sábado, dezembro 31, 2005

Velhas Guardas

Em 22 de Janeiro, entre as 8h e as 19h, bem como daqui até lá, vamos ter oportunidade de assistir a um jogo de "velhas guardas", de maior e menor glória, nas eleições presidenciais de 2006.
Alinham e vão jogar, em Oliveira de Azeméis:
a) Cavaco Silva, apoiado pelo PSD, ex-Primeiro Ministro, candidato presidencial derrotado há 10 anos atrás, o dos tabús (esse mesmo), tendo como mandatários e principais apoiantes, Casimiro de Almeida (ex-deputado e ex-líder do PSD), António Rodrigues (ex, actual e sempre apoiante) e director de campanha, António Xará (ex-director de campanha). Como mandatário distrital de Cavaco Silva, alinha o ex-Secretário de Estado das Finanças, Nogueira Leite, membro do Governo PS de António Guterres (!);
b) Mário Soares, apoiado pelo PS, ex-Primeiro Ministro e ex-Presidente da República, há 10 anos atrás, tendo como mandatário concelhio o ex-mandatário e ex-líder do PS local, Francisco Valente e como director de campanha, Ricardo Bastos, ex-director-de-todas-as-campanhas-e-actualmente-retirado-voluntariamente-da-política. Como mandatário distrital de Mário Soares, volta a alinhar o ex-mandatário Ilídio Pinho, acompanhado pela ex-Secretária de Estado das Comunidades dos Governos de Cavaco Silva e ex-Deputada pelo PSD, Manuela Aguiar (!);
Meus caros, por muito estranha que pareça, esta notícia é real e está longe de ser mera coincidência. Uma verdadeira "lufada" de ar fresco. Assim se fina 2005.
E viva o Ano Novo de 2006!

Para UDOAZ: a propósito de censura

Sr.Bloguista 'UDOAZ':
num seu comentário( post 'La Salette : estaleiro permanente?') insinua que eu exerça censura. Como assim ? Saberá o que é a censura ?
Ainda estou a tentar perceber se é a sério ou se é uma piadinha.
Se é a sério e dado que não teve pejo de colocar o comentário num local aberto e público, quando poderia tê-lo feito pela mesma via por onde enviou os seus contributos, considero que esteve eticamente muito mal, não podendo eu ficar indiferente.
Vossa senhoria enviou para a minha caixa postal algumas fotos, comentadas e assinadas com 'Viva a vida !' ( agora verifico que usa a identificação ou nickname de UDOAZ) e, embora nada me fosse solicitado, eu, como contribuinte do blogue, operacionalizei a publicação de algumas dessas fotos comentadas neste Fórum. Referi como origem o bloguista 'Viva a Vida!' (Ou deveria ser UDOAZ)
Onde a censura ? Por não ter promovido a inserção de todaaaaaaaas as fotos e comentários?
Porque não trata vossa senhoria da inserção directa, sem o contributo de terceiros?
Vivi um tempo, neste País, em que existiu a Censura, o 'lápis azul', exercida por uns senhores cinzentões, acobertados pela razão da força, 'anónimos'...(na época não existiam os 'nicknames'). Portanto, insinuar que exerço censura (mas como ?) considero altamente ofensivo.
Uma nota mais: assino e identifico-me neste Fórum (e noutros fóruns) com meu verdadeiro nome. Carlos Cunha não é nickname.
Votos de bom 2006

Votos de um ano de 2006 em grande

Os contributors deste espaço desejam a todos quantos nos visitam um excelente ano de 2006, agradecendo a todos quantos têm ajudado a engrandecer este projecto que se pretende, cada vez mais implantado na nossa comunidade.

Um bem haja a todos!

sexta-feira, dezembro 30, 2005

Freguesias esquecidas

A nova sinaléctica da cidade, além de deixar marcas nos passeios, pura e simplesmente ignora as freguesias do concelho. Ao contrário de S. João da Madeira que na sua sinaléctica faz questão de indicar aos visitantes o trajecto para as freguesias de Oliveira de Azeméis... são posturas!!!

Mais um contributo do fotógrafo udoaz...

A sinaléctica continua a deixar marcas...

Fotos enviadas pelo blogger udoaz, sempre atento à nossa cidade!!!

Mais de 6 horas de discussão...

A Assembleia Municipal que decorreu ontem durante toda a tarde e princípio de noite, foi, creio eu, das mais profícuas dos últimos anos, com um combate cordial mas apaixonado sobre diversas questões de interesse do Município e onde ficaram vincadas algumas posições de relevante interesse para o concelho. Ali foram discutidas diversas questões como o papel da Fundação La Salette, a introdução de parquímetros na cidade via entrega da concessão à empresa Soares da Costa, aumentos do quadro de pessoal, pedidos de empréstimos para obras estruturantes e comparticipadas por fundos comunitários e, por fim, o Orçamento para 2006 e Plano Plurianual de Investimentos para 2006-2009.

Esperemos para ver o resumo que a imprensa local fará desta reunião. Caso entenda que dessas reportagens, os oliveirenses ainda necessitam de mais esclarecimentos, tentarei pormenorizar neste espaço a referida reunião.

Espero também que a Câmara Municipal, passe a disponibilizar online, os documentos de suporte às reuniões da Assembleia Municipal bem como das reuniões do executivo camarário. Da minha parte fica o compromisso de, caso estes documentos não sejam disponibilizados por quem de direito, encetar esforços no sentido de criar um local onde os mesmos possam ser consultados por todos os oliveirenses.

Lago Sujo e Sinaléctica ao contrário...


Mais duas fotos disponibilizada por um blogger sempre atento... o udoaz


quarta-feira, dezembro 28, 2005

A suposta demissão da AHBVOA

A dívida da Câmara Municipal para com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis cifra-se em 248.680,80 euros. O débito refere-se a diversos protocolos assinados pela autarquia desde 2003 e foi agora tornado público a pedido dos vereadores do Partido Socialista.

Por este facto, a Direcção “ameaçou” demitir-se…

Por factos idênticos, poderiam demitir-se os Presidentes da Junta de Freguesia na sua quase totalidade, os proprietários das empresas fornecedoras fechavam portas, a UDO entregava as chaves da colectividade ao Presidente da Câmara Municipal, enfim…

 

Ler tudo em Correio de Azeméis.

terça-feira, dezembro 27, 2005

PSP

Contributo do participante 'Viva a Vida!'

Sei que esta altura não é a melhor para relembrar que Oliveira de Azeméis teve criada um posto da PSP de tipo"A" em Diário da República, uma vez que presentemente o Governo quer fechar esquadras da Polícia. No entanto é injusto que Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Espinho, Ovar tenham e nós não, sei que isso se deveu a inoperância da gerência paupérrima do Sr.. Ramiro Alegria...no entanto aqui fica a minha sugestão para instalação e retomar este tema.

La Salette: estaleiro permanente ?

O Parque de La Salette apresenta em diversos sítios tomadas de energia conforme a imagem, será que a Fundação não dá prioridade a estas acções, será que não existe risco de segurança para além do aspecto de estaleiro?

contributo do 'bloguista' Viva a Vida !





sexta-feira, dezembro 23, 2005

Mentalidades Obnóxias!...

Fiquei estupefacto com a revelação feita por Entidade fidedigna ao Jornal ALERTA de hoje da justificação dada pela autarquia Oliveirense para a recusa da sugestão da GNR no sentido de serem implementadas 2 lombas transversais na Av. D. Maria I (à Repsol) visando a desmobilização dos “picanços” que alguns irreflectidos Jovens ali se habituaram a praticar com os inevitáveis perigos e obrigando a frequentes operações policiais: “-Que seria injusto dado a situação ser motivada por apenas dois ou três indivíduos e iria afectar todos os condutores”!...

Tinha conhecimento de que tinha havido tal sugestão e que a mesma não fora aceite mas ignorava por completo a justificação da recusa. Comparo esta decisão com a decisão superior que não autorizou as Polícias a utilizar os dispositivos com pregos para suster a marcha dos infractores fugitivos sob a alegação de que “-Poderia constituir perigos para a integridade física dos infractores!”

Escuso-me classificar a tacanhez destas mentalidades limitando-me a lamentar o País em que elas gravitam e em que tive o azar de nascer!

Que critério leva à distinção da citada Av. D. Maria I e tantas outras artérias como, por exemplo a Rua que liga a zona de “Santo António” à estrada de Vale de Cambra, perto do Centro de Reabilitação com 2 lombas transversais (onde a velocidade não é convidativa), a zona do Calvário (perto do Hospital) onde existem outras 2 lombas e muitas outras que me escuso de citar? Será que o “iluminado” autarca contabilizou o número de indivíduos transgressores em cada uma das artérias concluindo que são mais perigosos os que transgridem nas que foram contempladas do que os da dita Av. D. Maria I? Ou será que os outros condutores que circulam nesta Avenida devem ser privilegiados em relação aos “outros condutores” que circulam nas restantes que, esses sim, podem ser afectados sem que pese a consciência do autarca?

Até quando continua a engrossar o extenso rol das arbitrariedades sem haver alguém que dê lições de cidadania a quem tinha o dever de a ensinar? Será que toda uma População sem mácula terá de estar subjugada a todos os tipos de diatribes e arbitrariedades?

Alfredo Louro


Natal

Votos sinceros de um Santo Natal e um Feliz Ano Novo, com um 2006 pleno de prosperidade e sucessos pessoais e profissionais, para todos os bloguistas do FORUM-AZEMÉIS.
Um abraço.

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Avarias continuadas...ou contínuas ?


... há avarias e avarias como testemunha o participante 'Viva a Vida'

Sinaléctica 2

De 'Viva a Vida' a imagem e a sugestão (com critério)

O participante 'Viva a Vida' demonstra a falta de critério na nova sinaléctica da cidade e sugere

sábado, dezembro 17, 2005

Nova Era

Ricardo Tavares, vereador com os pelouros do planeamento e urbanismo, responsável pelo departamento de obras particulares da CM de Oliveira de Azeméis, em entrevista ao jornal "A Voz de Azeméis", de 2005.10.20, sob o título "Acabou a Era do Vale Tudo", assegura vida nova para todas aquelas áreas da gestão municipal.
Da leitura da longa entrevista bem como do seu título, emerge alguma perplexidade. Por um lado, porque manifesta uma nova vontade de pôr ordem na selvejaria reinante nos processos de ordenamento e ocupação do espaço. Por outro lado, porque assume-se aquilo que a oposição e muita gente andou a afirmar, durante muitos anos, sobre a forma como aquelas questões (não) eram geridas no município. Pode ser que agora se acredite que é preciso "arrepiar caminho". Vamos aguardar, com optimismo.

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Estacionamento Pedonal...

Esta imagem retrata aquela que se pretende que seja uma artéria pedonal no centro da cidade.
Pela amostra, temos que a mesma está a servir de albergue a muitos estacionamentos que não são para meras cargas e descargas, mas fruto da insensibilidade de muitos que se dizem "cidadãos".
Não sendo responsabilidade da autarquia incutir normas de civismo, pode e deve criar mecanismos que evitem estas situações... A nós, cidadãos, compete-nos apelar às autoridades competentes, neste caso, à GNR, que cumpra o seu dever e punir estes abusos.

terça-feira, dezembro 13, 2005

133 vezes

Os nossos vereadores, em especial o Dr. Ricardo Tavares, nos mais diversos locais onde vai em representação da CM, tem proferido afirmações que só mesmo ele, não tendo estado no anterior executivo as pode, levianamente afirmar...

Usa constantemente a desculpa de que o Orçamento de Estado diminui as verbas para as autarquias, como se isso fosse a desculpa para o descalabro financeiro em que a autarquia está mergulhada.

Estamos a falar de uma transferência de valores iguais aos do ano anterior, em que não é contabilizada a inflação, pelo que daqui resulta uma perda de 300 mil euros.

Numa época de contenção, é certo que todo o dinheiro faz falta, mas o Dr. Ricardo Tavares, se pretender e sem muito custo, pode cortar em despesas inúteis da CM e manter o mesmo nível de despesa.

Mas a questão que fica é a seguinte: Serão os 300 mil euros que fazem assim tanta falta, ou será que esses mesmos 300 mil euros estão a ser a desculpa para a incapacidade em liquidar e honrar os compromissos com terceiros que já rondam os 40 milhões de euros, somente 133 vezes mais que a verba não viram aumentada para 2006!!!

domingo, dezembro 11, 2005

E não há outro local para os mastros ?


Na minha modesta opinião, os mastros (visíveis à esquerda na foto) para o hastear de bandeiras poderiam (e poderão) ter outro local que, objectivamente, não danificasse a perspectiva da fachada dos Paços do Concelho

Dois meses são passados


..Mais de dois meses são passados desde a colocação da sinaléctica de direcções,etc. Alguém 'esqueceu-se' de concluir o trabalhinho...

adivinhem...

...a imagem acima é uma imagem de ....??????

Lá vai o comboio, lá vai...


Será vai-vem ou será 'Vai-bem' ?

E esta hein !?


Que comboio ?
Ainda por cima, turístico!!!!

quinta-feira, dezembro 08, 2005

A Ouro

Li recentemente num dos nossos jornais, a notícia relativa ao anúncio da demissão de um membro da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis. Os motivos terão que ver com uma dívida de €200.000 da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis aos Bombeiros, na senda, aliás, de muitas outras dívidas a diversas entidades públicas e privadas.
Leio também no jornal, em outra edição, que a mesma Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis aprovou a atribuição da medalha de ouro do município à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis.
Ora bem, considerando que o valor intrínseco da dita não representará os tais €200.000, valendo aquela em singelo mas pelo seu valor simbólico, deixo a questão: a atribuição da medalha serve afinal para quê? Há alguém que explique?

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Loja Ponto Já

Nos inícios do corrente ano, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, enquanto era Secretário de Estado, o nosso conterrâneo Hermínio Loureiro, esteve para ser escolhida como local para instalação da 1ª Loja Ponto Já (Loja da Juventude) do distrito. Ainda sem a formalização dessa escolha e já depois das eleições de 20 de Fevereiro, a CM arrendou por 1250 € mensais, um espaço junto ao Largo do Gemini (local onde esteve instalada a sede do Mundial de Hóquei em Patins).

A questão que se coloca é que não foi tida em consideração o facto de um novo governo ter novas ideias para esta instalação, tanto mais que a mesma não estava definida, pelo que não se compreende a urgência em arrendar um espaço que ainda hoje a CM paga mensalmente, estando o espaço vazio…

Posto que está instalada a Loja da Juventude, em Aveiro, nas instalações do Instituto Português da Juventude, e onde existem bastante mais jovens que no nosso concelho, em virtude de muitos estudarem na Universidade de Aveiro, não se compreende que a edilidade continue a pagar, com dinheiros “nossos”, por um espaço que não utiliza… Mas enfim!!!

domingo, dezembro 04, 2005

Bombeiros em instabilidade

Se se confirmar a demissão da Direcção dos Bombeiros Voluntários de O.de Azeméis - que me garantem ser um facto - penso que que aquela venerável e importante corporação vai persistir na instabilidade que desde há uns anos, com maior ou menor intensidade - a tem tocado.
Como cidadão oliveirense (e associado da AHBVOA) não posso deixar de me mostrar preocupado com o actual momento para mais se na génese da demissão dos órgãos dirigentes estiver o estrangulamento financeiro a que a Associação está submetida, incapaz de cumprir com obrigações correntes por que outrém tem vindo a falhar e a protelar o cumprimento do que formalmente se obrigou.
Tenho por mim que os soldados da paz saberão continuar a cumprir e bem - como sempre o têm feito - com o extraordinário serviço à comunidade oliveirense.
Lamentável é que, como tudo o indica, os Bombeiros estão a ser objecto de notícia por razões que serão imputáveis a quem deveria contribuir (porque a isso se obrigou) para que os BVOA pudessem honrar os seus compromissos.
Colocando-me na pele de um dirigente dos Bombeiros - também eles voluntários - será extramamente injusto ouvir, por exemplo, de um credor da corporação . 'Seus caloteiros !!'). Para tudo há limites, obviamente.

sábado, dezembro 03, 2005

Blog sobre oferta cultural no nosso Concelho

Foi adicionado às ligações deste blog, o endereço de um blog cujo objectivo
principal é o de divugar a actividade cultural que tenta assim, de alguma
forma, colmatar as deficiências de divulgação/promoção das actividades da
promovidas pela autarquia.

Esse espaço pode ser encontrado em http://olivaria.blogs.sapo.pt/

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Incrédulo

Confesso que fiquei incrédulo quando, terminada a Assembleia Municipal, que decorreu no Cine Teatro Caracas, um pequeno grupo de membros deste órgão, se dirigiu até ao Café Teatro, que fica situado no Cine Teatro Caracas, para assistirem e até participarem, na Discussão Pública promovida pelo CEIVA, sobre o Papel da Fundação La Salette, decorrido que está um ano da sua actividade.
A minha incredulidade não se resume só ao facto de apenas alguns dos elementos da Assembleia terem aderido à iniciativa, mas sim ao facto dos responsáveis da Fundação, na pessoa do seu responsável máximo - Ápio Assunção, na qualidade do Presidente do Conselho de Fundadores, que tão sistematicamente tem apelado ao envolvimento da Comunidade para esta questão, após terem sido formalmente convidados para o Debate, terem declinado o convite argumentando que não cabe à sociedade civil a promoção desta iniciativas, mas sim à própria Fundação!!!
Para que não restem dúvidas, aqui fica a cópia da missiva...


Página 1

Página 2