quinta-feira, agosto 31, 2006

Pelos vistos, vamos ter Basquetebol...

Segundo o jornal Record, a UDO já assegurou a continuidade na Liga (LCB), assente na parceria estabelecida com a empresa Castros Brothers que durará para os próximos dois anos. É o fim de uma novela que alimentou páginas de jornal e que chegou a ser por mim comentada neste espaço. Aguardam-se por mais novidades para se saber, até que ponto, é um acordo benéfico.

segunda-feira, agosto 28, 2006

9 de Setembro- Porto-Lisboa

Caros bloguistas, é já no dia 9 de Setembro que a Corrida Porto-Lisboa (org. Club do Stress) vai passar em Oliveira de Azeméis. O percurso nº5, na extensão de 9 kms, vai ligar Oliveira de Azeméis até à Branca, ao Restaurante "A Bica".
Esta Corrida Porto-Lisboa, vai unir as duas maiores cidades do país, começando no Porto na manhã do dia 9 (Sábado) e terminando em Lisboa no final do dia 10 de Setembro (Domingo). Vão participar milhares de pessoas, em todo o percurso, onde cada participante pode percorrer um ou vários dos percursos, em estafeta. As verbas angariadas serão totalmente consignadas à compra de carrinhas de transporte a doar a instituições de solidariedade social, para transporte de pessoas com necessidades especiais.
A travessia do nosso concelho será feita através do IC2, no dia 9, com a ligação a começar às 12,30h, estando prevista a chegada ao percurso seguinte, na Branca, às 13,25h. Um pouco menos de 1 hora para completar o percurso no IC2, mas que pode ser cumprido à velocidade que cada um quiser. Um belo desafio para quase todos(as).
Para participar basta adquirir um "kit de participação", que inclui dorsal, t-shirt e toda a informação, à venda nas lojas Modelo (em Oliveira de Azeméis), Continente e SportZone, pelo valor de €5,00.
Das informações de que dispomos, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis irá apoiar esta iniciativa, o que se saúda.
Apelamos assim à boa vontade e generosidade de todos para que participem. Comprem o Kit e façam-se à estrada. Era bom que o percurso que atravessa a nossa terra tivesse muitos participantes.
Unir para Sorrir!

sábado, agosto 26, 2006

Notícias à distância

Acompanhar à distância as notícias do quotidiano do nosso concelho é uma tarefa ingrata se não mesmo impossível. As novas tecnologias de informação ficam aquém do esperado no que diz respeito à divulgação das notícias do que se vai passando pelas 19 freguesias. Nesse contexto, a imprensa regional poderia dar uma assinalável contributo ao colocar “online” a informação que vai tratando no dia a dia por forma a que todos aqueles que se ausentam do concelho, mas especialmente os “emigrantes”, pudessem estar a par do que se vai passando em Oliveira de Azeméis. Um projecto que visava colmatar esta lacuna e que surgiu no ano transacto, o OAZ Online, fracassou. É pena. Esperemos que surjam novidades nesse sentido com o intuito de nos mantermos sempre informados.

Poder autárquico: uma reflexão necessária

Os recentes episódios em torno da Câmara Municipal de Setúbal que conduziram à resignação do seu Presidente trouxeram, de novo, para a ribalta uma discussão sobre a essência e estilo de governância das autarquias locais, sobretudo da relação entre os eleitos e os Partidos Políticos.
No caso de Setúbal, pelo que é dado a saber, é um exemplo que não será único, bem longe disso, em que os ditames de um Partido (no caso em apreço, do PCP) se sobrepõem autoritariamente a uma legitimidade e a um mandato conquistado por via de eleições directas e democráticas.
Reitero, o caso de Setúbal não foi, não é único e nem será porventura o último.
Aprofundando um pouco uma breve mas necessária reflexão, uma questão é-nos suscitada.
Quando um cidadão eleitor vota na lista X para uma autarquia, ainda que essa lista seja apresentada por um Partido, estará a votar nos candidatos da sua preferência ou estará a votar para que sejam as estratégias partidárias a gerir uma Câmara, uma Junta de Freguesia ?
Se assim for (e parece-me que o é em grande medida por todo o lado) não serão os candidatos apenas 'iscos' para a contabilidade e ganhos dos Partidos, A, B, C... ?
Prosseguindo com a breve e simplista reflexão: tendo o candidato X sido eleito Presidente, com base num programa (que a maioria dos eleitores não terá consultado) passa a ser o Presidente de um órgão deliberativo ou um comissário político do Partido ?
Onde começa e onde acaba o cunho e iniciativa pessoal de um líder autárquico quando submetido aos espartilhos, refém de estratégias (e dos interesses de dirigentes carreiristas) partidárias) ?
Pela minha parte, confesso que me sentiria logrado (e já me senti, não há muito tempo) se aqueles em quem confiei o meu voto para gerir os destinos da minha terra, uma vez eleitos, esquecessem os programas de candidatura (para muitos, 'as promessas eleitorais' ) no minuto seguinte à tomada de posse para abraçarem as directrizes dos 'mandões' partidários emanadas de gabinetes longíquos, autênticas redomas, e que os vai afastando do mundo real.
Tenho por mim, que as circunstâncias como as retratadas é uma das principais causas para que muitos cidadãos de desvinculem da militância partidária e de uma maior intervenção cívica (que pode e deve ser feita mesmo fora das paredes partidárias).

quinta-feira, agosto 24, 2006

Faça-se luz

Fui jantar e dar um passeio pelo nosso Parque de La-Salette, numa noite desta semana. Não, não se zanguem, fui com a minha mãe! Tristemente o Parque continua quase às escuras. Tem aquele ar mortiço das primeiras noites de Outono. E sei que estamos em Agosto. Estará para breve a rodagem de algum filme do Fellini?

quarta-feira, agosto 23, 2006

Cada vez mais...

O blog FORUM-AZEMÉIS nasceu em Janeiro de 2005. Teve as primeiras 1.000 visitas ao fim de 4 meses. Atingiu as 2.000 visitas em 3 meses e as 3.000 apenas 1 mês depois. Mas as primeiras 10.000 visitas demoraram ... 13 meses a ser atingidas.
Para tal contribuíram os nossos Amigos Visitantes, Contributors, Anónimos e os anónimos. O FORUM-AZEMÉIS foi já citado e referido na imprensa escrita e é objecto de ligações de muitos sites da internet, incluindo sites institucionais, comunicação social e outros blogs.
Agora, em menos de 6 meses, este número foi duplicado e o FORUM-AZEMÉIS está prestes a atingir as 21.000 visitas.
Obrigado a todos!
Em especial, um abraço ao Hélder Simões, que foi o baby-sitter e criador deste espaço e que nos vai aturando as birras, as tibiezas e as incertezas. Em nome da amizade e em prol desta terra de Azeméis.

A União

Aceitei integrar a lista (única) aos órgãos dirigentes da União Desportiva Oliveirense, como Presidente da Assembleia Geral, para o mandato que agora se inicia. Quero cumprir a promessa, aqui feita no nosso blog, de que me iria referir a esta situação. Não que o tenha de fazer, mas porque prometi e não quero mal-entendidos.
As razões são simples. A situação directiva da UDO era a conhecida, com o epílogo de entrega das chaves do Clube na Câmara Municipal. Depois de várias assembleias, não apareceram candidaturas e arrastavam-se desentendimentos entre as potenciais soluções. O que era num dia deixou de o ser no dia seguinte. De repente, todos desapareceram.
Fui atleta da UDO na minha juventude. Suei a camisola e esfarrapei o corpo pelo Clube. Não sinto apenas o clube do alto do camarote ou dos palpites nas esquinas da cidade. Sigo com regularidade a vida e as actividades do clube, não me tendo envolvido nele em todo este tempo. Nesta matéria, estou descomprometido com desavenças, birras e zangas. A ausência de memória também é um bom primeiro passo para construir a história.
A situação do clube nestes últimos tempos tornou-se insuportável, também para mim. A decisão de aceitar foi um passo para contribuir para criar uma nova esperança no Clube. Foi o cumprimento de um dever.
É também um sinal de grande respeito por todos aqueles que mais recentemente trabalharam em prol do Clube. Esse esforço não pode cair na rua.
Quem me conhece sabe que nunca permitiria que um dos símbolos mais afirmativos da vida da nossa terra e da nossa gente, com mais de 80 anos de vida, história e estórias, alegrias e tristezas, de sofrimento e dor, de júbilo e conquistas, fosse tudo agora reduzido ao depósito das chaves do Clube entregues por mão amiga na praça do município.
Não sou cavaleiro andante. Crio amigos mas não invento inimigos. Não procuro lugares nem persigo cargos. Estou farto de politiquices e não faço fretes a ninguém. Mas quem me conhece sabe que sou pessoa capaz de fazer compromissos. Que não divido o mundo entre lobos e cordeiros, pastores e carneiros e que dou o que posso de mim pelo bem de quem todos queremos ser.
É uma fatalidade para alguns, mas é assim que sou. Ninguém é generoso se não for também um pouco ingénuo. E nestas coisas da generosidade, nada se proclama nem propala: pratica-se.
A situação da UDO é suficientemente difícil para que alguém se possa rir. É das mais insustentáveis da história do Clube. Quem nos dera que o clube não precisasse hoje deste desepero e da generosidade das pessoas que decidiram pegar nos seus destinos. Desejo a todos muita sorte. E a loja dos milagres estará certamente fechada.
Mas é agora que todos os de boa-vontade serão precisos. E não quando as vacas andam gordas e vistosas. Cá estamos para ver.
Que ninguém brejeiramente tire daqui outras conclusões nem faça outras leituras. O meu compromisso é com os sócios e os oliveirenses. E a minha cumplicidade é com o meu Clube: a União.
Viva a União Desportiva Oliveirense!

terça-feira, agosto 22, 2006

A quem interessar...

Caros bloguistas:
Temos assistido a uma crescente animosidade nos comentários e intervenções neste blog. Sobretudo exarados a coberto do "anonimato", alguns dos nossos visitantes vão intervindo de forma desajustada e frequentemente insultuosa para com outros intervenientes, uns desconhecidos, outros ausentes, outros nem por isso. Sempre que essa intervenção ultrapassa os (largos) limites do respeito, urbanidade e cortesia, que pretendemos sejam mantidos, terão os mesmos de ser removidos. Não pode deixar de ser assim. Viva a crítica, abaixo o insulto.
Queremos e vamos preservar a integridade do blog, quer queiram quer não. O blog é feito pelos que nele participam. E não é culpa nossa se as opiniões aqui expressas são neste ou naquele sentido, dizem bem deste ou mal daquele. Desde que tal seja feito com respeito por todos.
Temos como contributors do blog gente muito diversa. Com ideias próximas mas também diferentes. Gente de direita e de esquerda. Gente de todos os clubes, certamente com e sem religião, gostos e paladares diversos. Uns são amigos, outros mal se conhecem. O que queremos ter em comum, é a nossa terra, as nossas gentes e o nosso orgulho em sermos.
Muitos outros foram convidados para escrever no blog. Alguns não quiseram, pois gostam de preservar o anonimato. O que é respeitável. Outros não quiseram, por muito que gostássemos de os ter a escrever no blog. Invocaram as melhores razões para tal. Mas rejeitaram.
Outros tiveram a enorme coragem de dar a cara e dizer, no exercício da sua cidadania plena, o que pensam e como pensam, aqui neste espaço tão aberto, democrático e onde acabam por estar tão expostos à crítica e à censura. Mas não abusemos disso. Tal como não insultamos os ausentes, saibamos tratar bem os presentes. Anónimos ou não.
Sabemos da experiência do passado, que há quem não queira este blog. Há quem não goste deste blog, ou não goste das pessoas que aqui (de forma identificada) escrevem. Há gente a quem o blog não interessa e que tudo fará para ser desvalorizado. Sabemos que este blog já foi censurado e até proibido (como se isso fosse possível, porque ineficaz). Quem não o faria? Há locais que é para trabalhar.
Vivemos bem com isso, mas não vamos alterar os nossos princípios e os nossos padrões de existência. E lembrem-se que esta é uma montra da terra que amamos. Vamos saber usar, com inteligência e bom senso, este espaço de democracia, de tolerância e respeito, que também é uma sala de visitas de Oliveira de Azeméis, no espaço virtual.
Bem haja a todos! Muitos e bons posts e comentários. Obrigado.

Tudo é Permitido, Basta o Respeito por Todos.

Já comentei duas ou três vezes alguns post, demonstrando algum desagrado pela escrita de alguns comentários anónimos. Ultimamente porém, nota-se que se têm intensificado alguns desses comentários menos educados. Uma coisa são comentários irónicos ou provocadores, outra coisa são aqueles que tratam mal as pessoas, com palavras raivosas e pouco dignas para se escrever sobre alguém.
Já agora gostaria que aqui anotassem, em relação a todos os contributors deste blog, quantas vezes é que os mesmos tiveram uma linguagem menos digna para com os Oliveirenses ou para todos aqueles que visitam este blog. Depois anotem a outra parte, ou seja, aqueles que têm insultado os que escrevem e mantêm este espaço que se pretende ser de debate sério, acesso mas com respeito. E digo respeito, não respeitinho. Respeitinho era no tempo de António de Oliveira Salazar, conforme tem referido Vasco Pulido Valente.
Por aqui, no tempo em que não havia Internet e em que só existia em OAZ o “Correio de Azeméis” e “A Voz de Azeméis” se calhar havia mais respeitinho. Talvez…
Sei que não se denunciava tanto, sei que alguma informação e alguma opinião tinham mais dificuldade em circular. Agora, é a globalização! E parafraseando António Vitorino “habituem-se”…
O Hélder no post abaixo queixa-se do mesmo e com razão. É sinal que somos filhos de boa gente...

segunda-feira, agosto 21, 2006

Cidadania precisa-se...

Como devem ter constatado, nos últimos dias tenho removido imensos comentários de internautas anónimos que desconhecem o significado do vocábulo - educação - e que desatam no insulto gratuito. Neste espaço quer-se uma boa discussão e todas as opiniões são benvindas, quer sejam construtivas ou negavitas, concordantes ou discordantes, mas sempre dentro regras da sã convivência e boa educação...

Ápio Assunção à boleia dos seus Jotas

O nosso Presidente da Câmara e o seu presidente de concelhia (concelhia do PSD), há dias atrás, foram dar um passeio á boleia dos seu Jotas e, como no fim do dito não haviam descoberto o que é que lá estavam a fazer, resolveram, digo resolveu o Sr. Ápio Assunção (porque o seu presidente só foi pelo passeio!) fazer oposição á sua oposição e, julgou ele, devolveu "...as acusações de incoerência ao Partido Socialista" ( Vd. A Voz de Azeméis de 03 de Agosto de 2006, Pag. 9). É certo que tempos antes o PS oliveirense o havia acusado de incoerência! Como é certo que mantêm essa mesma acusação ainda hoje! Para se devolver esta acusação ao P.S. é preciso dar-lhe substrato e sustentá-la com factos concrectos (tal como o P.S. então fez!); mas isso, o Sr. Ápio não fez e ninguém o fez por ele! Nem pode fazer. Contra factos, não só não há argumentos como não há factos!

Citando o Sr. Ápio Assunção: "Querem que se faça mais obras, mas estão sempre a dizer que a Câmara está atolada em dividas". Nós percebemos a necessidade que o nosso presidente de Câmara sente de se defender, quando as criticas são mais que muitas e vêm de todos os lados e sobretudo do lado que mais doi - o do cidadão oliveirense! Mas, convenhamos, há coisas que são indefensáveis! O que o P.S. tem vindo a dizer (e isso nunca ninguém desmentiu porque é idesmentivel) é que Oliveira de Azeméis precisa de obras que estão atrasadas há 3 decadas (água, saneamento, centro coordenador de transportes, Zonas industriais............) e que pelo forma como a nossa Câmara tem vindo a ser gerida (mal! muito mal!) não é tão cedo que vai ser possivel recuperar estas décadas de atraso, porque a C.M.O.A. está completamente atolada de dívidas (a expressão é do seu presidente!), sobretudo á custa do aumento da DESPESA! Foi isto que o P.S. tem vindo a dizer e continuará a fazê-lo as vezes que forem necessárias para que toda a gente perceba! Para apelidar o P.S. de incoerência é preciso desmentir estas duas VERDADES IRREFUTÁVEIS. Ora isso, infelizmente para todos nós, é impossivel!

Negar evidências é cegueira e irresponsabilidade politica.

domingo, agosto 20, 2006

PSD e o Senhor que se segue...

Ocorreu ontem aquela que, ao longo dos anos, ficou sendo conhecida como a festa que marca a "rentrée" do PSD - a festa Algarvia do Pontal marcada, este ano, pela ausência do lider Luis Marques Mendes. O protagonismo da noite, esteve a cargo de Luis Filipe Meneses, facto que aliás já nem constitui novidade.

É do conhecimento público que Marques Mendes está a banhos no Algarve, mas nem assim compareceu no Pontal. Aliás, a ausência tem sido a "imagem de marca" de Marques Mendes; é a ausência de liderança; a ausência de ideias; a ausência de propostas... ás quais se junta agora a falta de comparência!
O Algarve foi também o destino de férias escolhido pelo lider do PSD de Oliveira de Azeméis, Ricardo Tavares, que, ao que parece, também não esteve presente. Quererá esta ausência significar que o PSD de Azeméis ainda está com Marques Mendes ou que ainda não sabe com quem vai estar? Se a tradição ainda fôr o que era, o PSD de Azeméis estará com aquele que melhor colocado estiver para ganhar, ou não fosse a "lealdade" à vitória a grande marca ideológica do PSD Oliveirense!

Há nesta história um facto incontornável - começa o "baile de cadeiras" na liderança do PSD...
Será o próximo lider um homem com pronúncia do Norte?

sábado, agosto 19, 2006

Dívidas à Segurança Social: Será justo?

Depois de publicada a lista negra com alguns dos maiores devedores ao Fisco, eis que agora foi publicada uma lista com alguns dos maiores devedores à Segurança Social. Confesso que considero a medida justa desde que sejam também publicadas as listas de dívidas do Estado e outras entidades públicas por forma a que se possa aferir com exactidão se estamos perante casos flagrantes de fugo aos impostos ou de mera impossibilidade de cumprir com as nossas obrigações pelo facto de outros não cumprirem connosco.
Se já assim pensava, depois de ler os jornais de ontem, a minha tese ficou ainda mais vincada por ter constatado um caso no nosso concelho que me parece ser a amostra evidente de tais factos.
A empresa Cabral & Filhos surge na dita lista negra como devendo à Segurança Social entre 1 milhão e 2,5 milhões de euros. Uma busca rápida nos documentos de prestação de contas da Câmara Municipal mostrou-me que em finais de 2005, a edilidade devia a esta empresa, sensivelmente 1,5 milhões de euros (1.423.673,43 €).
Certamente, e tratando-se de uma empresa de obras públicas, terá muitos outros créditos em muitas outras entidades públicas, pelo que se afigura injusto que conste dessa listagem.
Uma sugestão - a possibilidade de entregar ao Estado, para pagamento dos impostos, os créditos provenientes das dívidas das autarquias locais!

Vida de cão...

Infelizmente para muitos animais, nomeadamente caninos, o Verão significa abandono. Talvez por isso, sejam cada vez mais, nestes dias, a vaguear pela cidade e a transportar lixos para o meio das ruas. Esta triste sina, que aparentemente tinha terminado com a abertura do canil municipal, parece ter regressado e a questão que se coloca é: estará o canil a funcionar?
Contudo, sem saber a resposta a esta questão, o mais correcto seria que os seus donos não os abandonassem... ou será que são animais de estimação apenas em 11 meses do ano?

sexta-feira, agosto 18, 2006

Muro da Vergonha & Lamentações

Caros bloguistas, regressei de férias e reparei que, apesar de termos ultrapassado as 20.000 visitas, ainda há muito stress e lamentação no ar, que urge resolver.
Ultrapassada a crise dirigente da nossa querida Oliveirense, eleito que está o Hermínio Loureiro para a Liga de Futebol (parabéns Hermínio, perdi lamentavelmente o teu nº de telemóvel, para te dar pessoalmente...), aqui fica mais um Muro para as lamentações que não cabem nos posts dos contributors.
Sirvam-se... com respeito.

quinta-feira, agosto 17, 2006

Bilhete Postal - Monsaraz

Tive o ensejo, há alguns dias atrás, de revisitar a inesquecível vila de Monsaraz. Face a uma anterior visita, há cerca de 9 anos atrás, registo, sobretudo, a evidente alteração que a albufeira de Alqueva está a trazer a toda a envolvente, incluindo as climáticas.
Monsaraz é um autêntico museu vivo, que impressiona, que nos remete para um dos períodos mais críticos e mais exaltantes da nossa História, a crise de 1383-1385 (crise social, económica e simultâneamente de defesa contra os "apetites de Castela").
A recuperação das muralhas (de mais que um período), o embelezamento do casario, das ruas, vielas e ladeiras intra-muros tem sido possível graças a fundos comunitários (Projecto Leader e outros) e sente-se que tem sido bem aplicado.
Monsaraz: um rincão bem português a merecer uma visita.

segunda-feira, agosto 14, 2006

Que vivam as Festas


Está prestes a cair o pano final das Festas de La-Salette.
Em minha opinião o saldo é positivo. A simplicidade também tem valor.
Acabo de chegar de mais uma ida ao Parque e ainda sinto as cores, os aromas, o (re)encontro dos oliveirenses.
Com mais ou menos iluminações 'feéricas', com maior ou menor grandiosidade, as Festas de La-Salette continuarão a ser um marco de convívio e de gozo dos oliveirenses.
Que vivam as Festas. Que venham as Festas do ano que se aproxima.

sábado, agosto 12, 2006

Uma vitória amarga!

O nosso conterrâneo Hermínio Loureiro, venceu as eleições para a Liga de Clubes de Futebol Profissional mas nem por isso deve ter motivos para estar satisfeito: foi o menos votado de todas as listas candidatas aos diversos órgãos, tem sido fortemente criticado pelo líder do clube que mais adeptos tem em Portugal, as eleições podem vir a ser impugnadas pelo intratável Presidente do Nacional da Madeira (se ele estivesse na lista da Direcção já não via motivos para as impugnar?), diversos opinion makers têm criticado a promiscuidade entre política e futebol, enfim, uma série de situações com que certamente não estaria à espera pelo facto de concorrer sozinho... A semana terminou com uma nota negativa no Semanário Expresso...
No que concerne à saída dos cargos políticos, nomeadamente de deputado, conforme afirmou já à imprensa, apenas ocorrerá depois de alterados os Estatutos da Liga por forma a que este cargo venha a ser remunerado.
Contudo, e para bem do futebol, era importante que Hermínio Loureiro vença os novos desafios que se lhe apresentam.
Nota: Para se aferir do grau de profissionalização da campanha eleitoral, teve como assessor e estratega, João Tocha, da empresa de Luis Paixão Martins que foi tão somente o responsável pelas campanhas de Carlos César - nas Regionais dos Açores, de José Sócrates - nas Legislativas e de Cavaco Silva - Presidenciais.

Incêndios... infelizmente voltaram!

Os últimos dias têm sido nefastos para a floresta do concelho com diversos incêndios a deflagrarem, alguns dos quais, nem perto da cidade e que rodearam o Parque de La Salette. O incêndio da passada quarta-feira, obrigou à mobilização de diversos meios aéreos bem como das brigadas de bombeiros chilenos - pertencentes à APOCELCA - por forma a controlar as chamas que lavravam na Quinta do Côvo. Na sexta, a zona de Vermoim - Ossela foi uma das mais afectadas. Espera-se que este flagelo não assuma maiores proporções.

terça-feira, agosto 08, 2006

UDO - Dia de decisões

Está agendada para hoje mais uma Assembleia Geral da UDO. Espera-se que da mesma saia fumo branco relativamente aos novos órgãos dirigentes. Pelos vistos, Eduardo Costa será mesmo o novo homem do leme que terá como responsável pela secção de futebol, o jornalista João Araújo, na secção de hoquei em patins, Anibal Valente e com muita indefinição ainda na secção de basquetebol, pois face à dificuldade em encontrar timoneiros, foi público um almoço entre o Presidente da Câmara Municipal e os irmãos Castro, da empresa Castro Brothers no sentido de estes assegurarem a manutenção desta secção, na senda da proposta que já haviam efectuado à CM Aveiro para a gestão da SAD Aveiro Basket, mas que não acolheu o sim dos responsáveis camarários de Aveiro. Por cá aguardemos por mais novidades!

20 mil visitas

Assinala-se hoje a visita 20 mil a este espaço de discussão sobre o concelho de Oliveira de Azemeis. De realçar que mesmo durante este mês de Agosto, este espaço tem registado, mesmo assim, cerca de 70/80 visitas diárias.
Muito obrigado a todos!

Não há PDM que resolva os problemas

Em recente entrevista, o Dr. Jorge Carvalho, coordenador da equipa que está a rever o PDM, abordou diversas temáticas. Da leitura da mesma, destaco as seguintes passagens:
- Não é um território apelativo para quem não o conhece bem. E depois, quando começamos a ver articulações entre as várias partes do concelho, por exemplo, as ligações entre Oliveira e Cucujães são difíceis. Numa primeira percepção, para quem chega de fora, a estrutura do território não facilita.
- Temos encontrado uma dinâmica construtiva forte, a que nem sempre corresponde um espaço público de qualidade. Há algum desequilíbrio entre a carga construtiva que está a ser edificada em alguns sítios e as infra-estruturas públicas, ruas, passeios, estacionamento, zonas verdes e os próprios equipamentos.
- Em relação à casa dos Monteiros, a Câmara tinha algumas dúvidas pediu-nos parecer e penso que já terá tomado uma decisão sobre o assunto. Primeiro: é importante que passe uma via por aquele terreno, articulando vias já existentes e contribuindo para estruturar a cidade. Segundo: a casa deve manter-se, não deve ser demolida, temos de respeitar o património.

Ao longo da entrevista são analisados diversos temas, relacionados com planeamento e que têm estado na ordem do dia. Estranha-se o facto, ou talvez nem por isso, do jornalista não ter sequer abordado a questão Lactogal?

sexta-feira, agosto 04, 2006

Cucujães Ponto Net

Nasceu o www.cucujaes.net, um projecto interessante de um jovem Cucujanense que merece ser apoiado e visitado. Visite-o!!!