quinta-feira, junho 30, 2005

Dois factos interessantes...

Chegou ao meu conhecimento que a nossa Câmara pretende “destruir” o actual Cine-Teatro Caracas e reestruturá-lo por completo.

A ser verdade, significa que o investimento efectuado, e bem, na sua aquisição, vai por água abaixo e o concelho fica sem um espaço, durante muitos meses, senão anos, sem que possua um espaço para as actividades culturais que, diga-se, em abono da verdade, têm tido algum sucesso embora se possa discordar de alguma da programação…

A sugestão mais racional passaria por remodelar o actual edifício, dotando-o de melhores infra-estruturas para quem dele usufrui tanto em termos de artistas como de espectadores, mas mantendo a traça original e a actual sala que é por todos reconhecida como sendo uma excelente sala em termos acústicos.

O outro facto relevante é que se prepara para homenagear o ex-presidente da Câmara Municipal, o Sr. Ângelo Azevedo… resta saber de que forma… Será Avenida Ângelo Azevedo, Largo Ângelo Azevedo, Praça Ângelo Azevedo, Monumento ao Sr. Ângelo Azevedo…

A decorrer, tal homenagem encerra em si um grande sentimento de hipocrisia por parte de quem, na devida altura, nada fez para credibilizar a gestão do anterior Presidente da Câmara Municipal… basta lembrar que na inauguração do troço entre Travanca e o nó de acesso à Auto-Estrada em Estarreja, o actual Presidente do Município não proferiu uma sequer palavra de agradecimento ao seu antecessor pelo facto de, todos os partidos, mas principalmente o Sr. Ângelo Azevedo, ter sido o grande impulsionador da obra que estavam a ignorar…

A ser verdade, é mais um daqueles episódios em que a politiquice se sobrepõem à verdadeira política…

Festas de La Salette com o maior orçamento de sempre

Apesar dos tempos de crise e contenção da despesa, as Festas de La Salette, pela primeira vez a cargo da Fundação com o mesmo nome, possuem um orçamento de 140 mil euros.

O que é pena é que a Fundação não dedique as mesmas energia na resolução de um dos seus maiores problemas, o estado da Estalagem S. Miguel que volvidos mais de 4 anos continua a apresentar o mesmo estado de degradação.

De recordar que este problema foi criado pelo facto do executivo camarário de então, no qual o actual presidente desempenhava as funções de vice, não ter aceite a proposta para a continuação da exploração por parte do então “inquilino”…

Desde essa data, a Câmara Municipal e a Fundação La Salette não foram capazes de encontrar uma solução para o problema e eu atrevo-me a escrever que o mesmo só estará resolvido lá para fins de 2009… em ano de eleições autárquicas. Até lá, continuamos privados um ex-libris do concelho!!!

Relatório do IGAT aquece os ânimos na Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal do passado dia 24 de Junho fica marcada pela acesa discussão sobre o Relatório do IGAT à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Este relatório, que não foi distribuído aos membros da oposição (até ao dia acreditei que fosse por lapso, mas depois do que ouvi, estou convencido que foi propositadamente) foi alvo de um análise exaustiva do Dr. Ricardo Tavares, fazendo a defesa do executivo PSD, afirmando que afinal está tudo bem…

Em suma, o relatório do IGAT apenas encaminha dois processos para análise dos Tribunais, mas refere-se a muitas outras anomalias que mais tarde irei aqui enumerar para que os oliveirenses tenham conhecimento do que efectivamente se passou ou passa no concelho.

Oliveira de Azeméis candidata à Organização dos Jogos Olímpicos

O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos está a ponderar seriamente a junção dos Jogos Olímpicos de Inverno e de Verão. Isto deve-se ao facto de terem encontrado um local em que lhes é colocado ao dispôr, na mesma altura do ano, de pistas de neve e um imenso areal...

Aliado a este factor, temos a enorme capacidade organizativa demonstrada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis na realização de eventos desportivos, como demonstra a panóplia de pseudo-estrelas que virão até ao nosso concelho para o jogo da Azeméis Cup - All Stars (notícia)...

Também já se comenta que o Luís Figo pondera não voltar a promover o seu encontro de estrelas do futebol no Algarve em virtude da concorrência da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

quarta-feira, junho 29, 2005

Fórum Azeméis com novas funcionalidades

A partir de hoje, este espaço conta com duas novas funcões:

Um sempre útil relógio e uma sondagem na qual se pretende aferir das sensibilidades dos leitores…

Estamos a encetar todos os esforços no sentido de disponibilizar novos serviços a todos os cibernautas, tais como: consulta de saldos do multibanco, entrega das declarações IRS, serviço de cafetaria e entrega de pizzas ao domicílio... neste caso já estamos a proceder ao casting e a angariar fundos para a motorizada!

Esperemos que sejam do vosso agrado!

Ricardo Tavares concorda que PSD pensa pouco...

Não podia deixar de partilhar com todos os leitores deste blog algo do qual já todos suspeitávamos mas que agora é alvo de confirmação pelos próprios - o PSD local pensa pouco!!!

Tal foi dito pelo líder da bancada do Partido Social Democrata na última sessão da Assembleia Municipal e foi transcrito por um jornal local e, passo a citar: quanto à acusação veiculada por Gomes Fernandes de que “o PSD pensa pouco”, o social-democrata retorquiu que “pensamos pouco mas agimos bem".

Se em relação à primeira premissa estamos todos de acordo, no que à segunda diz respeito, o atraso que o concelho denota em relação a outros de idêntica dimensão demonstra-nos que isso não é tão evidente...

segunda-feira, junho 27, 2005

Sem mais comentários

No passado Sábado assisti à inauguração do complexo desportivo da União Desportiva Oliveirense.
Ultrapassada a crise directiva recente, o acontecimento deu novo alento a todos os que gostam do clube, sobretudo aos que por ele suam e suaram a camisola.
A estrutura ali criada será muito útil e parece adequada às necessidades, existindo agora condições para uma melhoria significativa no aproveitamento das enormes capacidades de formação do clube. Inegável. O tempo certamente mostrará a valia deste equipamento, posto agora ao serviço do clube e, sobretudo, de centenas de jovens do concelho. Parabéns a todos.
Lamentável, não podemos deixar de o dizer, foram alguns dos discursos que tivemos de ir ouvindo. Durante mais de uma hora (num espectáculo supostamente desportivo...), exaltaram-se manifestações e louvores diversos, uns justissimos (para quem dá o seu tempo e recursos em benefício da causa de todos), outros nem por isso (para quem mais não faz do que a sua obrigação e já assim...).
Acabei por sair quando, mudo de espanto, ouvi apelos patéticos à "fidelidade" dos presentes. Foi a gota de água, perante uma plateia de jovens que merecia outro exemplo e que tudo o que queria e merecia era uma bola a saltar e poder correr atrás dela, com lealdade e sem exigências de fidelidade.
Mas há gente que, da bola, continua só a querer saber da outra...

quinta-feira, junho 23, 2005

O eterno Presidente da Junta

Durante anos, foi Presidente da Junta de Freguesia do Pinheiro da Bemposta, tendo dalí passado a Vice-Presidente da Câmara Municipal e agora é o nosso actual Presidente.

O problema é que nunca deixou de se sentir como Presidente da Junta de Freguesia e como tal age em conformidade com isso... Preocupa-se quase exclusivamente com as pequenas obras (mas de grande importância para quem delas beneficia) em deterimento das obras estruturantes para o concelho, daquelas que marcam a gestão de um grande Presidente e que ficarão na memória de todos.

Das mais de 600 obras que o nosso actual presidente diz ter inaugurado, muitas delas não passam de pequenos becos, muitas repavimentações e uma meia dúzia de obras de valor significativo para as freguesias.

Durante anos, nunca assisti a um único Presidente de Junta que inaugurasse uma qualquer obra de pequeno vulto, mas hoje assisto, com pompa e circunstância a um edil que não deixa um único metro quadrado por inaugurar.

Por isso, mais do que conhecido como o Presidente da Câmara Municipal, ficará conhecido nos anais do Município como o Presidente das 19 Juntas de Freguesia (porventura não de todas)...

Nota:
A minha rua foi aberta ao trânsito já lá vão mais de 15 anos, teve o privilégio de ser inaugurada a sua repavimentação com a visita da comitiva da Câmara Municipal.

quarta-feira, junho 22, 2005

Crise oliveirense

Permanece a crise directiva na União Desportiva Oliveirense. Seguem as demissões, assembleias acaloradas mas pouco produtivas e a indefinição sobre a vida do clube.
É o grande cisma do modelo de clube escolhido, assente numa estrutura tridente (basquetebol, futebol e hóquei em patins), que agora não se consegue equilibrar. Falta o dinheiro, emergem as fragilidades. A ver vamos.

terça-feira, junho 14, 2005

Partidos de volta a ribalta

Em ano de autárquicas todas as forças políticas se apressam a mostrar sinais de que estão vivos e que possuem ideias para liderar os destinos do concelho.

No que ao nosso concelho diz respeito, a CDU já apresentou o seu candidato, o experiente autarca da freguesia de Macieira de Sarnes, António Alves, tendo sido o primeiro a ser apresentado ao eleitorado, sendo também já conhecida a escolha do PS que recaíu no actual vereador Manuel Alberto Pereira. Pelos lados do poder, sendo certa a recandidatura de Ápio Assunção, o debate é entre quem fica e quem sai da vereação pois são muitos os concorrentes.

Finalmente, o CDS elegeu a semana passada os seus órgãos dirigentes, não sendo de estranhar que dentro em breve apresente o seu candidato... que pode bem ser Júlio Oliveira e Silva, o actual lider centrista.

O Bloco de Esquerda que almejou um bom resultado concelhio nas eleições legislativas é que ainda não é desta que deve avançar com um candidato.

O folclore mediático é que não deve ser o do passado, uma vez que existem regras rígidas no que diz respeito aos financiamentos da campanha eleitoral aliado ao clima de pouca confiança na economia e acima de tudo porque o tempo é escasso e as eleições são logo a seguir às férias de Verão.

Espera-se agora por um clima de debate de ideias de futuro para retirar o concelho do atraso estrutural em que vive.

segunda-feira, junho 06, 2005

A falência do Pré Escolar

Já em tempos este tema foi abordado na assembleia municipal pois na altura a Câmara Municipal devia às Juntas de Freguesia o equivalente a 5 meses do Protocolo assinado, sendo que é com essa verba que as Juntas têm que gerir os espaços do pré escolar, nomedamente a questão das refeições e do prolongamento de horário...

Essa denúncia teve os seus frutos e resultou na liquidação das verbas em atraso!

Um ano depois a história repete-se (5 meses de atrasos) e existem já pré-escolas com ameças do corte de fornecimento de bens e serviços!!

Moral da história... A Câmara Municipal só paga sob pressão externa, pelo que volto a carga com o tema com o intuito ajudar na resolução do problema...

domingo, junho 05, 2005

Areias na engrenagem...

Vai realizar-se em Oliveira de Azeméis uma competição que promete arrasar o verão: um campeonato de futebol de praia. Praia, isso mesmo!
Para tal, conta mobilizar-se participantes, aos magotes, para evoluirem e exibirem os seus talentos e recursos futebolisticos, certamente vastos, nos nossos também extensos areais...

sábado, junho 04, 2005

A velha história do apoio às associações

“A altura não tem sido propícia, as associações têm compreendido a situação da Câmara Municipal, que tem feito grandes investimentos. Eles estão a acabar, pelo que vai ser possível apoiá-las mais”, referiu o presidente da Câmara.O autarca reconheceu a riqueza do movimento associativo do concelho, que poucas horas antes desfilara pelas principais ruas da cidade, e agradeceu “o empenho, o espírito de doação e de sacrifício de quantos as servem, porque, justificou, “nem sempre os dias foram um mar de rosas”.

Estas declarações que se encontram no Jornal “Correio de Azeméis” de 31 de Maio, página 11, demonstram bem o discurso que o Sr. Presidente e os executivos PSD na Câmara de Oliveira de Azeméis vêm fazendo há muito. Como é sabido os subsídios às colectividades são em certas situações muito escassos e por vezes chegam a estar atrasados dois, três ou mais anos. No entanto quando se chega perto das eleições as palavras são sempre muito elogiosas para o trabalho que realizam e o esforço com que o fazem. Nessa altura “chove “ sempre algum apoio, se não for mais apoio moral e muitas promessas de mais e melhores apoios.
Pela análise fria dos números isso tem resultado pois é com estas manobras que o PSD tem segurado o poder há trinta anos.

Claro que não confundo este procedimento com a actual politica de realização cultural da Câmara. Tem vindo a Oliveira de Azeméis bons grupos de música, boas peças de teatro, entre outros eventos. Numa coisa são o oito, noutra o oitenta.


Rui Luzes Cabral