, por um cliente que lhe roubou 15 euros. “Foi tudo muito rápido, nem vi a faca. Só senti o sangue a escorrer-me pela cara e fugi”, explicou a vítima, de 58 anos.

Um triste episódio que acabou bem para o taxista. Ver notícia completa

quinta-feira, março 22, 2007

Regresso do Gemini

O antigo cinema Gemini regressa hoje ao activo, não para sessões de cinema mas para acolher um encontro que reunirá técnicos, autarcas, docentes e gestores ligados às áreas da formação, qualidade e gestão autárquica.
A avaliar pelas primeiras declarações de um responsável que afirmou que o sistema (SIADAP) foi introduzido na autarquia em Janeiro de 2006 e, segundo André Macedo, 'constitui um bom exemplo que deve ser seguido pelas restantes autarquias do país' estou céptico pois enquanto munícipe não vislumbro estas mudanças no quotidiano oliveirense.
Uma coisa para mim parece certa - os responsáveis pelos antigos cinemas com o aluguer da sala devem "facturar mais" que um mês inteiro de sessões cinematográficas.

quarta-feira, março 21, 2007

Finalmente!


Por estes dias quem se deslocou à cidade constatou uma novidade. Os semáforos estão arranjados e com muita luminosidade.
Na maioria dos sítios, este facto não é notícia mas aqui neste concelho não deixa de o ser dado o desfasamento temporal com que os mesmos foram reparados e após muitas reclamações de munícipes (nos quais se destaca o Carlos Cunha).
Só não sei é se tiveram ou vão ter direito a inauguração!

segunda-feira, março 19, 2007

Carnaval 2005 vs Carnaval 2007


Quando coloquei um post sobre a ausência de público no Carnaval deste ano, que pode ser lido aqui, alguns comentários sugeriram que o estaria a fazer apenas para desacreditar o evento deste ano transmitindo a ideia que no mesmo local sempre esteve muito pouco público.
Demorou a encontrar, mas a foto que agora aqui vos trago é datada de 2005 e demonstra que afinal, este espaço, ainda que em obras, acolheu no passado, muito público e espera-se que no futuro possa voltar a acolher.

domingo, março 18, 2007

Cooperativa Eléctrica de Loureiro


A eleição dos corpos gerentes para a Cooperativa Eléctrica de Loureiro, para o biénio 2007/2008, realizou-se hoje, dia 18 de Março das 10h00 às 13h00. A Lista Vencedora foi a lista A, encabeçada pelo Eng. Nelson Pereira, com uma margem mínima de 6 votos. Parabéns às duas listas. Ver listas que concorreram aqui.

quinta-feira, março 15, 2007

Em crescendo


O dia que terminou ontem registou um crescimento exponencial de visitas ao blog. Se até à semanas atrás o melhor registo rondava as 300 páginas vistas por dia, esse número cresceu significativamente nos últimos dias.
Esperemos que assim continue!

Lago em limpeza


Na passada sexta-feira, tirei esta foto no Lago de La Salette. Dez anos depois, o mesmo está a ser novamente limpo o que é sem dúvida uma boa notícia.
Esperemos agora é que os barcos possam voltar ao seu local por forma a animar um pouco mais a zona.

quarta-feira, março 14, 2007

Espantalhos «condenados» à morte


Excertos da notícia publicada no Diário de Aveiro

Ao fim de dez os espantalhos de Macinhata da Seixa foram «condenados» à morte por falta de apoios que culminou no «desânimo» da Comissão Organizadora, que assim anuncia o fim do «Macinhata Espanta», numa altura em que o «Guinness Book» já tinha aceite a candidatura para a construção do maior espantalho do mundo.

Cansadas, as promotoras do evento, Conceição Ferreira e Teresa Godinho, no final da nona edição que decorreu o ano passado entre 1 de Junho e 31 de Agosto, já nem sequer recolheram as centenas de espantalhos, espalhados pela freguesia, «deixando-os morrer como morrem os espantalhos: deitados no chão». Um sinal que não foi recebido quer pela Junta quer pela Câmara Municipal, que, deixaram a COEME de fora de eventos como a Feira do Artesanato e, recentemente, numa entrevista a um jornal local sobre turismo, o vereador António Rosa nem sequer se referia ao evento.

Poluição no Rio Antuã


Segundo o jornal Loureiro Online, que teve acesso a um estudo realizado à água do Rio Antuã, por alunos do curso de Biologia da Universidade de Aveiro, conclui-se que o rio está “extremamente poluído.” A poluição é um problema grave em Loureiro e freguesias limítrofes que carece de um programa interventivo capaz de o solucionar por parte das entidades responsáveis.

Encontro de Oportunidades de Negócios Brasil-Portugal

Na sequência da visita da comitiva lusa a terras brasileiras, a Agência LusaBrasil, informa que ainda este ano, teremos entre nós, uma delegação de Santos. Mais um encargo para os cofres do Município pois segundo o protocolo assinado, as despesas de estadia ficam por conta de quem recebe.
Excertos da notícia:
A comitiva - constituída por empresários, prefeitos e responsáveis universitários - "irá retribuir a rodada de contatos" iniciada na última semana durante a primeira edição do Encontro de Oportunidades de Negócios Brasil-Portugal, que aconteceu em Santos.
A viagem faz parte do acordo assinado pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) e pela Região Metropolitana Baixada Santista (RMBS), tendo em vista cooperação econômica, cultural e científica, com o intercâmbio de políticas voltadas ao desenvolvimento das duas regiões.
Durante o Encontro de Oportunidades de Negócios Brasil-Portugal, o governador do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB), esteve com os prefeitos de Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, tendo destacado a importância da "aproximação entre povos irmãos".

domingo, março 11, 2007

Nova função para a Praça da Cidade


Recebi por email esta foto ilustrativa das novas funcionalidades da Praça da Cidade.

Ao fundo, vislumbra-se um estendal de roupa.

sábado, março 10, 2007

Gemini & Gemini: o fim da história

Foi recentemente encerrado o cinema Gemini, ao fim de cerca de 20 anos de actividade, na sua grande maioria com programação permanente nas duas salas.
A administração da empresa invocou a falta de público como causa para o fecho das salas. Tal terá acontecido, sobretudo a partir das obras nos acessos e no largo do Gemini, que durante anos e anos ali se desenrolaram (e ainda hoje não terminaram).
O fecho do cinema põe fim à oferta de cinema em Oliveira de Azeméis. O velho Cine-Teatro Caracas cortou as fitas diárias, há anos atrás. Termina assim um longo ciclo de cinema e, porventura, a última âncora de oferta cultural em regime permanente na cidade, mas também um símbolo que durante décadas diferenciou Oliveira de Azeméis das vilas e cidades vizinhas e que proporcionou, a várias gerações, cinema em quantidade e qualidade.
É um momento triste e nostálgico. Não é trágico, porque a maioria dos cinéfilos desloca-se hoje às salas de cinema dos centros comerciais, tendo já há muito abandonado o velho e salutar hábito do cinema familiar na então vila, agora cidade. Recorrem hoje a Aveiro, ao Porto ou a outras cidades vizinhas (não passo a publicidade, para não ser mal interpretado).
O fim do cinema, para além da queda do mito (porque a utilidade já se esvaíra), representa o ponto terminal de um ciclo emocional da vida na cidade. Sobretudo para muitos das gerações que ali vimos muitos dos filmes das nossas vidas.
A inauguração dos cinemas foi também a alma do largo do Gemini (assim chamado à Praça da Cidade) e representou, à época, uma nova centralidade do que seria a nova cidade. A velha vila, desenhada pelos contornos da Avenida, o Jardim Público e o cotovelo estendido à Rua de Santo António, passou a ter um novo centro e pólo de atracção na frágil vida urbana da quasi cidade. Seguiram-se o edifício do Rainha e a circundante, o prolongamento da área desportiva a sul e, desde então, pouco ou nada aconteceu para a jovem cidade.
Lembro-me ainda da inauguração do Cinema. Com apenas uma sala, estreou-se numa 5ªfeira (se não estou em erro) o filme "Thron", em estreia nacional, filme de ficção científica, nos idos inícios de 80.
Ficam as doces memórias das tardes e noites de emoção, do escuro do cinema, das vitrinas ao intervalo. Ficam os aromas e sabores do inevitável "café de saco", os papéis estaladiços, dos rebuçados "bola de neve" e das suas pastilhas. Caramelos e chocolates minúsculos. Comi então, mas nunca mais lhes toquei. Ficam as sombras e cumplicidades, a mão-na-mão e o namoro, em momentos duplos de vida, servidos em sessões únicas e irrepetíveis.
Tudo parece agora ter sucumbido, mais do que à força e pujança da concorrência nas multi-salas do cinema servido em baldes de pipocas, mas antes ao abandono dos hábitos e ao esvaziamento do centro da cidade e extinção das suas escassas fontes de animação.
Oliveira de Azeméis teve, durante décadas, o benefício da sua centralidade, como pólo do desenvolvimento para todo o concelho. Hoje está perto de ter morrido como vila e, ainda assim, nunca ter chegado a nascer como cidade.
Publicado no jornal Voz de Azeméis

A>Z Roma

Caros bloguistas atletas, enquanto nos preparamos para recomeçar, em Abril, as nossas corridas dos Domingos de manhã no Parque de La-Salette -talvez em 1 de Abril- outras actividades vão continuando.
Assim, no próximo dia 18 de Março, Domingo, estaremos o Ricardo Bastos e eu em Roma, a correr a Maratona Cittá di Roma. Para o Ricardo (que está em grande forma) vai ser a estreia na maratona. Para mim, será a terceira maratona. Esperemos que corra tudo bem e que possamos ver o Papa. O resto são pernas.
Vamos integrados num numeroso corpo expedicionário português, organizado pelo Clube do Stress, que nos convidou a participar. Somos cerca de 35 atletas, prontos para desfazer os 42,195 km.
Estamos inscritos 4 atletas de Oliveira de Azeméis mas, infelizmente, só nós dois podemos fazer a deslocação a Roma. Oxalá para a próxima sejamos mais. Mas estejam certos de que saberemos dar conta do recado e ainda teremos fôlego para rezar por todos vós. Um bem-haja a todos.

sexta-feira, março 09, 2007

Sinal dos tempos (ultrapassados)


A prova em como a autarquia queria inaugurar antes das eleições de 2005 a Praça da Cidade é esta. A sinaléctica que consta na cidade, há muito que indica o Posto de Turismo para o edifício onde ficará albergado, enganando todos os turistas pois o mesmo ainda funciona na entrada do Salão Nobre, contíguo ao Mercado.

Ou será que estamos todos enganados e afinal de contas o novo responsável pelo Turismo é o empregado da Soares da Costa que guarda o parque de estacionamento e o estaleiro da obra. Esse sim, um verdadeiro expert em turismo!

quinta-feira, março 08, 2007

Semelhanças entre Douro e Vouga e Região Santista

Foto da Visita
Estou curiososíssimo. Na última Assembleia Municipal foi aprovado um Protocolo de Cooperação entre a Região Metropolitana Baixada Santista e a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria cujo intuito é o intercâmbio de experiências em políticas públicas voltadas para a promoção das regiões.
Confesso que fiquei um pouco intrigado, mas agora, ainda mais fico, sabendo pelo jornal +Alerta que na comitiva, além do Presidente da Câmara Municipal constavam os vereadores António Rosa e Ricardo Tavares.
Para que fique o registo, o intercâmbio é com: Bertioga, Guarajá, Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Será que vamos ter direito a uma espécie de relatório sobre o resultado da visita?

Central de Biomassa em Carregosa. Sim ou Não?


A mais que provável instalação de uma Central de Biomassa na freguesia de Carregosa tem sido bastante badalada nos últimos anos e teve mais um capítulo na passada sexta-feira. Pelo que li da imprensa, os moradores pretendem a mudança de local, criticando o Presidente da Câmara por viabilizar esta alteração mas, acima de tudo, por ter deixado sem resposta os presentes na sala sobre os motivos desta alteração.
Defendo a intalação deste tipo de equipamentos, numa perspectiva de valorização ambiental na medida em o mesmo está inserido na vertente das energias renováveis e no aproveitamento dos resíduos florestais.
No entanto, pelo que percebi, os moradores já não contestam por temerem prejuízos ambientais directos uma vez que o estudo de impacto ambiental revela que os mesmos serão diminutos ou mesmo inexistentes.
A grande preocupação prende-se com o facto de a localização ser demasiado central e esta instalação exponenciar o volume de tráfego de pesados junto a zonas habitacionais.
A ver vamos como se desenrola este quadro. Para os interessados, mais informações sobre a biomassa, cliquem aqui.

terça-feira, março 06, 2007

Lei da ...

Façam-se as leis que se façam, tome-se as medidas que se tomem, para melhorar a qualidade de vida dos portugueses, por um país melhor, tudo se torna infrutífero se o povo não aderir a essa causa.
Só se consegue levantar a moral das gentes, se o Estado for credível, se as pessoas acreditarem nos seus governantes.
Ao longo da Historia da democracia portuguesa, poucos foram os momentos em que os portugueses se uniram por um único objectivo. Isto, porque o povo esta cansado de ser enganado, cansado de más politicas, e de maus políticos, de medidas inconsequentes e que ninguém compreende, de medidas injustas e de injustiças permanentes, enfim, de um estado cada vez menos virado para os problemas das suas gentes, e cada vez mais virado para as gentes do dinheiro e do capital.
O povo português continua a mostrar aos governantes, que não vale a pena continuar a pedir esforços, sacrifícios e disponibilidades, enquanto ele próprio não mostrar que se sacrifica por eles. Continuaremos a remar sem sair do sitio...
Os governantes têm que se convencer que só se melhora a economia do país, com os portugueses … sem eles, não há medida micro ou macroeconómica que valha a um governo ou a uma região.
Só que todos os dias, eles insistem em legislar e governar mal, por conta dos portugueses, e mais logo, lá longe, se avizinha o começo de um novo ciclo, igualzinho ao anterior.
Um exemplo, dentro de muitos:
Os autarcas, cujo concelhos vão ver as suas urgências hospitalares fechadas brevemente, foram impedidos de manifestarem a sua opinião, já que a maioria parlamentar do Partido Socialista votou contra um requerimento do PSD apresentado na Comissão Parlamentar de Saúde, da Assembleia da República, apesar dos votos a favor das restantes bancadas parlamentares.

o que mata é que é bom...

Bom, agora que o Aborto vai passar de Privado a Público, percebemos, em pequenas coisas, como é fácil fazer má politica em Portugal.
PORTUGAL, O PAÍS DAS EXCEPÇÕES.
Para qualquer lei, por mais linear que seja o tema, criam-se enumeras excepções.
Vejam, a ilustrativíssima, a magnânime Lei do Tabaco, que prevê a possibilidade dos estabelecimentos comercias, com mais de 100 m2, disporem de um espaço, até 30%, desse espaço, para os fumadores.
Não se trata de ter alguma coisa contra os que fumam (já o fui durante 20 anos), mas não compreendo esta excepção. Por um lado, porque a considero manifestamente injusta e anti-concorrencial, depois, porque não a admito como válida, já que num espaço de 100 m2, não vislumbro grandes possibilidades de separar as águas, muito menos os fumos…
Há cerca de dias, estive na República da Irlanda, onde, desde de Maio de 2004, adoptou a proibição total de fumar, em qualquer espaço fechado (bares, restaurantes, por ex.). No país da Guinness, do Rugby, e do Temple Bar foi interessante estar neste último, com mais de 170 anos de história, sem uma única pitada de fumo.
Já agora, façam, também Vocês, Historia, e deixem de fumar! Eu, no dia em que quis deixar, deixei, simplesmente. Ainda para agravar, não falta muito para não termos urgências hospitalares, muito menos de pneumologia. É, já parece o “Gato Fedorento”… pode-se fumar, mas não se pode ficar doente dos pulmões, ah!

segunda-feira, março 05, 2007

AVISO: Trânsito Interdito em Loureiro

Informa-se V. Ex.ªs, que se encontra interdita a circulação de camiões, carros, motas, bicicletas, carrelas, patins, squates, na freguesia de Loureiro.
Isto explica-se, já que não se deve fazer qualquer tipo de trepidação, sob pena da luz se apagar. Já agora, quando lá correrem nalgum passeio, tentem usar sapatilhas em vez de galochas ou sapatos. Ah, e lembrem-se, nem pensar em ligar ventoinhas ou batedeiras eléctricas.
Qualquer coisa, mas mesmo qualquer coisa, pode deitar a luz abaixo, em Loureiro… como ontem, à tarde, bastou uma árvore abanar dois centímetros para esquerda e dois centímetros para a direita e Voilá, lá se foi a luz abaixo.


Pode não parecer mas estou a falar muito sério.
VERGONHOSO!!! ESCANDALOSO!!!

domingo, março 04, 2007

compra? não.implosão ? talvez

Hermínio Loureiro enquanto comentador político do programa da Azeméis FM 'Política Pura' abordou, e bem, a situação problemática de um prédio inacabado bem próximo da Escola Bento Carqueja. Aventou hipotéticas soluções. De entre elas duas mereceram uma maior atenção da minha parte: (i) compra por parte da Câmara, e (ii) a sua implosão.
Dirá o bom senso que comprar com recurso às (enfraquecidas) finanças camarárias não será, obviamente o caminho. Se o exemplo pegasse muitos imóveis teria a Câmara que comprar!
Quanto à implosão já é uma ideia mais positiva (apesar da carga negativa associada à ideia de destruição). E aqui, passe o meu exagero, muito haverá (haveria) para implodir na nossa região. Licenciou-se a torto e a direito sem qualquer aderência à realidade ou às perspectivas de evolução. Formou-se e existiu durante tempos uma 'bolha especulativa' em que o valor das transacções de imóveis em terras oliveirenses estavam bem acima - para o mesmo tipo de bem - do praticado em concelhos vizinhos. Esta especulação levou a que uns quantos - sobretudo forasteiros - sonhassem que Oliveira de Azeméis seria o novo El-Dorado.
Os resultados estão à vista: muita construção com predomínio da baixa qualidade, com rápida e acelerada desvalorização e, pior ainda, um significativo número de empreendimentos inacabados e sem solução à vista, podendo mesmo passar pela sua implosão. A não ser que se deixe o caminho aberto à sua utilização por 'okupas' que vão sendo empurrados dos grandes centros para a periferia.

mera declaração de intenções ?

Na última sessão da Assembleia Municipal e a propósito do saneamento (ou da sua falta) e do abastecimento de água o responsável máximo da autarquia terá, segundo o noticiado por um dos jormais locais, prometido o aproveitamento máximo que o QREN venha a possibilitar para dar um forte impulso à resolução de um dos problemas mais sérios e mais críticos do concelho.
A taxa de cobertura do saneamento no concelho andará pelos 45%. Esta taxa coloca o noso concelho nos últimos lugares (entre 308 municípios). Não será nos próximos anos, pragamticamente escrevendo, que iremos ver crescer a taxa de cobertura.
Porém, registe-se para posterior conferência (daqui a quantos anos ?) a promessa do edil oliveirense em tornar o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) como a tábua salvadora de uma carência que coloca o nosso concelho entre os mais subdesenvolvidos em termos de infraestruturas básicas.

GNR ou PSP?

Nos últimos dias tem sido ventilada a hipótese da PSP vir a substituir a GNR em Oliveira de Azeméis no âmbito da anunciada reforma das forças de segurança do país.
Da leitura das notícias, na minha óptica, não vislumbrei qualquer mudança que me leve a considerar tal hipótese, até porque essa substituição implicaria que a PSP passaria a ter jurisdição em freguesias como Travanca, Macinhata da Seixa, Palmaz, etc... algo que duvido que possa acontecer.
Contudo, da proposta apresentada realce também para a requalificação dos quarteis considerados como degradadas e, infelizmente, nesse contexto temos duas situações - Cesar e Cucujães.
Mais do que pugnar pela substituição da GNR pela PSP, que se acontecer será bem acolhida, mas o mais importante será reivindicar pela melhoria das instalações da GNR em Cesar e Cucujães.
Até porque, como já várias vezes aqui foi dito, o concelho não se resume à cidade.